Cano de esgoto entupido? Não cometa estes erros!

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Uma das tarefas mais impertinentes que podemos ter é o desentupimento de canos de esgoto. 

Você certamente já deve ter sofrido com o entupimento de uma tubulação da pia, máquina de lavar ou até mesmo do banheiro. Mas, aquele vídeo no youtube não ajudou muito e a sua dor de cabeça só aumentou, certo?!

Canos de esgoto requerem um cuidado especial para o desentupimento, posto que medidas de reparação feitas sem o devido conhecimento sobre a tubulação em questão, podem levar a possível quebra do cano, e aquilo que era uma simples obstrução pode acabar virando um problema de encanamento.

Por isso, a equipe da Fossa Trat separou no post de hoje 3 erros mais comuns cometidos na hora do desentupimento de canos de esgoto, que uma vez compreendidos podem ser evitados por você. Confira a seguir!

O que pode causar a obstrução dos encanamentos de esgoto?

Percebeu que um cano de esgoto está entupido? Muita calma nessa hora!

Ralo de pia do banheiro entupido com fios de cabelo

O entupimento de canos de esgoto é algo perfeitamente normal, gerado muitas vezes por alguns elementos obstrusivos bem comuns: 

  • Excesso de espuma nos ralos;
  • Queda de algum objeto que se encontrava no bolso de alguma roupa, momentos antes da lavagem;
  • Excesso de gordura;
  • Restos de comida jogados no ralo da pia;
  • Cabelos acumulados na tubulação do banheiro;
  • Descarte de papel higiênico no vaso sanitário;
  • Ausência de manutenção da caixa de gordura;
  • Óleo no ralo da pia.

Pois bem, talvez a dica de ouro deste post possa ser resumida da seguinte maneira: se você pode evitar a obstrução do cano de esgoto, ao menos por meio da limpeza regular dos ralos, então o faça! Assim, não terá que perder a cabeça com o seu desentupimento.

3 Erros comuns na hora de desentupir o cano de esgoto

Certificar-se de retirar sempre o excesso de cabelo do ralo do banheiro, não jogar restos de comida no ralo da pia e esvaziar os bolsos antes de colocar a roupa na máquina de lavar são atitudes simples, mas imprescindíveis para assegurar que não haverá entupimento na tubulação do esgoto.

Homem desentupindo uma provada de forma correta e forma incorreta

Mas, caso isso não tenha acontecido e algum cano do esgoto encontra-se entupido, jamais cometa estes erros:

Uso de objetos rígidos e pontiagudos

Ao perceber a obstrução de algum cano do esgoto, não utilize objetos rígidos e pontiagudos como cabos de vassouras. 

Homem colocando cabo de aço dentro do ralo entupido

Quando por desespero você utiliza o cabo de vassoura para estimular que o detrito acumulado seja escoado cano abaixo, você pode danificar e/ou estourar a tubulação e acarretar vazamentos, tendo um prejuízo ainda maior do que o inicial.

Uso de coca-cola

Você provavelmente já deve ter visto alguns vídeos circulando na internet, nos quais a tentativa de desobstrução de um cano de esgoto era feita com a adição de coca-cola, não é mesmo?!

Mas, sentimos em falar que a ideia de que coca-cola desentope encanamentos é um mito. É um erro leviano creditar à coca-cola a propriedade de corrosão de blocos de gorduras que obstruem a passagem de água. 

Em verdade, ao utilizar o refrigerante para desentupir a tubulação, você pode auxiliar ainda mais no entupimento do cano, posto que o líquido ficará parado no encanamento já entupido.

Uso de soda cáustica

Uma dica muito difundida e até comercializada como a grande proposta de solução para a obstrução de encanamentos de esgoto é a soda cáustica. No entanto, esta é uma proposta contraproducente e irresponsável.

Embora eficaz para a desobstrução de entupimentos superficiais, a soda cáustica é uma substância química muito perigosa, dada a sua propriedade corrosiva que pode gerar grandes sequelas irreversíveis, como queimaduras e manchas na pele.

Além disso 

Homem depositando soda caustica na privada

a soda cáustica corrobora para um efeito rebote ao contribuir ainda mais à obstrução do cano por meio do processo de saponificação, criando assim um aglomerado de estruturas saponáceas, impedindo a passagem de água.

E como se não bastasse tudo isso, produtos químicos quando entram em contato com o sistema de esgoto podem ser poluentes da água, mesmo que tratada, prejudicando o meio ambiente. Portanto, se pode evitar o uso de soda cáustica, evite-o.

Embora tenhamos evidenciado os erros que você não deve cometer no momento de desentupir o cano do esgoto, é importante salientar que medidas funcionais, sustentáveis e produtivas para a desobstrução do sistema de encanamento já foram muito bem descritas em nosso blog, então não deixe de conferi-las.

Já cometeu algum desses erros crassos? Conta aqui pra gente nos comentários. Para mais informações úteis como essas não deixe de acompanhar o nosso blog. Nele postamos regularmente dicas importantes para que você possa conseguir fazer o desentupimento correto e eficaz de tubulações. Temos certeza que nosso conteúdo nunca te decepciona.

E para ficar sempre por dentro das nossas postagens novas e saber mais sobre os nossos produtos inovadores, siga a nossa página no instagram e faça parte da nossa comunidade. 

Nos vemos logo, Até a próxima.

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Deixe uma resposta