Doenças causadas pelo esgoto: patógenos de transmissão hídrica

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Vários estudos ao redor do mundo comprovaram a presença do SARS-cov-2 nos esgotos, evidenciando que a ausência de saneamento básico pode implicar diretamente na saúde da população.

No entanto, você já se perguntou quais outros patógenos estão presentes no esgoto e quais doenças esses microorganismos podem gerar?

Não sendo higienizada, a água acaba por ser um lócus propício para a manifestação de patógenos de transmissão hídrica, presentes nas fezes humanas e de animais infectados, sendo responsáveis por doenças graves como a hepatite, leptospirose e shigeloses.

Isso nos mostra que o tratamento e limpeza do esgoto é uma ação de utilidade pública e que merece exímia atenção, afinal, a infecção patogênica pode ocorrer por intermédio de uma relação mais direta com o esgoto ou por meio da ingestão de água não tratada e alimentos lavados com a mesma.

Por isso, separamos no post de hoje as principais doenças causadas pela falta de tratamento do esgoto. Confira a seguir!

O que são patógenos de transmissão hídrica?

Ora, é certo que o esgoto orgânico é composto por água, matéria orgânica e microrganismos, sobretudo, patógenos – agentes biológicos que causam doenças.

Desenho de uma saída de esgoto e uma mulher com dores no banheiro sentada na privada

Os patógenos de transmissão hídrica, ou seja, aqueles que são transmitidos através da ingestão de água contaminada, subdividem-se em 4 tipos principais:

Protistas

Nomenclatura utilizada para denominar agentes causadores de doenças microbianas, que não são bactérias, tampouco vírus. Exemplos de patógenos protistas são as amebas e os esporos.

Bacterianos

Estes são os patógenos mais conhecidos e talvez aos quais mais estamos expostos no dia a dia. Os patógenos bacterianos, Salmonella enterica,Vibrio cholerae, Legionella e pneumophila, geralmente afetam o trato respiratório e digestivo, causando doenças como a salmonelose, cólera e pneumonia.

Virais

Os patógenos entéricos virais podem permanecer por vários meses na água, sendo capazes de resistir a qualquer condição adversa. Exemplos de patógenos entéricos são HAV, causador da hepatite A e o HEV responsável pela hepatite E.

Helmintos

Neste grupo temos os parasitas que residem no intestino do hospedeiro, como a Taenia solium. O contato com este parasita pode causar doenças tais como: teníase, cisticercose e esquistossomose.

Principais doenças causadas pelo esgoto

Como vimos os patógenos de transmissão hídrica podem ser de 4 espécies e cada uma delas correspondem uma gama de doenças que são transmitidas a partir da ausência de tratamento da água e limpeza do esgoto. Então, passemos agora para as principais doenças patogênicas:

Hepatite:

O vírus responsável pela hepatite que se encontra presente no trato gastrointestinal de infectados é eliminado através das fezes, sendo capaz de contaminar direta ou indiretamente a água que consumimos. Não obstante, ao mínimo contato com alimentos e água que possuem resíduos fecais com o vírus HAV, indivíduos suscetíveis podem tornar-sem infectados, contraindo a hepatite A.

Os sintomas da hepatite de A podem ser subsumidos em: náusea, fadiga, perda de apetite, fezes amareladas e calafrios.

Leptospirose

Causada pela bactéria do gênero leptospira, a leptospirose é uma doença microbiana que advém da urina de roedores, cães e gatos infectados, que pode ser transmitida através água que bebemos.

Rato dentro de uma gaiola

Os principais sintomas da leptospirose são febre alta, diarréia, calafrio, crises de enxaqueca, vômitos e dores musculares.

Giardíase

Ao ter como causa o parasita Giardia lamblia, a giardíase é caracterizada como uma infecção transmitida por intermédio de fezes contaminadas com diminutos cistos do parasita, que podem ser, por vezes, encontrados na água e alimentos que ingerimos diariamente.

Desenho de um homem com dores no estômago

Sendo uma doença parasitária diretamente ligada ao sistema digestivo, a giardíase pode gerar sequelas desastrosas no aparelho gastrointestinal, não à toa, os seus sintomas são desconfortos abdominais, diarréias frequentes, arrotos e fadigas.

Ascaridíase

A ascaridíase é compreendida como uma doença verminose, na qual o parasita Ascaris lumbricoides se fixa e se prolifera no trato intestinal do hospedeiro. Comumente a doença é transmitida quando ingerimos água e alimentos que contenham os ovos do parasita.

Em geral, uma pessoa infectada com o Ascaris lumbricoides sentirá constipação, dores abdominais, perda de apetite e enjoo.

Cólera

Transmitida por contágio fecal-oral ou pela ingestão de água contaminada, a cólera é uma doença de cunho bactericida atrelada ao trato intestinal.

Saída de esgoto no lado direito e mulher bebendo água em copo do lado direito

Embora geralmente se apresente de forma sutil, por meio de diarréias leves, a cólera pode se mostrar de forma mais agressiva, tendo como sintomas: cãibras, diarreias aquosas e dores abdominais. Se não tratada devidamente, a cólera pode gerar uma desidratação profunda e levar o infectado à morte.

Shigeloses

Enquanto uma infecção que atinge o trato intestinal, a shigeloses é uma doença causada pelo patógeno bacteriano do gênero shigella. Esta doença tem como fonte de transmissão fezes contaminadas e a sua disseminação é feita através da ingestão de água ou alimentos infectados pelo patógeno.

Os principais sintomas da doença são: dores abdominais, diarréias frequentes, febre, tenesmo e vômito.

Já conhecia alguma dessas doenças? Comente aqui nos comentários. É lembre-se para mais conteúdos como esse, não deixe de acompanhar frequentemente o nosso blog. Aqui semanalmente temos informações novas sobre desentupimentos de tubulações em geral e assuntos de utilidade pública relacionados ao sistema de saneamento hídrico. Veja também, como realizar o desentupimento de encanamento da sua empresa.

Para acompanhar de pertinho e ficar ligado nas nossas publicações novas siga a nossa página no instagram e faça parte da nossa comunidade.

Até mais.

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Deixe uma resposta