7 formas de como desentupir pia sem dificuldades

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Qual estabelecimento comercial nunca sofreu com o caso de uma pia entupida? O fato é que quando a pia entope o transtorno causado é grande, principalmente se não se sabe como desentupir pia de modo prático e, assim, resolver na hora a situação.

Se o inconveniente acontecer durante a semana ou em horário comercial, chamar um encanador pode ser uma solução rápida, embora talvez não seja a mais barata. No entanto, se o fato acontecer no final de semana ou à noite, turno no qual o uso da pia é intenso nos restaurantes, por exemplo, o risco de ver sua operação prejudicada é grande se você não conhecer alguma forma eficiente de como desentupir pia.

Para evitar tais transtornos, neste artigo, saiba mais sobre o tema e confira dicas de como desentupir pia e prevenir que esse inconveniente atrapalhe a rotina de seu negócio. Acompanhe a seguir.

As principais causas de entupimentos de pia

Primeiramente, antes de falarmos sobre as soluções, é preciso compreender as causas do problema. Entupimentos de tubulações de pias de cozinha, por exemplo, ocorrem em boa parte das vezes pelo acúmulo de gordura e alimentos, problema esse que pode ser evitado ao se adotar cuidados simples com a gordura na hora de lavar a louça. Evitar despejá-la na pia pode auxiliar bastante nesse processo e é o primeiro passo para não se deparar com esse tipo de situação.

Os cabelos também causam entupimento de pias e ralos, nesse caso, o mais comum é a obstrução da pia do banheiro do estabelecimento. Orientar seus funcionários a não jogarem os fios de cabelo ali é uma alternativa para reduzir a incidência de obstrução. Lembre-se: o engajamento de todos é fundamental para que as pias do local funcionem bem e não entupam.

Ainda quanto à pia do banheiro, um problema bastante recorrente é o descarte do fio dental no equipamento, sendo um dos principais causadores de entupimentos, já que, assim como o cabelo, ele não se dissolve na água e se for colocado diariamente ali acaba por se acumular causando grandes dores de cabeça.

Menos comum é verdade, mas causador de problemas, é o caso de objetos que caem no ralo, em especial, na pia do banheiro. Em alguns modelos, a grelha do ralo é aberta e grande o suficiente para que alguns objetos de pequeno porte, tais como tampinhas de creme dental, passem até a tubulação. No entanto, vale salientar que um objeto pode não causar um grande estrago, porém, o acumulo de vários ocasionará um dano mais substancial à tubulação, tornando a tarefa de descobrir como desentupir pia ainda mais desafiadora.

O que não fazer na hora de buscar formas de como desentupir pia

Na hora de buscar formas de como desentupir pia na internet, uma série de resultados irá surgir, alguns apresentando métodos seguros, outros não. Por isso, é preciso ter cuidado e bom senso antes de adotar alguma técnica potencialmente perigosa para você ou para seu encanamento ou que não resolva efetivamente o problema da obstrução na pia.

A utilização da soda cáustica, por exemplo, pode ser tão problemática nesse processo quanto a gordura instalada no equipamento, já que esse produto tende a se encrostar nas paredes da tubulação. Muitos a utilizam, pois ela pode ajudar a remover a gordura. No entanto, no longo prazo, ela se acumula nas paredes da tubulação ocasionando entupimentos complicados de serem resolvidos. Além disso, cabe ressaltar que, quando misturada com a gordura, a soda cáustica se solidifica, formando algo similar a um sabão em pedra e essa situação dificulta ainda mais o desentupimento posterior da tubulação. Ainda, se manuseado incorretamente, esse produto pode causar danos nos olhos e na pele – então, melhor evitar tais riscos.

O desentupimento com refrigerante também tende a ser ineficaz para obstruções causadas por itens como pedaços de papel e peças plásticas. Outras possibilidades envolvendo a inserção de objetos rígidos no ralo da pia também costumam oferecer riscos de avarias ao seu equipamento.

Ainda, nunca tente realizar os procedimentos sem uma proteção adequada – as luvas, por exemplo, são obrigatórias para trazer mais segurança e menor incômodo na tarefa.

7 alternativas de como desentupir pia

Já vimos as principais causas do entupimento e o que não fazer para desobstruir a pia de seu estabelecimento. Agora, confira nossas dicas de como desentupir pia sem dificuldades.

1 – Detergente e sabão em pó com água quente

Uma forma bastante eficaz de como desentupir pia da cozinha de seu estabelecimento é utilizando água quente e detergente ou sabão em pó. Para ser eficaz, recomenda-se que 4 ou 5 litros de água sejam fervidos com uma grande quantidade de detergente ou sabão.

Após ferver, o líquido deve ser despejado no ralo da pia. Se o problema for apenas gordura, esse método deve ser eficaz e resolver rapidamente a situação.

Outra dica importante e que ajuda a evitar danos à tubulação é alternar água quente e fria, quando a água começar a descer, a técnica, além de desentupir a pia, irá favorecer a preservação da sua estrutura.

2 – Arame trançado

A técnica do arame trançado serve para ser utilizada principalmente na pia do banheiro do estabelecimento ou mesmo em sua área de serviço e é bastante simples de ser aplicada.

Para isso, basta pegar três arames maleáveis e fazer uma espécie de trança com eles. Vire as pontas desse arame formando um gancho com cada uma. Então, enfie o arame trançado no cano e gire-o para que ele desobstrua e “pesque” o que estiver no caminho. Importante é não forçar a sujeira para baixo e sim retirá-la puxando para cima. Vale ressaltar que esse procedimento deve ser realizado com bastante cuidado, a fim de não causar qualquer tipo de dano à pia ou aos canos.

3 – Desentupidor de borracha

Esse tradicional equipamento pode ajudar – e muito – na hora de descobrir uma boa forma de como desentupir pia.

Para utilizá-lo, deixe a pia com um pouco de água e faça pressão com o desentupidor para cima e para baixo para retirar a sujeira que possa estar gerando a obstrução do equipamento.

4 – Limpeza do sifão

A limpeza do sifão é uma maneira bastante eficiente quando se fala em como desentupir pia. Basta colocar um balde por baixo, para recolher a água que estiver parada no cano, lavando-o bem e retirando toda a sujeira do dispositivo. Ao recolocá-lo, use um veda-rosca para garantir que não irá haver vazar.

5 – Bicarbonato de sódio e vinagre branco

No caso principalmente da pia do banheiro de seu estabelecimento, uma tática que pode ser bastante eficaz é o uso do bicarbonato de sódio com vinagre branco.

Para aplicá-la, comece despejando no ralo cerca de 300 gramas de bicarbonato de sódio e jogue por cima dele cerca de metade de uma xícara de chá de vinagre branco. Em seguida, tampe completamente o ralo e deixe a mistura agir por 30 minutos. Por fim, ferva um litro de água e despeje-a de uma vez no ralo. Após esse procedimento, você deverá conseguir retirar tudo o que havia ficado grudado no cano.

6 – Fita desentupidora

Esse produto é geralmente encontrado em lojas de material de construção, sendo comumente aplicado para se fazer o mapeamento da tubulação. Entretanto, ele também pode ser experimentado entre as possibilidades de como desentupir pia.

Para isso, basta retire o sifão da pia, limpá-lo e inserir ali a pontinha de metal flexível. Depois disso, deve-se empurrar a fita com cuidado até que o equipamento seja desobstruído. 

7 – Contrate uma empresa especializada

Sobretudo para casos de entupimentos mais severos, torna-se indispensável o apoio técnico e experiente de uma empresa especializada. Esse tipo de parceiro possui equipamento profissional para lidar com situações mais graves e eliminar os focos do problema.

Saiba como prevenir o entupimento da pia

Donos e gerentes de empreendimentos têm diversos afazeres urgentes e preocupações para lidar em seu dia a dia, tais como elaborar formas de conquistar mais clientes, buscar alternativas para reduzir custos da operação, aplicar inovações relevantes no negócio, entre tantas outras.

Com tantas atividades importantes, ter de se preocupar em encontrar formas de como desentupir pia recorrentemente não deveria ser uma delas. O melhor, portanto, é implementar ações preventivas para evitar esse tipo de incômodo e dedicar seu tempo para lidar outras questões mais relevantes para seu core business e o sucesso de seu empreendimento.

Por isso, é fundamental treinar sua equipe para que todos estejam engajados em adotar as melhores práticas para evitar que a obstrução de equipamentos como pias, sanitários e caixas de gordura prejudiquem sua rotina e gerem transtornos para todos.

E isso inclui, por exemplo, não descartar óleo de cozinha na pia; retirar restos de alimentos dos pratos e demais utensílios antes de lavá-los; tampar a entrada do ralo com uma rede ou peneira na hora do preparo, a fim de que cascas, folhas e restos não caiam pelo ralo; cuidar para que objetos não caiam nos dispositivos e gerem obstruções; utilizar ralinhos nas pias, entre outras ações simples.

Lembre-se de que, além de evitar grandes incômodos, adotar tais medidas também pode gerar uma economia ao caixa do negócio. Investir em medidas preventivas é melhor do que correr o risco de sofrer com obstruções, ter altos custos com reparos ou substituições dos equipamentos e até mesmo passar uma má impressão do seu estabelecimento para seus clientes, correndo o risco de perdê-los para a concorrência.

Como evitar o entupimento recorrente da pia utilizando tratamento biológico?

Como vimos, é crucial não apenas saber como desentupir pia, mas também como evitar o surgimento frequente desse incômodo. Além da mudança de comportamento que vimos anteriormente, outra medida também pode ser tomada para isso.

Trata-se da aplicação de tratamento biológico com micro-organismos em equipamentos como pias e sanitários de seu negócio. Esse tratamento é realizado a partir da ação das bactérias do bem no local – que irão digerir e decompor os resíduos sólidos orgânicos que estejam presentes nesses equipamentos antes que eles gerem novas obstruções.

Vale salientar que esse tipo de produto não contém substâncias ácidas, sendo inofensivo ao homem, aos animais e também ao meio ambiente. Além disso, ele ajudará a eliminar o problema do mau cheiro desses dispositivos.

Conheça o Fossa Trat

O Fossa Trat é um produto desenvolvido pela Biotecnal, empresa referência em soluções ambientais. Esse biorremediador contêm resíduos orgânicos de origem animal e vegetal, que ajudam na restauração da funcionalidade e na prevenção de novos e recorrentes casos de entupimento. Ele pode ser aplicado de formas diferentes nas pias de cada ambiente.

Na primeira aplicação do produto, é aconselhável usar duas medidas do dosador em 5 litros de água. Ele deve ser distribuído em partes iguais no ralo, na pia e, por último, no vaso sanitário de seu estabelecimento.

O processo deve ser repetido após 15 dias da primeira aplicação com uma medida do dosador e é válido tanto para a pia da cozinha quanto para a do banheiro e a da área de serviço. Nos edifícios, há uma diferenciação em relação ao que é feito dentro de casa ou em ambiente menor. Usa-se três medidas do dosador em 7 litros de água, e deve-se aplicar o produto em pelo menos um apartamento por bloco ou por tubulação mestra de cada bloco, iniciando a aplicação no térreo.

E então, ficou mais claro agora como desentupir pia sem dificuldades e como evitar a reincidência do problema? Você já conhecia a opção de utilizar biorremediadores para prevenir os entupimentos? Ficou com alguma dúvida sobre como o Fossa Trat? Deixe sua mensagem nos comentários.

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Deixe uma resposta