A água do vaso sanitário desce devagar? Causas e produto para resolver

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

O banheiro é um dos cômodos mais essenciais da casa, por isso ele precisa estar em pleno funcionamento, principalmente quando falamos do vaso sanitário. Afinal, ter o vaso com problemas não é nada agradável, certo?

Quando a descarga não está funcionando bem ou a água do sanitário desce devagar, é preciso encontrar a causa e resolver o mais rápido possível. Problemas assim podem virar uma bola de neve e sairão muito mais caros se forem resolvidos posteriormente.

Hoje, a Fossa Trat vai apresentar algumas das possíveis causas para isso acontecer e um produto incrível para solucionar o problema. Quer saber mais? Acompanhe o post!

Água do vaso sanitário desce devagar: possíveis causas

Você já passou pelo pânico de usar o vaso sanitário e, quando deu descarga, a água desceu devagar ou, simplesmente, não baixou nada, apenas encheu? Pois é, é um desespero, ainda mais porque, na hora, você pensa “agora vou ter que desentupir”.

Vaso sanitário branco com tampa aberta funcionando perfeitamente

Corre buscar o balde, enche de água limpa e jogar, mas, mesmo assim, pouco funciona ou não há nenhuma reação, apenas a bacia cheia. É uma dor de cabeça leve, mas, com certeza, nada do que aconteceria se a resolução demorar para acontecer.

Bem, entupimento é apenas uma das causas. Caso você ache que não seja bem assim, porque sente que essa restrição também se dá na pia da cozinha, do banheiro, entre outros locais, descobrir o que está causando para resolver rapidamente é ideal. Confira alguns dos motivos para isso:

Pouca água

É comum que, às vezes, o volume da caixa d’água diminua, então, ela precisa encher para poder suprir a demanda da casa. Também, há locais que usam o fornecimento da rede da rua e nem sempre essa está com a pressão ideal ou dá conta de abastecer.

Dessa forma, se a água da rua ou da caixa estiver em pouca quantidade, é normal que a descarga esteja um pouco lenta ou demore a funcionar. Por isso, é importante sempre prestar atenção como está a água na torneira antes de usar o banheiro.

Problema no mecanismo da descarga

Em alguns casos, pode ser a caixa e o sistema da descarga que estejam com problema. Para isso, é importante abrir a caixa acoplada e verificar. Alguma coisa solta, um mecanismo quebrado ou uma peça fora do lugar podem ser a razão, assim é preciso comprar peças para substituir. Dependendo do problema, recomenda-se fazer a troca dessa caixa.

Homem ajoelhado em frente vaso sanitário com luvas e desentupidor em mãos

Tubulações entupidas

Como dito, os canos do esgoto podem estar obstruídos, então diminuem a capacidade de escoamento da água. Papel higiênico jogado no vaso ou lenço umedecido podem colaborar para esse entupimento, ainda mais se a água não tem pressão suficiente para eliminá-los.

Ou fatores externos podem acontecer, como raízes de árvore obstruírem o caminho que o cano faz. É essencial observar se há árvores perto de onde os tubos ficam, porque suas raízes podem se estender bastante. Caso for o problema, resolver o mais rápido possível é o ideal para evitar que a água contaminada vaze para o solo e acabe causando outros problemas.

Água com pouca pressão

Quando a água da residência tem baixa pressão, nem sempre a descarga rápida pode dar conta de fazer com que a água desça. Se juntar isso com o baixo fluxo de água, então, temos uma complicação ainda maior.

Para resolver esse problema, um pressurizador de água é o suficiente. Ele funciona aumentando e mantendo a pressão constante, mesmo quando não há consumo. Em locais que caem muito a pressão, ele pode ser ótimo, ainda mais porque existem modelos que desativam automaticamente quando essa se regulariza.

É importante manter uma atenção para o caso de alguns desses motivos acontecerem. Lembre-se que o problema pode não dar tanta dor de cabeça e trabalho para resolver se for feito imediatamente.

Vaso entupido, água não desce, e agora? Como resolver?

Depois de descobrir o problema, é essencial procurar a ajuda de um especialista encanador, pois ele saberá a melhor forma de resolver sem prejudicar a tubulação, a bacia ou a caixa acoplada.

Se não for nenhum problema hidráulico e mesmo assim a água do vaso sanitário desce devagar, pode ser um entupimento, mesmo que não tenha sido descoberto. Sendo assim, o que usar para desentupir vaso?

Mão sobre botão da caixa acoplada do vaso sanitário

Existem produtos que podem ajudar, mas que, devido às suas composições, podem corroer os tubos ou estragar a porcelana e, mesmo assim, não solucionar totalmente.

Mas conhecemos um ótimo produto! O Fossa Trat! Ele pode decompor todos os resíduos orgânicos que estão impedindo a passagem da água usada nas tubulações, sem agredir o material, sem deixar cheiros ruins e de modo totalmente sustentável. Não há perigo de reações químicas contra os gases da fossa ou da rede de esgoto!

Se você quiser conhecer sobre como desentupir o vaso sanitário de outras maneiras, temos um post exclusivo. Aproveite para dar uma passadinha e ler depois!

Então, você já teve algum desses problemas? Em sua casa, a água do vaso sanitário desce devagar? É bom investigar, viu?! Não deixe se tornar maior do que já é. E para conferir mais assuntos desse tipo, acompanhe nosso blog toda semana, até!

Deixe uma resposta