Para sua Casa

Atitudes que fazem a diferença: como cuidar do ambiente no dia a dia?

A cada ano, chegamos mais cedo na data limite de esgotamento dos recursos naturais reservados para cada período, e isso é um sinal evidente da nossa necessidade de mobilização. Os meios para se cuidar do meio ambiente vêm de diferentes frentes, e existem diversos estudos calculando os impactos ambientais de nossas atividades e como contorná-los.

Empresas estão produzindo tecnologias limpas, governos e instituições elaboram políticas de incentivo à preservação e, no nível individual, nós também podemos adotar uma série de atitudes e hábitos que têm efeito positivo no cuidado com o meio ambiente. Na publicação de hoje, queremos compartilhar alguns desses hábitos com você!

Como posso cuidar do meio ambiente?

O primeiro passo para ter uma atitude positiva com os cuidados do meio ambiente é entender que cada pessoa, cada consumo gera um impacto. Individualmente, podemos diminuir esse impacto sem necessariamente diminuir nossa qualidade de vida. Pelo contrário, ela pode aumentar graças às economias e bons hábitos que podemos adotar:

Economize água

Esse pode parecer o conselho mais simples, mas também é o mais importante. Os recursos hídricos da Terra são escassos, e basicamente tudo aquilo que consumimos tem um bom volume de água despendido em sua produção. Literalmente tudo.

Reutilizar a água é um dos meios mais objetivos de preservação, e já existem sistemas de captação e reaproveitamento bastante práticos e acessíveis para se instalar em casa.

Além do óbvio, é claro, de diminuir o tempo do banho, ser breve ao lavar a casa e ao escovar os dentes ou lavar a louça. Se estiver com a otimização do consumo de água em mente, você vai perceber diversas formas de poupar e diminuir seu consumo no dia a dia.

Mais do que poupar, é importante cuidar da qualidade da água. Se sua região não possui um tratamento adequado de esgoto, é muito importante, até para a sua saúde e a do próximo, que você invista em uma fossa biodigestora, para tratar de forma natural seu esgoto e evitar que seja lançado nos corpos hídricos.

Outra dica importante é que respeite o espaço médio entre corpos d’água – subterrâneos ou na superfície – para instalar sua fossa, evitando qualquer risco de contágio dos lençóis freáticos da região.

Consuma de forma consciente:

Isso não quer dizer deixar de consumir os bens do seu dia a dia, mas evitar alguns hábitos que podem ser nocivos ao meio ambiente;

  • Evite sacolas de mercado e produtos plastificados desnecessariamente. Dê preferência à frutas frescas de bancada, por exemplo;
  • Consuma do regional, especialmente carnes, que têm uma demanda menor por logística e, logo, menor emissão de poluentes;
  • Consumir de forma consciente também envolve fazer escolhas sustentáveis: hoje em dia há diversos incentivos para a instalação de placas de energia solar, que podem até ser compartilhadas, além de a produção de carros estar focada na energia elétrica. Em um futuro próximo, todas estas opções estarão ainda mais acessíveis, mas mesmo hoje o investimento se paga na economia pessoal e de recursos ambientais.

Descarte de forma consciente:

Além de consumir, descartar nossos bens também tem um grande impacto. Ao reciclar, por exemplo, você ajuda muito na reutilização de materiais que podem virar novas embalagens, ou adubo.

 

Descarte de forma adequada produtos que podem ser nocivos à natureza, como baterias, lixo hospitalar, dejetos químicos industriais e também defensivos agrícolas.

O cuidado com o tratamento de esgoto também é muito importante, como já mencionamos, e o uso de alguns desentupidores químicos pode contaminar a água do seu sistema de esgoto. Por isso, dê sempre preferência a meios naturais de tratamento para entupimentos, como Fossa Trat.

Incentive boas atitudes

Se adequar às diretrizes de sustentabilidade pode ser bastante oneroso para as empresas, e muitas, mesmo sem tantos recursos, tomam essa atitude. Ao mesmo tempo, empresas com recursos de sobra negligenciam esses cuidados.

É importante reconhecer atitudes positivas e recompensá-las. Hoje somos uma sociedade de consumo, e a forma como consumimos nossos produtos dá informações importantes para o Mercado e as indústrias. Acredite, o consumo é a melhor maneira de educar as indústrias a entenderem os critérios e princípios dos consumidores.

Se puder, incentive ou participe de mutirões de arborização, hortas comunitárias ou doe para uma iniciativa com reconhecimento. Atitudes como essas têm um efeito multiplicador, e a sensação de estar contribuindo vai incentivar mais pessoas.

Fossa Trat é uma iniciativa sustentável. Um produto natural, fruto da biotecnologia para oferecer soluções em diversos ramos industriais, agrícolas, estabelecimentos e também para resolver os problemas de esgoto e tubulação da sua casa. Conheça mais o nosso produto e faça uma escolha sustentável pelo meio ambiente!
[elementor-template id=”1572″]

Fossatrat

Recent Posts

Banheiro para motorhome: por que tem cheiro forte e como evitar!

Motorhome, a famosa casa sobre rodas é um dos maiores sonhos de consumo dos amantes…

52 anos ago

Para que serve soda cáustica? Conheça as desvantagens de uso!

A soda cáustica é uma substância criada por meio de uma reação entre água e…

52 anos ago

Mordida de lacraia: conheça esse animal e veja os sintomas da sua picada!

A mordida da lacraia é algo que pode acontecer corriqueiramente, não é mesmo? Contudo, não…

52 anos ago

Mordida de lacraia: o animal, sintomas e como evitar!

Mordida de lacraia: conheça esse animal e veja os sintomas da sua picada!A mordida da…

52 anos ago

Conheça 6 tipos de descartes que fazem o vaso entupir!

Quem nunca passou por esse problema, não é mesmo? Todas as casas já precisaram desobstruir…

52 anos ago

O que faz o vaso entupir? Confira seis possíveis causas!

Conheça 6 tipos de descartes que fazem o vaso entupir!Quem nunca passou por esse problema,…

52 anos ago