5 dicas para acabar de vez com as baratas em sua casa

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Elas estão em todos os lugares: debaixo da sua pia da cozinha, dentro da caixa de gordura entupida, nos rodapés de seu quarto e até mesmo naquele buraco do teto que há muito você ficou de arrumar e com certeza você não vai querer estar por perto quando alçarem voo. Sim, estamos falando das famosas e temidas baratas.

Atire a primeira pedra quem nunca sofreu com a infestação de baratas dentro de casa. Não tem jeito: em dias de calor intenso, estes insetos se proliferam exponencialmente sem que possamos fazer nada para remediar, certo?!

Errado! Hoje já contamos com algumas alternativas muito práticas e eficientes que podem te ajudar a acabar de uma vez por todas com as baratas em sua casa. Afinal, bem sabemos que a falta de controle dessas pragas pode ser nociva a nossa saúde, além, é claro, de comprometer a imagem e integridade do lar.

Então, vem com a gente e aproveite estas dicas poderosas!

A importância de se livrar das baratas ainda hoje

Muitas pessoas não sabem, mas as baratas podem ser vetores de uma série de doenças perigosas. Por advirem de lugares sujos, como fossas e esgoto, as baratas são pragas que carregam uma enorme variedade de bactérias e, portanto, ao entrarem em contato com nós, humanos, podem gerar enfermidades graves.

Aliás, outra forma de contaminação é por meio do contato direto das baratas com os alimentos que ingerimos. Você com certeza já deve ter encontrado uma barata passeando pelo seu armário ou até mesmo pela dispensa de sua casa, não é?

Imagem de duas baratas mortas

Por terem contato com uma série de agentes patógenos, como vírus, bactérias, parasitas e protozoários, as baratas desencadeiam doenças graves. A hepatite A e a tuberculose, por exemplo, perfilam como espécies de enfermidades geradas pelo contato humano com essas pragas. Por isso, todo cuidado é pouco.

Dicas práticas para se livrar das baratas em casa

Uma vez entendida a gravidade de se ter baratas em casa, é crucial aprender a acabar com estas pragas para assegurar, assim, a sua qualidade de vida e saúde, bem como as de seus familiares. Vamos então às dicas Fossa Trat:

1. Mantenha a higienização de seu lar em dia

Como dito anteriormente, as baratas adoram estar em lugares sujos e contaminados com excrementos de animais e humanos. Fossas residenciais e tubulações de esgoto são os seus lugares favoritos.

Pessoa passando pano no chão de um ambiente de casa

Por isso, é extremamente importante manter em dia a higienização de sua fossa séptica e a limpeza de ralos e pias no geral. Nesse sentido, fazer o descarte correto do lixo orgânico ao invés de dispô-lo nos ralos da pia é uma forma de assegurar que a tubulação não será comprometida, tampouco a caixa de gordura – que também merece a devida atenção.

2. Faça a manutenção da fossa e da caixa de gordura

Quando o assunto é caixa de gordura, é sempre importante salientar que esse depósito merece uma higienização periódica. Portanto, remover as pedras de gordura da caixa e evitar o processo de saponificação ao livre descarte de óleo quente na pia é crucial para assegurar que a caixa estará livre da infestação de baratas.

Pessoa especialista em limpeza de fossa fazendo o seu trabalho

Em relação à fossa séptica, é sempre importante fazer a manutenção anualmente, buscando retirar os detritos sólidos que ficam acoplados no interior da fossa após a atividade das bactérias anaeróbicas. Assim, evitamos o famigerado lodo de fossa, aquele solo fértil e propício para a incidência de baratas.

3. Utilize os biorremediadores como os seus aliados

Já ouviu aquele ditado “é melhor prevenir do que remediar”? Pois bem, ele cabe muito bem aqui. Tomar as atitudes preventivas é uma ótima forma de obstar o aparecimento de baratas em sua casa, e optar por agentes naturais é sempre a melhor escolha para o meio ambiente e até mesmo para a sua própria saúde.

O Fossa Trat, por exemplo, é composto de microorganismos que dissolvem gorduras, carboidratos e proteínas capazes de atrair as baratas para dentro de seu lar, e o faz de forma sustentável, diferente de outras soluções que encontramos no mercado, como a abrasiva soda cáustica.

Ademais, os microorganismos vivos do Fossa Trat são altamente eficazes ao serem aplicados no sistema de esgoto, fossas sépticas, ralos e caixas de gordura, sendo um produto preventivo não só de proliferação de baratas, mas também contra o mau cheiro e o entupimento de tubulações.

4. Proteja portas e janelas

Outra forma de acabar de vez com as baratas em casa é obstruindo suas passagens para o ambiente interno. Assim, utilizar redinhas como mosquiteiros em janelas é uma forma barata e eficiente de manter a sua residência protegida.

Outra dica interessante seria colocar uma base emborrachada nos vãos das portas, para que as baratas não tenham possibilidade de adentrar os recintos.Com a rede contra os insetos e a superfície emborrachada, você ainda evita a entrada das demais pragas, como o mosquito da dengue.

Mas, sentimos em informar que nenhuma dessas dicas será eficiente se você não mantiver a tubulação do sistema de esgoto sempre em dia, pois não é raro encontrar baratas surgindo do ralo da pia e do banheiro. Logo, capriche na limpeza.

5. Controle o descarte de lixo

Cestos de lixo abertos atraem baratas, principalmente se for um lixo para descarte de matéria orgânica. Nesse sentido, uma dica simples seria a troca de lixeiras abertas por lixeiras com tampa, o que facilita manter o compartimento sempre fechado.

Sacos de lixo de diversas cores, cada um com um tipo de lixo descartável

Além disso, fazer a troca dos sacos de lixo diariamente é de suma importância, posto que muitos elementos podem gerar chorume quando o alimento já se encontra em fase de decomposição, ocasionando não somente o mau cheiro, mas atraindo as temíveis baratas para dentro de sua casa.

Portanto, separar a matéria orgânica da matéria inorgânica e fazer o descarte correto do lixo de sua residência é uma forma prática e fácil, mas não menos eficaz, de acabar com as baratas em casa.

Agora você já tem as dicas perfeitas para acabar com as baratas de uma vez por todas. Depois de aplicá-las, não deixe de nos contar nos comentários os resultados alcançados.

E já sabe: para receber mais dicas como essas, acompanhe as nossas postagens semanais aqui no blog e nos siga no Instagram. Lá você sempre será avisado dos conteúdos fresquinhos aqui do blog.

Até a próxima.

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Deixe uma resposta