No momento você está vendo Entenda tudo sobre como agem as bactérias para fossas sépticas

Entenda tudo sobre como agem as bactérias para fossas sépticas

As bactérias para fossas sépticas são as verdadeiras protagonistas desse sistema de tratamento biológico sustentável, sendo responsáveis pela digestão e limpeza das águas dos esgotos domésticos, de condomínios, restaurantes e muito mais.

Por mais que um sistema séptico também seja composto por fungos, algas, protozoários etc, as bactérias são os microrganismos que estão presentes em maior quantidade nesse tipo de ambiente. E é isso que lhes atribui o papel de destaque!

Diante da sua importância, no post dessa semana você fica por dentro de tudo sobre esses microorganismos benéficos e como eles agem na degradação dos resíduos sólidos nos sistemas de esgoto doméstico.

Acompanhe a leitura e saiba como as fossas sépticas funcionam e como fazer a sua correta manutenção a partir da atuação das bactérias e de biorremediadores.

 

Como funciona uma fossa séptica? – tudo o que você precisa saber

bactéria para fossa como não destruir essa aliada

Hoje em dia, uma fossa séptica é um sistema eficaz de tratamento de esgoto em pequena escala para casas e, principalmente, estabelecimentos comerciais. Ela é comum em áreas que não têm conexão com os encanamentos principais de esgoto fornecidos por governos locais ou empresas privadas.

No entanto, você sabe como as fossas sépticas funcionam? São 3 processos básicos que a Fossa Trat explica para você. Veja só:

1. Decantação

A partir do momento que os dejetos chegam na fossa séptica, tem início um processo físico chamado de decantação. Trata-se de um procedimento que utiliza uma propriedade dos materiais – a densidade – para separá-los.
Os materiais mais densos, ou seja, os resíduos biológicos, ficam por baixo, enquanto a água, mais leve, fica por cima. Esse processo é natural e ocorre de forma automática dentro do sistema.

2.Fermentação

É nessa etapa que entram em ação os microorganismos decompositores. Eles decompõem a matéria orgânica, transformando os materiais biológicos em uma mistura de gases e compostos menos poluentes.

Dentro desse sistema, a fermentação é a parte principal, pois é a responsável pelo processo que faz da fossa séptica uma alternativa sustentável e não-agressiva ao meio-ambiente e às pessoas.

3. Filtração e descarte

Uma vez finalizado o processo de fermentação, a água livre de efluentes sólidos passa por um processo de filtração: ao ser eliminada do sistema, ela é encaminhada por um sistema de filtros feito de pedras e cascalho que retém detritos e outros microorganismos presentes na mistura.

Em alguns modelos de fossa séptica, a água filtrada é depositada em um reservatório chamado sumidouro, onde pode sofrer processos de purificação para tornar-se potável e ser reutilizada ou devolvida ao meio ambiente de forma segura e ecológica.

Lembre-se: É importante nunca instalar fossas sépticas perto de poços artesianos e lençóis freáticos, além de tomar-se todos os cuidados necessários de instalação. Assim, contribuímos ainda mais para a preservação dos ecossistemas!

Enfim, as bactérias: solução segura e sustentável

Agora que você já sabe tudo sobre o sistema das fossas sépticas, é hora de entender como funcionam os microorganismos dentro desse ambiente. Afinal de contas, eles são os protagonistas de todo o processo.

Veja quais são os tipos de bactérias, como elas agem e em quais produtos é possível encontrar esses agentes benignos da causa ecológica! Confira:

Quais os tipos de bactérias para fossas sépticas?

No interior de uma fossa séptica há trilhões de bactérias que desempenham a função de limpeza das águas. Entre os diferentes tipos de bactérias existentes, duas estão mais presentes em um sistema séptico: as aeróbicas e anaeróbicas.

1. As bactérias aeróbicas sãos as que utilizam oxigênio para sobreviver. Eles são mais eficientes em decompor e utilizar o lixo orgânico como fonte de alimento, porém, se mostram menos resistentes a mudanças no meio ambiente.

2. Por outro lado, as bactérias anaeróbicas operam em lugares em que há pouco ou nenhum oxigênio, superando com mais facilidade alterações no ambiente, entretanto, são menos eficientes em decompor os resíduos.

Os resíduos sólidos dos esgotos domésticos são digeridos pelas bactérias anaeróbias e transformados em gases e líquidos durante o processo de fermentação. A ação bacteriana natural decompõe os resíduos naturais e os transforma em produtos biossustentáveis.

Como funciona o processo das bactérias dentro do sistema?

como as bactérias podem ajudar no bom funcionamento da fossa

A principal ação das bactérias dentro das fossas sépticas é degradar os materiais orgânicos e inorgânicos presentes nas águas residuais do esgoto doméstico. Essas águas vêm do encanamento e caem no reservatório para serem fermentadas.

No processo de fermentação, gases naturais como o metano, sulfeto de hidrogênio e dióxido de enxofre são produzidos, bem como um lodo de moléculas orgânicas pesadas. Esse lodo é decomposto quando entra em contato com o ar, já nas estações de tratamento ou aterros sanitários.

Onde encontro esses microorganismos?

Como sabemos, as bactérias estão presentes naturalmente em todos os ambientes. Porém, para as situações que envolvem fossas sépticas e efluentes domésticos e comerciais, tem sido comum o uso de biorremediadores para o tratamento de efluentes.

Esse tipo de produto é composto pelas bactérias que metabolizam, imobilizam ou absorvem gorduras, proteínas e açúcares de encanamentos, caixas de gordura e, também, de fossas sépticas.

biorremediadores um asolução a base da bactéria para fossa séptica

Por não conter substâncias ácidas, os biorremediadores são inofensivos ao homem, aos animais e também ao meio ambiente. Além disso, eles ajudam a melhorar a eficiência da fossa séptica, a reduzir a carga orgânica nos efluentes e, também, o problema do mau cheiro.

Dentre os produtos biorremediadores disponíveis no mercado, o Fossa Trat ganha destaque pela eficácia, sustentabilidade e por ser totalmente seguro e inofensivo aos humanos, aos animais e ao meio ambiente!

Quer saber mais sobre o Fossa Trat? Já falamos mais desse produto inovador aqui no blog! Acompanhe as postagens e fique por dentro de todas as novidades! Até a próxima!

[elementor-template id=”1572″]

Deixe um comentário