No momento você está vendo Como desentupir a tubulação de casa de forma sustentável

Como desentupir a tubulação de casa de forma sustentável

Nossos sistemas de saneamento básico trazem muita comodidade e segurança sanitária, de maneira que as coisas ficam caóticas quando acontece o entupimento de qualquer um dos canos da casa. Muitas vezes, na urgência de desentupir a tubulação, adotamos medidas pouco sustentáveis e, mais que isso, potencialmente tóxicas para o ser humano.

Por isso, hoje preparamos uma série de dicas para desentupir a tubulação e também mantê-la limpa e livre de outros entupimentos.

Porque evitar os meios convencionais

O método mais comum utilizado para desentupir tubulação em geral, seja em casa ou estabelecimentos é o da Soda Cáustica. Esse composto tem, verdadeiramente, uma ótima efetividade, sendo capaz de promover uma dissolução rápida e profunda de gorduras e corroer materiais que possam ter ficados acumulados na tubulação.

Colher com soda caustica prestes a ser jogada no ralo e com um símbolo de negativo em cima dela

Mas a mesma efetividade da soda cáustica também podem causar uma série de outros problemas. Apesar de mais rápida na ação, os efeitos da soda cáustica no ambiente e na saúde podem ser grandes e duradouros: 

  • Apesar de rápida e prática, ocasionalmente o encanamento vai acabar entupindo outra vez se não houver um uso adequado e uma manutenção;
  • Justamente por sua função corrosiva severa, a soda cáustica acaba corroendo também o seu sistema de tubulação, o que causa gastos extras de água com foco difícil de encontrar. O estrago ocasionalmente avança para a tubulação pública, danificando a qualidade de sua captação, que pode ocasionar em entupimentos ainda mais profundos;
  • Mais do que tudo isso, a Soda Cáustica é um composto extremamente perigoso para o ser humano, tanto no contato sobre a pele e as mucosas, a ingestão e até mesmo seu cheiro podem fazer mal, causando irritações, queimaduras e até mesmo levando à morte de acordo com o volume a que se foi exposto.

Todo cuidado é pouco com compostos potencialmente nocivos, especialmente em ambiente habitados por crianças, que têm curiosidade por tudo. Veja também para que serve soda cáustica.

É possível tomar medidas sustentáveis para proteger a sua saúde e de sua família e manter a integridade de suas tubulações, evitando futuros entupimentos e mais dores de cabeça:

Dicas para desentupir a tubulação

Antes de tudo, é importante sempre pensar que a melhor maneira de combater problemas desse tipo é evitando suas potenciais causas de entupimento. Gordura, cabelos e derivados da celulose são os principais itens encontrados obstruindo os encanamentos, formando uma crosta pela extensão da tubulação e que ocasiona entupimentos em diferentes partes, por isso o desentupimento de uma parte não é garantia de que outro entupimento não vá acontecer logo em pouco tempo.

Arte gráfica mostrando uma pia de cozinha e um banheiro

Justamente por ser tão tóxica e corrosiva, a soda cáustica não pode ser utilizada com regularidade para a manutenção da tubulação, tendo de ser empregada somente em últimos casos, o que acaba sendo muito pouco efetivo e caro em longo prazo.

Alguns hábitos  simples podem fazer muita diferença na manutenção do encanamento, por exemplo:

  • Evitar jogar cabelos na privada;
  • Evite dar descarga em papel higiênico;
  • Aplique um filtro na pia da cozinha para evitar que comida caia dentro do cano;
  • Tenha uma rotina ao menos mensal de limpar preventivamente o encanamento;

Não é fácil vencer a comodidade de atirar restos de comida no ralo da pia, por exemplo, mas você pode ter uma composteira, que vai dar um propósito mais interessante para a forma como se trata os lixos orgânicos.

Táticas para desentupimento

Para desentupir a tubulação, você pode utilizar algumas técnicas simples, que podem ser repetidas diversas vezes sem causar qualquer tipo comprometimento à tubulação ou à sua saúde: 

Solução de bicarbonato de sódio com vinagre e limão

O Bicarbonato de Sódio é uma base incrível para ajudar na limpeza de diversas coisas. Isso porque tem grande alcalinidade, o que facilita muito sua atividade quebrando partículas de gordura. 

Balde e borrifador um do lado do outro e vinagre e bicabornato ao lado

Quando ativado pelo vinagre, que é outro ácido atóxico com ótimas propriedades de limpeza, tem seu efeito aumentado, porque o bicarbonato se expande. Adicionar limão à fórmula ajuda ainda mais, pois o sumo da fruta também é um grande desengordurante.

Você pode preparar de diferentes maneiras sua solução:

  • Comece despejando um copo quase cheio de bicarbonato pelo ralo;
  • Então misture um copo de vinagre com o sumo de um limão espremido e jogue pelo ralo;
  • Depois de uma média de 15 minutos, jogue entre 3 e 4 litros de água bem fervida para lavar a mistura e levar embora o que sobrou.

Você pode repetir este procedimento mais de uma vez, caso precise. O efeito corrosivo do bicarbonato é bem menor, então nem sempre irá funcionar de primeira, de acordo com o quão entupida a tubulação está.

Biorremediadores

Uma solução mais tecnológica e efetiva do que o bicarbonato, e até mais ecológica, é o uso de biorremediadores, que são compostos preparados biotecnológicamente, selecionando as melhores enzimas e bactérias que se alimentam justamente dos componentes que mais entopem os encanamentos (gorduras, carboidratos, celulose, açúcares). 

Ralo de pia com água escorrendo

Sua aplicação é mais prática e pode ser mais regular. O composto permanece na tubulação por um tempo, fazendo um trabalho completo pela extensão dos canos, sem precisar ser lavado.

Fossa Trat é um composto dessa categoria, que possui certificação da ANVISA e, mais do que não agredir ao meio-ambiente, sua solução ajuda também a tratar a tubulação pública de captação de esgoto.

Por sua aplicação regular, Fossa Trat ajuda a prevenir futuros entupimentos, além de prevenir o mau cheiro dos ralos.

Entupimento severo

Há entupimentos de difícil solução químicas até mesmo para a soda cáustica.

Os compostos aqui discutidos possuem eficácia no desentupimento progressivo e na manutenção do encanamento, mas há situações onde o desentupimento tem que ser feito fisicamente.

A maneira mais popular é com o desentupidor, de ralo ou privada:

  • Encha a pia d’água o suficiente para que o desentupidor fique coberto pela água, então tape todos os demais ralos que compartilham do mesmo sistema, isso ajuda a aumentar a pressão exercida.
  • Quando perceber que o encanamento pegou pressão, faça movimentos fortes e rápidos para sugar para fora o que quer que esteja obstruindo o encanamento.

Você pode também tentar “fisgar” ou empurrar a obstrução usando um arame com a ponta dobrada em forma de anzol, basta ir introduzindo o arame na tubulação até encontrar algum tipo de bloqueio, então puxar para fora ou empurrar para o encanamento público.

Caso o entupimento seja na pia, você tem a opção de abrir o sifão e tentar encontrar mais de perto o foco do entupimento.

Gostou das nossas dicas sustentáveis para desentupir tubulação? No blog da Fossa Trat você encontra guias completos para cuidar da qualidade de suas tubulações, e em nossa loja online, conhece o produto revolucionário e sustentável para acabar com as dores de cabeça com entupimentos!

Deixe um comentário