Saiba como desentupir vaso sanitário: dicas que funcionam!

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Manter o banheiro limpo por muito mais tempo é um desafio para a maioria das casas. Mesmo com a limpeza regular em dia, alguns contratempos podem prejudicar todo o funcionamento do cômodo. Aprender algumas técnicas sobre como desentupir vasos sanitários é essencial, visto que o entupimento é um dos imprevistos que ocorrem com frequência, resultado em diversas complicações para os lares.

Um vaso entupido compromete toda a funcionalidade do banheiro, seja ele residencial ou comercial. O mau cheiro e a proliferação de bactérias devido ao acúmulo de dejetos são alguns dos resultados negativos ocasionados por um vaso interditado. As bactérias expostas por muito tempo, sobretudo em banheiros com grande fluxo de pessoas, podem causar doenças sérias. Acesse o nosso post sobre doenças causas pelo esgoto e previna-se contra esses patógenos! 

Em suma, vasos entupidos costumam ser uma situação comum e, em algum momento, todos passarão por esse infortúnio. Além da dor de cabeça, essa situação é constrangedora, principalmente se estivermos fora da nossa casa! Na busca pela resolução rápida da situação, bastante gente opta por aplicar soluções errôneas. Tais técnicas, ao invés de melhorar, acabam piorando ainda mais o problema.

Você já passou por esse desafio? Se sim, leia esse post completo! Ao final desse texto você aprenderá informações relevantes, técnicas que funcionam e dicas práticas sobre como desentupir o vaso sanitário. 

Vaso sanitário entupido? Conheça as razões e saiba como prevenir

Entender o motivo do entupimento do vaso sanitário é essencial para escolher com assertividade o instrumento de desobstrução a ser utilizado. São diversos os fatores que causam entupimento, e nem sempre banheiros residenciais ou comerciais entopem pelo mesmo motivo. 

Fizemos um apanhado de causas de entupimento, confira a lista abaixo e identifique qual deles está sujeito a ocorrer no sanitário da sua casa! 

Vaso sanitário entupido com papel higiênico

Papel higiênico no vaso

Em alguns banheiros, jogar papel no vaso não é proibido. No entanto, no Brasil, esse tipo de costume é quase nulo. Isso se dá devido ao fato das tubulações não estarem preparadas para receber tais descargas. O papel fica grudado em alguma parte da tubulação e, no caso dos sanitários com sifão, costumam ficar presos na abertura, causando o entupimento. 

Embalagens de plástico e objetos

Com plásticos o problema é ainda mais sério, mesmo nos casos das menores embalagens, o entupimento é certeiro. Fios de cabelo, fio dental, lenços umedecidos, plásticos: nenhum desses objetos devem ser lançados ao vaso sanitário. 

Excesso de resíduos na mesma descarga

Fator comum, o excesso de resíduos pode acontecer sem previsibilidade. O vaso pode entupir temporariamente se houver uma grande quantidade de dejetos na patente. 

Fossa cheia

As cheias necessitam de uma maior atenção, e nesses casos é necessário o uso de limpadores de fossa. Em circunstâncias como essa, tanto o vaso sanitário quanto o ralo do chuveiro serão afetados. Se a fossa estiver cheia, a tubulação é incapaz de dar vazão e, com isso, há o entupimento. Entenda mais sobre o esgotamento da fossa e saiba o que fazer nesses casos.  

Alguns dos fatores citados acima ocorrem devido a maus hábitos, no entanto, alguns outros fatores – como objetos que caem acidentalmente – são situações atípicas, que acontecem sem qualquer previsibilidade.

Se o seu problema for relacionado a hábitos ruins, só a mudança de conduta já contribui para a prevenção contra o entupimento. Ainda assim, todo mundo está exposto a essa situação e, por isso, saber todas as dicas de como lidar com o entupimento é essencial! 

5 Dicas para desentupir o vaso de forma eficiente

Existem formas de desentupir o vaso sanitário com produtos acessíveis. Normalmente, soda cáustica e garrafa pet são soluções caseiras bastante utilizadas, no entanto, nem sempre são essas as práticas que devem ser adotadas.

A má administração da soda cáustica nas tubulações, por exemplo, pode gerar grandes prejuízos financeiros e agravar ainda mais o entupimento. Em outro texto, nós sintetizamos os erros mais comuns ao desentupir canos de esgoto; leia esse conteúdo completo e fique munido com o que não fazer

Agora, se quer ficar por dentro das técnicas mais eficazes de desentupimento de vasos, confira nossa lista: 

Produto e equipamento para desentupir vaso sanitário

Desentupidor tradicional 

O desentupidor tradicional de borracha ainda é um dos objetos mais eficazes no combate ao entupimento. Eles criam um vácuo que ajuda os objetos obstruídos a se deslocarem pelo cano. O manuseio dessa ferramenta é super simples: execute o movimento com a pressão necessária e não deixe de utilizar luvas para evitar contato com matéria fecal.

Como fazer

Vista as luvas, certifique-se que o vaso está com água, insira o desentupidor, feche a saída de água e empurre algumas vezes até notar que a obstrução acabou.

Água sanitária 

Em alguns momentos, o entupimento ocorre devido ao acúmulo de dejetos humanos. De forma natural, esses entupimentos acontecem sem qualquer alerta de antecedência. A boa notícia é que, nesses casos, a solução pode ser simples: água sanitária! 

Como fazer

Jogue um pouco de água sanitária no interior da patente, aguarde por cerca de uma hora e depois acione a descarga. Prático e extremamente funcional, essa técnica não exige nenhum grande esforço físico. 

Água e detergente 

O acúmulo de papel higiênico jogado de forma errônea nos vasos sanitários é um carro chefe no quesito entupimento das patentes. Em casos como esses – sobretudo em ambientes comerciais, nos quais o fluxo de pessoas é maior – o uso do detergente diluído em água quente pode ajudar a resolver o problema. 

Como fazer

Encha um balde de água aquecida, dilua um pouco do detergente, despeje a mistura diretamente no vaso sanitário. Aguarde alguns minutos para que a gordura e os detritos se desfaçam e dê a descarga. Lembre-se sempre de se proteger com luvas e cuidado para não se queimar com a água quente. 

Bicarbonato de sódio e vinagre 

A combinação desses dois produtos cria um combo de eliminação de gordura e detritos que se acumulam no vaso sanitário ao longo do tempo ou caem por acidente dentro da patente.  

Como fazer

Misture cerca de meio copo de bicarbonato com meio copo de vinagre e despeje na privada. A união do bicarbonato e do vinagre resultará em uma reação. Espere agir por cerca de alguns minutos e pressione a descarga. Ao final, limpe toda a patente para eliminar qualquer resto de dejeto. 

Produtos caseiros para desentupir vaso sanitário

Biorremediadores

Biorremediadores são soluções tecnológicas muito efetivas. Você pode armazenar esse produto em casa e usar quando necessário, sem dúvidas eles são uma das soluções mais eficientes, sobretudo em casos de entupimento que exigem um pouco mais de atenção. 

Compostos biotecnológicos, essas substâncias possuem as melhores enzimas e bactérias. A função desses produtos é fazer com que as bactérias se alimentem dos componentes que entopem os canos, resolvendo o problema. 

Os microrganismos dos biorremediadores combatem de forma ativa e natural os detritos responsáveis pelo entupimento. Basta aplicá-los e aguardar a solução aparecer com muito mais eficiência e agilidade. Aprenda como funciona os biorremediadores e acabe com o mau cheiro e demais obstruções no encanamento fossa!

O que não fazer: erros comuns ao desentupir sanitários

As dicas citadas acima são práticas, funcionais e extremamente aplicáveis. Apesar de muito simples, elas te ajudam a resolver o problema de entupimento do vaso sanitário sem prejudicar a tubulação ou a fossa. O uso de objetos rígidos e pontiagudos como cabides e cabos de vassoura podem danificar seriamente a tubulação. 

Produtos como soda cáustica e coca-cola, ao invés de solucionarem o problema, contribuem ainda mais com o entupimento. A soda cáustica é uma substância corrosiva e perigosa de ser administrada. Já o refrigerante, muito provavelmente ficará parado e preso aos dejetos, criando assim um fator extra na contribuição da obstrução. Fique por dentro de quais erros não cometer ao tentar desentupir uma tubulação e mantenha-se em segurança! 

Foque nas medidas assertivas, sustentáveis e produtivas contra o desentupimento do vaso sanitário. Acompanhe o nosso Blog e tenha sempre em mãos conteúdos e dicas importantes sobre como preservar e cuidar bem de encanamentos, esgoto e tubulações, dicas aplicáveis tanto na sua casa quanto no seu estabelecimento. 

Mulher abaixada com luva de limpeza, ao lado de balde

Deixe-nos um comentário contando-nos como você desentupiu o sanitário da sua casa e acompanhe-nos nas redes sociais. Por lá postamos tudo sobre nossos produtos inovadores. Nos vemos em breve, até a próxima! 

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Deixe uma resposta