5 dicas simples para acabar de vez com o mau cheiro do vaso sanitário

5 dicas simples para acabar de vez com o mau cheiro do vaso sanitário

Não tem nada mais desconfortável do que ter que lidar com o mau cheiro que possa vir do vaso sanitário, não acha? E por mais que algumas limpezas pesadas sejam feitas, parece que não há produto no mundo capaz de tirar o odor forte e característico da urina.

Tal como os ralos do box de banheiro, vasos sanitários são compartimentos que tendem a sofrer com resquícios de excrementos que escorrem pela tubulação do esgoto, corroborando ainda mais para que o mau cheiro fique horas e horas no ar.

Se quer dicas práticas e eficazes para remover o odor de seu vaso, deixe-nos te ajudar. Pegue lápis e papel que no post de hoje vamos apresentar sugestões precisas e funcionais. Vem com a gente!

Silicone branco

Sabe aquela barreira de silicone que fica em volta da bacia sanitária? Pois é, além de assentar o vaso em seu devido lugar, ela também é importante para a vedação, não permitindo que nenhuma água entre e também impedindo que o mau cheiro que advém do sifão possa sair.

Por isso, passar uma camada de silicone branco aos arredores do vaso sanitário é uma medida preventiva, mas, também, uma forma de garantir as condições de higiene de seu banheiro.

Água sanitária

Uma sugestão simples mas efetiva para acabar com o mau cheiro do banheiro e muito esquecida é a água sanitária. Geralmente, ao lavar o banheiro, as pessoas utilizam desinfetantes e detergentes, mas se esquecem que um dos melhores produtos de limpeza residencial é a água sanitária.

Poucas doses são o suficiente para higienizar perfeitamente as paredes da bacia sanitária e trazer aquele cheirinho de limpeza para o seu banheiro. Aliás, a água sanitária não só limpa, mas é multifuncional, visto que traz maior branqueamento e desinfeta as áreas mais difíceis de se limpar, ali onde as bactérias se proliferam e o limo é formado.

Então, se quer uma opção barata e eficiente, aposte na água sanitária sem medo.

Fossa Trat

Muitas vezes o mau cheiro do vaso sanitário é causado pelo acúmulo de gases da tubulação de esgoto e até mesmo por um possível entupimento dos canos. Aí, é irremediável! É preciso de uma substância com forte poder ativo para eliminar os gases e/ou possíveis excrementos e, consequentemente, se livrar do mau cheiro.

Nesses casos, o uso do Fossa Trat é mais do que recomendável, tendo em vista que este biodigestor possui bactérias ativas que se alimentam constantemente dos agentes obstrutivos que estão causando o entupimento do sistema de esgoto.

Desenho com a embalagem do produto fossa trat

Com rápida ação e alta eficiência, as enzimas do Fossa Trat conseguem fazer a limpeza do lodo que fica imbricado nas paredes do vaso sanitário e que causam o mau cheiro. Aliás, são altamente funcionais ao que diz respeito à dissolução do mau cheiro.

Inclusive, se estiver tendo o mesmo problema com o ralo do box, adicionar um pouquinho de Fossa Trat dentro do encanamento pode ser a solução de seus problemas. E ao usar regularmente o biodigestor, dificilmente você terá que fazer a manutenção ou substituição do vaso sanitário.

Bicarbonato de sódio

Muito utilizado na higienização de ralos e pias, o bicarbonato é uma substância poderosa para fazer a higienização básica de seu vaso sanitário. E não é preciso de muito, apenas 2 colheres de sopa dentro do vaso é o suficiente para neutralizar as bactérias e fazer a limpeza do limo.

Mas, se quer aumentar ainda mais o poder de ação do bicarbonato, experimente ativá-lo com um pouquinho de vinagre e passar nas paredes do vaso sanitário, esfregando bem com a escovinha sanitária, assim a sujeira será dissipada junto com o odor.

Aromatizadores de ambiente

Aromatizadores de ambientes são muito eficazes para fazer a manutenção do bom ar dentro do banheiro. Claramente não devem ser aplicados diretamente dentro do vaso, mas podem ficar em cima da pia e suavizar o mau cheiro.

Pessoa limpando vaso sanitário com pano e borrifador

Aliados a uma boa higienização do compartimento, podem trazer ares mais respiráveis para o ambiente. No mercado você encontra infinitas possibilidades de aromatizadores, sendo os de varetas de bambu os mais característicos.

Contudo, você ainda pode utilizar produtos biodegradáveis e, assim, além de resolver o odor, você ainda estará fazendo um bem maior para todo o planeta. Os hidrolatos, por exemplo, são ótimas opções de aromatizadores e podem ser encontrados em diversas essências e aromas. O de lavanda e hortelã são fortes candidatos para trazer novos ares ao seu banheiro.

Mas você pode se aventurar e tentar fazer o seu próprio aromatizador com rosas, cravos, pau de canela, hortelã e cascas de frutas. Em verdade, com a raíz, folha ou fruta que quiser. É preciso apenas fazer a infusão e passar para um frasco e, voilá, você terá o seu aromatizador.

Agora sim você já tem dicas práticas para deixar o seu vaso sanitário mais limpinho e livre do mau cheiro. Se gostou das nossas dicas, compartilhe com a família, assim criamos uma rede de apoio e promovemos que mais conteúdos úteis e funcionais se espalhem.

E não deixe de acompanhar as nossas demais publicações aqui no blog. Inclusive, se está sofrendo com o vaso sanitário entupido, temos um post especial para você.

Até a próxima!

[elementor-template id=”1572″]

Deixe uma resposta