Como vedar o vaso sanitário em 4 passos simples

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Lidar com o vazamento do vaso sanitário é definitivamente um grande inconveniente. Não só porque temos que passar horas e horas limpando a água que escorre da bacia, como também temos que lidar com os gases parados do esgoto, responsável pelo odor.

Como uma solução possível, muitas pessoas utilizam do famoso silicone, acreditando verdadeiramente que o transtorno será remediado.

Aliás, poucas pessoas sabem, mas aquele silicone branco passado em volta do vaso sanitário tem o seu propósito de ser. Para evitar que a água parada no vaso escorra, é preciso passar algum material resistente em torno do recipiente para vedá-lo.

Mas, sentimos em dizer que somente o silicone não é suficiente. Talvez, o seu problema seja resolvido por um tempo de maneira paliativa, mas não é garantia de uma solução efetiva. Então, como fazer a manutenção do vaso sanitário e evitar possíveis vazamentos? Isso é o que você aprenderá no post Fossa Trat de hoje.

Afinal, por que os vasos sanitários acabam vazando?

A causa mais comum para o vazamento dos vasos sanitários diz respeito ao anel de vedação, responsável por segurar a água da bacia e levá-la até o sistema de esgoto, no qual essa água receberá o devido tratamento.

Equipamentos para manutenção de vaso sanitário sobre local de madeira

O anel de vedação consiste em uma peça bem simples e facilmente reconhecida. Como o próprio nome já diz, a peça tem o formato de um anel, que pode ser feito de diversos materiais – de borracha a cera.

Geralmente, os anéis de vedação tendem a durar por muito tempo até mesmo mais do que o vaso sanitário propriamente dito, mas pode ser que ao longo de sua vida útil a peça venha a quebrar ou apresentar alguma rachadura que a leve ao vazamento.

Quando o anel de vedação está quebrado ou desgastado, não tem jeito. É preciso que a peça seja substituída imediatamente, do contrário o vaso sanitário passará a vazar por baixo.

Outro fator que pode levar à substituição do anel de vedação é a má instalação, afinal, se mal posicionado, não tende a obstruira passagem de água, o que pode gerar vazamentos da louça sanitária.

Claramente, o maior sinal de que está na hora de trocar o anel é a percepção de escape d’água na base da louça, mas se começar a notar uma descompressão de água, pode ser um sinal de que o anel está mal encaixado ou que a louça sanitária está solta.

A peça não é difícil de achar, estando presente em várias lojas de construção, e a sua instalação não demanda tantos materiais, é preciso apenas de poucas ferramentas e das dicas Fossa Trat, claro!

Como vedar o vaso sanitário sem erro

Quando percebem um vazamento na base da louça sanitária é comum que muitas pessoas recorram ao silicone. Logo, passam o material em volta do vaso e esperam que o mesmo seja capaz de estancar um problema interno.

Mão com luva amarela realizando desentupimento de vaso sanitário

Elas não estão de todo erradas, o silicone branco, comprado nas lojas de construção, é essencial para deixar a bacia do vaso sanitário fixa e estancar a água ali parada. Essenciais, mas não suficientes.

É crucial na instalação de um vaso sanitário que o anel de vedação esteja muito bem encaixado, do contrário a vedação externa de nada adiantará. Aprenda agora como fazer a vedação correta da bacia sanitária.

1. Remova a bacia sanitária

O primeiro passo é fazer a remoção do vaso e para isso é preciso remover os parafusos de segurança que fixam o compartimento ao chão. Outro ponto importante é retirar o silicone em volta do vaso para que fique mais fácil a sua remoção.

Feito isso, agora é hora de colocar a mão na massa. Movimente a peça, girando aos poucos para se certificar de que a mesma se soltou por completo do chão. Quando perceber que a peça descolou por completo, levante-a e retire toda a água interna. Posteriormente, a disponha em um local onde não esteja passível a quebra.

2. Retire os restos de vedação

Agora tudo vai depender do que você irá encontrar ao tirar a bacia. É possível que o vaso tenha sido instalado sem anel de vedação, o que já explica a causa dos vazamentos e do mau cheiro.

Mãos segurando cano do vaso sanitário retirando retos de vedação

Em contrapartida, é possível que você encontre ainda o anel de vedação em desgaste, se for o caso, use uma espátula para fazer a remoção do material que sobrou, tanto o que está preso ao flange quanto o que ficou na bacia, só tome cuidado na hora de manusear a peça para não quebrá-la.

Em seguida, remova o excesso de rejunte que está no chão e faça uma higienização no espaço para preparar a instalação do anel de vedação.

3. Instale o anel de vedação

Para a instalação do anel de vedação, é importante consultar as recomendações do fabricante, considerando que anéis de cera podem ser encontrados na forma adesiva, podendo ser colados diretamente na base do vaso ou no cano de saída de água.

Após assegurar que o anel já está bem encaixado, aplique o rejunte no piso somente na circunferência da bacia. Centralize o vaso sanitário em cima do rejunte, conferindo se os orifícios da louça estão alinhados com os da base. Só não esqueça de colocar os parafusos de volta.

4. Acabamentos e testes

Sequencialmente à instalação do vaso sanitário, faça a limpeza do rejunte excedente antes que seque e fique de difícil remoção. Para nivelar a base com o piso e certificar-se que o anel fará a compressão, sente na tampa do vaso repetidas vezes para que o seu peso pressione o anel.

Homem com roupas adequadas para o trabalho de encanador em frente vaso sanitário fazendo sinal de positivo

Depois de posicionar todas as peças em seus devidos lugares, abra o registro e aperte a descarga para ter certeza que o vazamento foi solucionado.

Viu só como em poucos passos você pode solucionar o inconveniente sem grandes empenhos? Agora, se está lidando com o entupimento de vasos sanitários, sem problemas, a Fossa Trat também tem dicas altamente eficazes.

Se gostou do post, não deixe de compartilhar o conteúdo com os amigos e familiares. Assim, você ajuda mais pessoas a terem acesso a dicas funcionais e contundentes para acabar de vez com o vazamento de vasos sanitários.

Até mais!

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Deixe uma resposta