No momento você está vendo Confira como desentupir vaso sanitário sem dificuldades!
como desentupir vaso sanitário

Confira como desentupir vaso sanitário sem dificuldades!

O vaso sanitário de sua casa está obstruído e você não sabe o que fazer? Dificilmente nos preocupamos em descobrir como desentupir vaso sanitário antes de o problema se manifestar.

No entanto, embora a tarefa possa ser um pouco desagradável, é extremamente importante para o bom funcionamento e a higiene de seu lar.

Por isso, a seguir, daremos algumas dicas de como desentupir vaso sanitário e de como prevenir a reincidência desse problema. Acompanhe!

O que causa o entupimento no vaso sanitário?

Embora seja uma prática comum em outros países, aqui jogar papel higiênico no vaso não é uma boa ideia. Há diferenças estruturais em nossa rede de tratamento de esgoto, no tipo de encanamento e na qualidade de nosso saneamento básico que tornam esse um hábito prejudicial. E, mesmo desconsiderando esse fator, é preciso lembrar de que, para que esse tipo de material desça pela tubulação, é preciso mais cargas de água na descarga, o que gera mais custos e desperdício desse recurso cada vez mais escasso.

Além do papel, outros objetos comumente despejados ali e que causam entupimento e outros problemas são:

  • Lenços umedecidos.
  • Lentes de contato.
  • Absorvente íntimo.
  • Preservativo.
  • Fio dental.
  • Cabelos.
  • Cotonetes.
  • Embalagens diversas.
  • Cigarros.

6 dicas de como desentupir vaso sanitário

Há diversas formas de como desentupir vaso sanitário com obstruções leves. Entre elas, estão:

1. Bicarbonato de sódio e vinagre

Uma forma prática de desentupir vaso sanitário é aplicar no dispositivo ou na tubulação algo em torno de 250 gramas de bicarbonato junto a 100 ml de vinagre. Depois, é só esperar a reação química ser feita e despejar entre dois e três litros de água quente.

2. Água sanitária

Para casos simples de entupimento causado por acúmulo de dejetos, a água sanitária pode resolver o problema. Para isso, basta despejar meio litro do produto no vaso, deixar agir por uma hora e, então, dar a descarga.

3. Cabide de arame

Se o objeto que está causando a obstrução está visível no equipamento, você pode tentar “pescá-lo”, com um cabide de arame. Para evitar avarias na louça do vaso, coloque uma fita adesiva na ponta do instrumento.

4. Desentupidor convencional

Essa é a forma mais tradicional de como desentupir vaso sanitário. A dinâmica é bem simples, usa-se a vedação do ar e da passagem de água para gerar vácuo para empurrar o que estiver obstruindo o dispositivo.

Para utilizar o desentupidor, é fácil: basta colocá-lo dentro do vaso, tampando a saída de água e estocando algumas vezes até que a obstrução vá embora. Para que o procedimento seja eficiente, é preciso que haja bastante água dentro do dispositivo.

5. Detergente e água fervente

Dilua uma pequena quantidade de detergente em água fervente e jogue a mistura no vaso sanitário. Depois, dê a descarga. Se não funcionar, você pode fazer uma nova tentativa em seguida. Essa é uma forma de como desentupir vaso sanitário com obstruções mais leves.

6. Vedação do vaso sanitário

Comece cobrindo o assento do sanitário com um plástico filme. Verifique, então, se não ficou nenhum espacinho de passagem de ar. Depois, feche a tampa, sente-se com cuidado sobre ela e dê a descarga por cerca de 30 segundos.

Como prevenir novos entupimentos no vaso sanitário?

Um vaso entupido, além de ser algo extremamente desagradável e que compromete a higiene geral do banheiro, pode, ainda, trazer mau cheiro para os outros ambientes, provocar o entupimento de tubulações, proliferação de doenças e o retorno do esgoto para a residência.

Por isso, prevenir é sempre mais prático, barato e seguro. E um dos métodos mais efetivos para isso é utilizar biorremediadores. Esses são produtos biológicos, que não agridem o meio ambiente e que são seguros para os seres humanos.

Eles são feitos à base de bactérias do bem, que irão degradar gorduras, açúcares e proteínas, entre outros compostos orgânicos, podendo ser aplicados em vasos sanitários, fossas sépticas, caixas de gordura, ralos e tubulações diversas.

E então, ficou mais claro para você como desentupir vaso sanitário e como evitar esse transtorno? Ficou com alguma dúvida sobre os biorremediadores? Deixe sua mensagem nos comentários.

[elementor-template id=”1572″]

Deixe um comentário