Confira como desentupir vaso sanitário sem dificuldades!

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

O vaso sanitário de sua casa está obstruído e você não sabe o que fazer? Dificilmente nos preocupamos em descobrir como desentupir vaso sanitário antes de o problema se manifestar.

No entanto, embora a tarefa possa ser um pouco desagradável, é extremamente importante para o bom funcionamento e a higiene de seu lar.

Por isso, a seguir, daremos algumas dicas de como desentupir vaso sanitário e de como prevenir a reincidência desse problema. Acompanhe!

O que causa o entupimento no vaso sanitário?

Embora seja uma prática comum em outros países, aqui jogar papel higiênico no vaso não é uma boa ideia. Há diferenças estruturais em nossa rede de tratamento de esgoto, no tipo de encanamento e na qualidade de nosso saneamento básico que tornam esse um hábito prejudicial. E, mesmo desconsiderando esse fator, é preciso lembrar de que, para que esse tipo de material desça pela tubulação, é preciso mais cargas de água na descarga, o que gera mais custos e desperdício desse recurso cada vez mais escasso.

Além do papel, outros objetos comumente despejados ali e que causam entupimento e outros problemas são:

  • Lenços umedecidos.
  • Lentes de contato.
  • Absorvente íntimo.
  • Preservativo.
  • Fio dental.
  • Cabelos.
  • Cotonetes.
  • Embalagens diversas.
  • Cigarros.

6 dicas de como desentupir vaso sanitário

Há diversas formas de como desentupir vaso sanitário com obstruções leves. Entre elas, estão:

1. Bicarbonato de sódio e vinagre

Uma forma prática de desentupir vaso sanitário é aplicar no dispositivo ou na tubulação algo em torno de 250 gramas de bicarbonato junto a 100 ml de vinagre. Depois, é só esperar a reação química ser feita e despejar entre dois e três litros de água quente.

2. Água sanitária

Para casos simples de entupimento causado por acúmulo de dejetos, a água sanitária pode resolver o problema. Para isso, basta despejar meio litro do produto no vaso, deixar agir por uma hora e, então, dar a descarga.

3. Cabide de arame

Se o objeto que está causando a obstrução está visível no equipamento, você pode tentar “pescá-lo”, com um cabide de arame. Para evitar avarias na louça do vaso, coloque uma fita adesiva na ponta do instrumento.

4. Desentupidor convencional

Essa é a forma mais tradicional de como desentupir vaso sanitário. A dinâmica é bem simples, usa-se a vedação do ar e da passagem de água para gerar vácuo para empurrar o que estiver obstruindo o dispositivo.

Para utilizar o desentupidor, é fácil: basta colocá-lo dentro do vaso, tampando a saída de água e estocando algumas vezes até que a obstrução vá embora. Para que o procedimento seja eficiente, é preciso que haja bastante água dentro do dispositivo.

5. Detergente e água fervente

Dilua uma pequena quantidade de detergente em água fervente e jogue a mistura no vaso sanitário. Depois, dê a descarga. Se não funcionar, você pode fazer uma nova tentativa em seguida. Essa é uma forma de como desentupir vaso sanitário com obstruções mais leves.

6. Vedação do vaso sanitário

Comece cobrindo o assento do sanitário com um plástico filme. Verifique, então, se não ficou nenhum espacinho de passagem de ar. Depois, feche a tampa, sente-se com cuidado sobre ela e dê a descarga por cerca de 30 segundos.

Como prevenir novos entupimentos no vaso sanitário?

Um vaso entupido, além de ser algo extremamente desagradável e que compromete a higiene geral do banheiro, pode, ainda, trazer mau cheiro para os outros ambientes, provocar o entupimento de tubulações, proliferação de doenças e o retorno do esgoto para a residência.

Por isso, prevenir é sempre mais prático, barato e seguro. E um dos métodos mais efetivos para isso é utilizar biorremediadores. Esses são produtos biológicos, que não agridem o meio ambiente e que são seguros para os seres humanos.

Eles são feitos à base de bactérias do bem, que irão degradar gorduras, açúcares e proteínas, entre outros compostos orgânicos, podendo ser aplicados em vasos sanitários, fossas sépticas, caixas de gordura, ralos e tubulações diversas.

E então, ficou mais claro para você como desentupir vaso sanitário e como evitar esse transtorno? Ficou com alguma dúvida sobre os biorremediadores? Deixe sua mensagem nos comentários.

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Este post tem 2 comentários

  1. João Carlos Bacellar

    Nas dicas não foi citado o fossa trat, afinal pra que serve?

    1. Fossatrat

      Olá João, tudo bom? O Fossa Trat (Fossatrat) é uma tecnologia biológica com alta concentração de microrganismos que degradam os restos orgânicos que ficam no sistema de esgoto residencial, condomínios, restaurantes ou qualquer outro lugar que tenha esses resíduos. Esses microrganismos se alimentam de restos orgânicos que ficam nas tubulações, caixa de gorduras e fossas.

Deixe uma resposta