Desentupimento de caixa de gordura: 8 dicas para não errar na limpeza

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

A caixa de gordura é um dispositivo essencial para o bom funcionamento do encanamento doméstico. No entanto, é comum que ela acabe entupindo – por falta de manutenção periódica ou em razão de maus hábitos, como despejar óleo no ralo da pia, além de restos de alimentos. Nessa hora, é importante saber como executar o desentupimento de caixa de gordura.

Neste artigo, compreenda melhor o funcionamento do recipiente, como fazer a limpeza e evitar que casos de entupimento se tornem frequentes. Acompanhe a seguir.

Como saber que há um entupimento na caixa de gordura?

A caixa de gordura recebe a água que vem da cozinha e a acondiciona. Acontece que essa água acaba sendo escoada com uma quantidade de óleo e de gordura. A caixa de gordura tem a função de separar esses itens.

No dispositivo, há uma parede divisória com uma passagem de água por baixo. Como a gordura é mais leve do que a água, ela fica boiando e não passa por essa abertura. Com isso, somente a água atravessa e acaba na rede pública e a gordura presa não contamina o esgoto.

Naturalmente, esse recipiente em dado momento enche e, se não houver limpeza, irá entupir. Entre os principais indícios de que você precisa limpar logo sua caixa de gordura, estão:

  • Odor desagradável no ralo da pia e próximo à caixa de gordura.
  • Gordura transbordando pela tampa do dispositivo.
  • Escoamento lento de água na pia da cozinha.
  • Borbulhamento nos canos ligados à caixa quando a água escoa.

8 dicas para fazer o desentupimento de caixa de gordura

Para executar essa ação:

  1. Utilize roupas adequadas e proteja-se: prefira vestir roupas velhas e calçados fechados para essa atividade. Também é fundamental utilizar luvas de borracha. É recomendado o uso de máscara de proteção, já que o cheiro, sobretudo no momento de abrir a caixa de gordura, poderá ser intenso e desagradável.
  2. Separe sacos de lixo: utilize sacos de lixo resistentes para armazenar os resíduos. Evite utilizar sacolas plásticas, que poderão facilmente romper-se.
  3. Abra a tampa da caixa de gordura: você pode utilizar uma chave de fenda para facilitar a tarefa.
  4. Retire os resíduos: para proceder com o desentupimento de caixa de gordura, retire os resíduos do dispositivo. Você pode utilizar as mãos (com luvas), espátulas, baldes ou potes que caibam no equipamento. Então, deposite-os nos sacos de lixo.
  5. Limpe as peças do equipamento: também é importante executar a limpeza da tampa e das laterais da caixa. Para isso, utilize sabão e água à temperatura ambiente. A palha de aço também pode facilitar a remoção do excesso de resíduos.
  6. Feche o dispositivo: agora que você fez o desentupimento de caixa de gordura, feche o recipiente novamente.
  7. Faça o descarte dos resíduos: não jogue esses dejetos em tanques, vasos sanitários ou em terrenos baldios. Eles poderão ser descartados via coleta convencional de resíduos sólidos, tomando-se o cuidado de não colocar líquido com a gordura no saco de lixo.
  8. Verifique se o problema foi resolvido: se perceber sinais de entupimento mesmo depois de ter feito a limpeza do dispositivo, pode ter entrado gordura da caixa dentro do cano. Para casos mais graves, é importante contratar uma empresa desentupidora. Ela utilizará equipamento profissional para o desentupimento de caixa de gordura.

Como evitar ter de fazer constantemente o desentupimento de caixa de gordura?

Para evitar esse incômodo, não jogue óleo de cozinha ou restos de comida no ralo da pia. Outra boa prática é utilizar os biorremediadores. Esses compostos biológicos são feitos à base de microrganismos conhecidos como bactérias do bem. Essas se multiplicam no recipiente, decompõem a gordura e digerem-na. Essa é uma ação sustentável, que agiliza de modo natural a degradação de resíduos, ajudando a eliminá-los do meio ambiente.

Com isso, a caixa de gordura deve manter-se limpa por mais tempo, sem mau cheiro ou atrativos para pragas como baratas e ratos.

E então, ficou mais fácil agora fazer o desentupimento de caixa de gordura? Já conhecia a ação dos biorremediadores? Deixe sua mensagem nos comentários.

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Este post tem 2 comentários

  1. Jorge

    Onde encontrar ou melhor o que são esses biorremediadores?Da para explicar melhor essas”informações “???

Deixe uma resposta