Desentupir vaso com papel filme: saiba se é possível e adequado

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Quando o vaso sanitário entope, é normal buscar mil e uma técnicas para tirar do caminho o que está obstruindo. Nesse sentido, pode-se dizer que nem todas são eficientes e indicadas, afinal mexer com encanamento é uma coisa que deve ser feita com cautela e precisão.

Algumas pessoas optam por desentupir o vaso com papel filme quando as outras alternativas não dão certo. Mas será que fazer isso é realmente adequado? E outra: será que funciona?

A Fossa Trat, hoje, vai tirar todas as dúvidas que possam surgir desse meio diferente de desobstruir a privada. Quer saber mais? Então, vamos lá!

Como desentupir vaso sanitário com papel filme? Saiba como funciona

Uma das maneiras mais “loucas” encontradas para desentupir o vaso é utilizando o papel filme, aquele rolinho de plástico que as pessoas usam na cozinha para embalar ingredientes ou deixar pratos prontos guardados para uma refeição, livres de mosquitos.

Rapaz feliz com um desentupidor na mão

É estranho pensar que um item de cozinha pode ajudar no banheiro dessa forma, mas é aquele famoso macetinho que resolve quase tudo, não é? Só que é realmente adequado fazer? Será que não prejudica o vaso? E, aliás, como funciona essa proeza?

Bem, para essa última pergunta, segue a resposta:

Desentupindo com papel filme

Fazer dessa forma não é tão difícil, basta secar bem a parte externa do vaso sanitário, colocando o papel em várias camadas de modo que fique bem firme, geralmente umas 4 ou 5 camadas são necessárias para que não sejam rompidas e a água não acabe sujando todo o banheiro. Lembre-se: é água de vaso sanitário, ou seja, suja!

Depois disso, basta fechar a tampa do vaso e acionar a descarga. Com a descarga, há uma grande pressão exercida e um vácuo, que faz com que todos os dejetos desçam pelo encanamento sem travar no meio do caminho.

Fazer esse processo é indicado? Fossa Trat responde!

O procedimento pode funcionar, mas isso não quer dizer que seja indicado, afinal, mesmo sem usar nenhum produto, ainda é agressivo ao encanamento. Dessa forma, não, não é indicado realizá-lo.

Primeiro porque o vácuo e a pressão exercida por ele pode fazer com que os encanamentos se desgastem. Caso estes estejam fracos, a um passo de quebrar, as rupturas podem acontecer.

O segundo motivo é porque pode nem acontecer do vácuo descer, e sim a pressão estourar todo o papel filme, assim, toda a água que você achou que desceria, vai subir. Já imaginou a bagunça que vai ficar no banheiro? Além de todo o risco que as bactérias oferecem, afinal são dejetos do corporais.

Então, como impedir que o vaso sanitário fique entupido?

Você sabia que jogar papel no vaso sanitário é uma das práticas que pode prejudicar o seu bom funcionamento? Pois é, há diversas regiões que não possuem o esgoto público oferecido pelo poder municipal, então precisam usar fossas sépticas ou negras. Assim, esse material pode obstruir os canos ou sedimentar o fundo da fossa, prejudicando sua armazenagem.

Mulher pensativa olhando para cima

E não é só o papel que não é indicado, ok?! Ele ainda pode se decompor, mas absorventes, fraldas e outros itens parecidos possuem plástico e outros materiais mais resistentes à passagem do tempo.

Ainda, deixar fios de cabelos irem para o encanamento é outra prática errada. Sabe quando há aquele mau cheiro no ralo do box e, quando você abre, tem várias sujeiras grudadas, principalmente em fios de cabelos. Se esses, mesmo em pouca quantidade, podem entupir os ralos, que dirá os encanamentos que não são limpos de tempos em tempos.

Assim, é preciso não cometer nenhum desses erros para que o encanamento da sua casa conserve sua funcionalidade e qualidade. E nada de usar técnicas loucas para desentupir o vaso sanitário! É sempre melhor usar produtos adequados porque eles não danificam nada da sua rede de tubulação. Aquela solução barata e prática, no fim, pode sair muito cara!

Qual o jeito certo de desentupir o vaso sanitário?

Como já dissemos, as técnicas baratas podem sair caras no final, ninguém merece ter problemas com a própria rede de esgoto. Chamar um encanador para desentupir? Ajuda sim, mas, no fim, pode resolver apenas o problema momentaneamente.

Mulher com segurando produtos de limpeza

O certo é usar um produto que possa resolver não só na hora, mas cuidar para que outros entupimentos ocorram. O único produto com poder disso e que é totalmente amigo do ambiente é aquele que contém bactérias biodigestoras.

Um exemplo disso é Fossa Trat, claro! Ele é composto por bactérias boas que têm o poder de agir contra os dejetos presos nas tubulações e nas fossas sépticas que podem atrapalhar o bom funcionamento de tudo. E o melhor de tudo: sem precisar de equipamentos para esvaziar o compartimento, sem técnicas absurdas e sem oferecer riscos à saúde e ao ambiente.

Viu como é simples? Por isso, nada de desentupir o vaso com papel filme, tudo bem? Faça do jeito certo! E para conferir mais dicas, não deixe de nos seguir, temos conteúdos incríveis e muito úteis que são postados semanalmente.

Até a próxima!

Deixe uma resposta