Dicas de finanças para representantes comerciais
dicas de finanças para representantes comerciais

Dicas de finanças para representantes comerciais

Os representantes comerciais atuam como facilitadores de relacionamento entre produtores, fornecedores e clientes, oferecendo produtos de forma eficaz e qualificada. Entretanto, para que o negócio opere bem e de forma segura, permitindo que o profissional faça uma administração assertiva, é preciso ter um bom controle sobre as finanças.

A gestão financeira, sem dúvidas, pode ser um tanto burocrática e pode trazer diversas dúvidas. No entanto, a disciplina nesse processo é fundamental para fazer provisões, reduzir custos e investir em novas possibilidades de negócio.

Neste artigo, confira algumas dicas para representantes comerciais lidarem com as finanças. Acompanhe a seguir.

Gestão financeira para representantes comerciais: veja essas dicas!

Para lidar com as finanças do seu empreendimento, é essencial colocar em prática alguns passos, como:

1. Não confundir gastos pessoais e profissionais

Um dos principais cuidados que os representantes comerciais devem ter no que diz respeito ao seu financeiro é estabelecer o limite entre os gastos pessoais e os profissionais.

Essa distinção deve ser clara para que as responsabilidades financeiras pessoais e profissionais não se misturem, mesmo que ambas sejam arcadas por você.

Uma boa maneira de evitar problemas dessa natureza é a criação de duas contas distintas. O mesmo serve para cartões de crédito e débito, que devem ser separados entre pessoais e profissionais.

2. Registrar todas as movimentações financeiras

Para manter as finanças em dia, os representantes comerciais devem ter como hábito o registro de toda a movimentação do dinheiro da sua representação.

A organização é fundamental para o acompanhamento das finanças dos representantes comerciais. Portanto, estabeleça uma rotina de registros que devem ser feitos tão logo ocorram as entradas e saídas de dinheiro do caixa. Essa prática deve ser feita com disciplina e continuidade.

E não vale se sabotar! É preciso anotar tudo: desde as principais transações até os copinhos de café. Isso ajudará você a ter uma visão mais clara quanto à saúde financeira do negócio e a conhecer as suas principais oportunidades e gargalos financeiros.

3. Criar um planejamento financeiro

Apenas a habilidade em vendas não garante o sucesso dos representantes comerciais. É preciso aliar essa qualidade a um planejamento financeiro sólido e consistente do negócio.

Tal planejamento influencia na tomada de decisões da representação, sendo fundamental para que os profissionais possam administrar o seu negócio de forma mais segura, reduzindo custos, traçando estratégias, fazendo provisões e detectando novas oportunidades.

4. Organizar a rotina de atividades financeiras

O movimento financeiro de um negócio e a administração do seu capital e patrimônio envolvem uma série de atividades. Para manter tudo sob controle, é preciso muita organização e disciplina.

A rotina das finanças envolve o planejamento dos recursos, o controle das contas a pagar e a receber, os processos fiscais, os pagamentos, cobranças e recebimentos, o fluxo de caixa, a análise de investimentos e oportunidades, entre outros. As ferramentas de tecnologia podem facilitar o processo da gestão financeira.

5. Entender a diferença entre quantidade e qualidade

Outro aspecto importante a ser observado pelos representantes comerciais é a distinção entre quantidade e qualidade. Afinal, no anseio de aumentar o faturamento, alguns profissionais acabam desejando aumentar o número de empresas e carteiras de clientes atendidas. Isso pode acabar prejudicando o atendimento, o relacionamento e a qualidade do serviço prestado.

Nesse sentido, é importante investir em oportunidades de negócio que tragam um bom retorno e traçar estratégias para fornecer um atendimento de alta performance para os clientes.

Controlar e organizar as finanças são habilidades que devem ser desenvolvidas por todos os representantes comerciais. Ter o controle financeiro do seu negócio é um diferencial para que a prática seja a mais lucrativa possível.

O planejamento financeiro ajuda a definir objetivos e traçar planos de ação. Colocando essas dicas em práticas, é possível construir um caminho mais sólido rumo a uma realidade concreta de sucesso.

E você, já coloca essas dicas em prática? Tem algum conselho para compartilhar com outros representantes comerciais? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

[elementor-template id=”1572″]

Deixe uma resposta