Limpar banheiro com vinagre e detergente: pode ou não pode? 

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Para deixar nossa casa sempre limpa e organizada, é comum procurarmos alternativas para otimizar a faxina, assim como facilitar a remoção de sujeiras. Uma dessas alternativas é o vinagre, que todo mundo começou a incluir entre os itens de limpeza.

O detergente é só mais uma das alternativas que podem ser combinadas com esse ácido. Com essa inclusão, surge a dúvida: limpar banheiro com vinagre e detergente funciona? Essa preocupação advém do medo de corroer o piso e o azulejo ou manchá-los.

Hoje, a Fossa Trat vai responder essa dúvida, assim como todas as outras que possam surgir sobre o assunto. Acompanhe a leitura para saber mais!

Vinagre e limpeza combinam? Saiba se ele funciona mesmo!

Limpar a casa. Para alguns, uma terapia, para outros, uma obrigação. Coisa boa ou não, é necessário não só para organização do espaço, mas para garantir a saúde dos moradores e seu bem-estar. Afinal, morar em um local sujo causa muito incômodo e pode acarretar em doenças, como infecções e alergias.

Imagem fundo preto e frasco de produto de limpeza e de vinagre sobre mesa de madeira

Essa limpeza se torna ainda mais necessária quando falamos do banheiro. Além de ser o cômodo que usamos para fazer nossas necessidades fisiológicas e praticarmos a higiene pessoal, seja tomando banho, escovando os dentes ou lavando as mãos.

Por isso, saber como tirar o mau cheiro do banheiro e limpá-lo corretamente é extremamente importante!

Os produtos de limpeza para fazer essa faxina, seja ela leve ou pesada, são inúmeros, mas é comum que um produto que não faz parte desse setor de higienização entre no meio: o vinagre. O líquido ácido usado na preparação e saborização de alimentos ganhou uma nova serventia, a de eliminar sujeiras.

Mas, cá entre nós, ele realmente funciona? Existem muitas receitas caseiras de pessoas de vários lugares que gostam de adicioná-lo na faxina para retirar sujeiras mais grossas, desengordurar e, até mesmo, branquear.

O que podemos dizer é que ele realmente pode ser um aliado no momento da faxina, mas que as pessoas têm que ter muito cuidado para misturá-lo, já que algumas substâncias, quando combinadas, causam reações alérgicas e, na pior das hipóteses, podem queimar a pele. Abaixo, segue um resumo do que NÃO fazer com o vinagre:

  • Misturá-lo com água sanitária – o resultado é um gás de cloro que pode causar asfixia, ardência nos olhos e na pele, assim como tosse;
  • Usá-lo como um sabão – a sua propriedade de limpeza não diminui a importância da higienização com o sabão e água;
  • Aplicar em porcelanato – o vinagre reduz o brilho do piso, tornando-o opaco;
  • Passá-lo em mármore – pode parecer tentador usar o vinagre para higienizar a bancada da pia ou uma mesa de mármore, mas isso é um erro, visto que suas substâncias podem corroer o material.

Evitando tudo isso, sua saúde não será prejudicada. Se você tem feito isso, aproveite para não realizar mais, preservando sua saúde e contribuindo para a durabilidade dos móveis e superfícies de sua casa.

Mas, em suma, sim, ele pode ser usado para higienizar o seu banheiro com o detergente, é uma boa alternativa!

Limpar banheiro com vinagre e detergente: saiba como fazer!

É muito fácil incluir o detergente e o vinagre na limpeza, basta fazer tudo na medida adequada e não cometer os erros que foram citados no tópico anterior! A fórmula é:

  • Adicione uma porção de vinagre para duas de água;
  • Pegue a mistura e coloque um pouco de detergente, cerca de algumas gotas – pode ir por olho mesmo, apenas tomando cuidado para não acrescentar muito;
  • Misture novamente e depois coloque em um borrifador ou em um recipiente prático para limpar.

Depois disso, é só aproveitar e passar nos rejuntes e no azulejo ou chão para tirar o limo. É importante prestar atenção nas áreas em que há bastante acúmulo de sujeira, como a parte do box onde cai a água do chuveiro, na parede próxima ao chão, assim como no box.

É importante deixá-lo agir um pouco e depois esfregar com uma escovinha de cerdas mais macias, para não marcar o chão, e usar escovas velhas de dente para eliminar a sujeira dos rejuntes mais encardidos.

Para a pia, também procure esfregar bastante com uma esponja, assim ajuda na remoção das manchas e pequenos acúmulos de impurezas.

Depois de aplicado em tudo, procure enxaguar bem para remover todos os resquícios desses produtos. Ainda, não deixe de usar um desinfetante para tirar todas as bactérias e deixar um cheirinho agradável. E não se esqueça de enxugar bem o espaço!

E se você quer saber se eles também ajudam a limpar e tirar o cheiro ruim do vaso sanitário, a resposta é sim, mas temporariamente. O ideal é utilizar outros produtos mais específicos, como um desinfetante e um biodigestor para limpar o encanamento e eliminar todos os resíduos de desejos que possam ficar parados ali.

No fim, o vinagre é um bom auxílio na faxina, mas não deve substituir tudo, até porque tem coisas que o produto não consegue fazer, como desinfetar os objetos.

Imagem de banheiro com peças e azulejos brancos, com espelho em formato de gota, bem como bancada suspensa de madeira

 

Agora que você já sabe como limpar o banheiro com vinagre, se desejar saber mais dicas de limpeza, dicas para cuidar do encanamento de sua casa ou comércio e muito mais, fique sempre ligado(a) no blog da Fossa Trat, nossos conteúdos são cheios de informações para te ajudar!

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Deixe uma resposta