Para sua Casa

Mau cheiro no ralo do box: entenda os motivos e como evitá-los

Você certamente já deve ter vivenciado a seguinte situação: 

Após uma longa rotina de trabalho, ao chegar em casa, decidiu tomar um banho para relaxar e revitalizar as sua energias, mas, ao abrir o box e entrar debaixo do chuveiro, percebeu um odor terrível advindo do ralo.

Esta situação é bem comum, posto que ralos, sejam de pias ou banheiros, estão sujeitos a exalar mau cheiro. Comum, mas não normal. Odores provenientes de ralos do box podem sinalizar um problema no sistema de evasão da água. 

O mau cheiro em ralos de banheiros possui causas de fácil identificação e as resoluções, geralmente, são bem funcionais.

Pensando nisso, nós da equipe Fossa Trat selecionamos os principais motivos que acarretam o mau cheiro dos ralos em banheiros, além de te oportunizar conhecer algumas dicas que podem resolver este problema de forma eficiente.

Por que os ralos ficam com mau cheiro?

A resposta é simples. Ralos, em geral, ficam com mau cheiro, quando estão entupidos.

Perceba que o ralo do banheiro está muito propício ao entupimento, uma vez que o excesso de água, de fios de cabelo e até mesmo de espuma de shampoo pode ocasionar a obstrução da passagem de água, acarretando o odor análogo ao cheiro de esgoto.

Background, texture. Tile in close-up

Isto se deve à impossibilidade do ralo fazer a sucção da água, devido aos detritos que lhes são depositados, assim, o mau cheiro advém destes resíduos.

Mas, ao certificar-se de que não há nenhuma obstrução da passagem de água em seu ralo do banheiro, melhor seria verificar outros possíveis fatores do mau cheiro. 

Se ao abrir a tampa do ralo, você perceber que ele está muito seco, há aí a possibilidade de um vazamento na tubulação

Esse fator é bem complicado, posto que os ralos dos banheiros são projetados para reservarem uma quantidade de água que previne a volta de gases pelo encanamento. Ausente esta barreira, tem-se o mau cheiro, constituído da concentração de todos os resíduos do canal de esgoto.

Por fim, ainda temos um outro fator que merece o nosso olhar atento, a verificação da instalação do ralo. Em tese, se o ralo instalado não é adequado ao ambiente, o mau cheiro se instalará em seu banheiro de forma espontânea e, em caso de não substituição, perenemente.

Mas, então, como acabar com o mau cheiro do ralo?

Agora que sabemos os principais motivos que acarretam aquele odor indesejável em nosso ralo do banheiro, fica a seguinte pergunta: como acabar com esse mau cheiro?

Em verdade, uma vez conhecidas as causas, torna-se fácil encontrar resoluções efetivas para o problema. Vejamos!

Ralo entupido

Em caso de entupimento é preciso livrar-se dos elementos obstrusivos, que, comumente, encontram-se enroscados na tampa do ralo. Nesse sentido, faça a limpeza frequente do ralo, certificando-se de que todos os detritos foram retirados, liberando a passagem de água.

Entrementes, se perceber que o entupimento está aquém do seu escopo visual, encontrando-se na parte interna do ralo, você com certeza precisará de uma limpeza mais pesada e eficiente.

Bem sabemos, que o desentupimento dos ralos de banheiro nem sempre é uma tarefa fácil, posto que requer tempo e cuidado para não romper nenhum encanamento. Para tanto, você pode contar com o serviço de uma desentupidora de qualidade para averiguar as verdadeiras causas do entupimento e, posteriormente, a resolução.

Ralo seco

Quando passamos para o segundo fator, no qual há a percepção da secura do ralo, o mau cheiro pode ser resolvido com o abastecimento da água ausente.

Contudo, como já explanamos aqui não é normal a evasão total da água no ralo do banheiro, o que nos leva a cogitar possíveis rachaduras no ralo, ou ainda, problemas de vazamento na tubulação que escorre a água. 

Se for o caso, a única solução eminente é a substituição da tubulação danificada.

Instalação inadequada

Agora, quando o mau cheiro vincula-se à instalação de um ralo inapropriado ao ambiente, não há outra opção a não ser a troca da peça por completo, uma vez que o odor indesejável pode persistir por longos períodos de tempo, em caso de não adequação.

Dicas bônus: como fazer a limpeza do ralo do banheiro

A limpeza periódica do ralo de seu banheiro é extremamente importante para preveni-lo de eventuais entupimentos, que ocasionam o mau cheiro, além de manter o ambiente saudável e limpo.

Quando o assunto é limpeza de ralos, encontramos uma série de soluções que podem nos ajudar a manter o ralo de nosso banheiro sempre protegido e limpo. 

Hoje a Fossa Trat separou duas dicas incríveis de limpeza para ralos que você pode fazer para evitar aquele terrível cheiro de esgoto. Vamos a elas?

  • Vinagre e bicarbonato de sódio: contra o mau cheiro do ralo
  • ½ xícara de bicarbonato de sódio;
  • 3, 5 l de água morna;
  • 1 xícara de vinagre branco;

Misture todos os ingredientes em um recipiente e depois despeje a mistura homogênea no ralo. Por fim, espere agir por cerca de 30 min.

Devemos ressaltar que esta dica é emergencial e não substitui as soluções efetivas aqui explanadas às causas do problema. Portanto, averigue os motivos do mau cheiro que advém do ralo de seu banheiro e busque as resoluções supracitadas para garantir que o odor de seu ralo seja dissipado por completo sem possibilidade de retorno.

Biorremediadores:

O uso de biorremediadores é a forma mais prática e efetiva para eliminar os elementos obstrusivos que se aglomeram no ralo do banheiro, causando o entupimento.

Por serem sustentáveis e projetados em alta tecnologia, os biorremediadores são extremamente funcionais na degradação dos detritos, posto que seus microrganismo naturais atuam diretamente no combate ativo dos entupimentos e mau cheiro. 

Ficou curioso? Você pode saber mais sobre esse produto no post que postamos aqui no blog. Corre lá! E aí, gostou do post? Esperamos que estas informações tenham sido úteis a você.

Para mais conteúdo como esse, acompanhe sempre o nosso blog. Aqui postamos dicas valiosas que realmente valem o seu tempo.

Nos vemos em breve.
[elementor-template id=”1572″]

Fossatrat

Recent Posts

Banheiro para motorhome: por que tem cheiro forte e como evitar!

Motorhome, a famosa casa sobre rodas é um dos maiores sonhos de consumo dos amantes…

52 anos ago

Para que serve soda cáustica? Conheça as desvantagens de uso!

A soda cáustica é uma substância criada por meio de uma reação entre água e…

52 anos ago

Mordida de lacraia: conheça esse animal e veja os sintomas da sua picada!

A mordida da lacraia é algo que pode acontecer corriqueiramente, não é mesmo? Contudo, não…

52 anos ago

Mordida de lacraia: o animal, sintomas e como evitar!

Mordida de lacraia: conheça esse animal e veja os sintomas da sua picada!A mordida da…

52 anos ago

Conheça 6 tipos de descartes que fazem o vaso entupir!

Quem nunca passou por esse problema, não é mesmo? Todas as casas já precisaram desobstruir…

52 anos ago

O que faz o vaso entupir? Confira seis possíveis causas!

Conheça 6 tipos de descartes que fazem o vaso entupir!Quem nunca passou por esse problema,…

52 anos ago