No momento você está vendo Mau cheiro no ralo do box: entenda os motivos e como evitá-los

Mau cheiro no ralo do box: entenda os motivos e como evitá-los

Você certamente já deve ter vivenciado a seguinte situação: 

Após uma longa rotina de trabalho, ao chegar em casa, decidiu tomar um banho para relaxar e revitalizar as sua energias, mas, ao abrir o box e entrar debaixo do chuveiro, percebeu um odor terrível advindo do ralo.

Esta situação é bem comum, posto que ralos, sejam de pias ou banheiros, estão sujeitos a exalar mau cheiro. Comum, mas não normal. Odores provenientes de ralos do box podem sinalizar um problema no sistema de evasão da água. 

Pés de uma pessoa tomando banho descalça com o ralo no centro

O mau cheiro em ralos de banheiros possui causas de fácil identificação e as resoluções, geralmente, são bem funcionais.

Pensando nisso, nós da equipe Fossa Trat selecionamos os principais motivos que acarretam o mau cheiro dos ralos em banheiros, além de te oportunizar conhecer algumas dicas que podem resolver este problema de forma eficiente.

Por que os ralos ficam com mau cheiro?

A resposta é simples. Ralos, em geral, ficam com mau cheiro, quando estão entupidos.

Perceba que o ralo do banheiro está muito propício ao entupimento, uma vez que o excesso de água, de fios de cabelo e até mesmo de espuma de shampoo pode ocasionar a obstrução da passagem de água, acarretando o odor análogo ao cheiro de esgoto.

Background, texture. Tile in close-up

Isto se deve à impossibilidade do ralo fazer a sucção da água, devido aos detritos que lhes são depositados, assim, o mau cheiro advém destes resíduos.

Mas, ao certificar-se de que não há nenhuma obstrução da passagem de água em seu ralo do banheiro, melhor seria verificar outros possíveis fatores do mau cheiro. 

Se ao abrir a tampa do ralo, você perceber que ele está muito seco, há aí a possibilidade de um vazamento na tubulação

Esse fator é bem complicado, posto que os ralos dos banheiros são projetados para reservarem uma quantidade de água que previne a volta de gases pelo encanamento. Ausente esta barreira, tem-se o mau cheiro, constituído da concentração de todos os resíduos do canal de esgoto.

Por fim, ainda temos um outro fator que merece o nosso olhar atento, a verificação da instalação do ralo. Em tese, se o ralo instalado não é adequado ao ambiente, o mau cheiro se instalará em seu banheiro de forma espontânea e, em caso de não substituição, perenemente.

Mas, então, como acabar com o mau cheiro do ralo?

Agora que sabemos os principais motivos que acarretam aquele odor indesejável em nosso ralo do banheiro, fica a seguinte pergunta: como acabar com esse mau cheiro?

Em verdade, uma vez conhecidas as causas, torna-se fácil encontrar resoluções efetivas para o problema. Vejamos!

Ralo entupido

Em caso de entupimento é preciso livrar-se dos elementos obstrusivos, que, comumente, encontram-se enroscados na tampa do ralo. Nesse sentido, faça a limpeza frequente do ralo, certificando-se de que todos os detritos foram retirados, liberando a passagem de água.

Tampa do ralo sendo removida e mostrando o entupimento geral

Entrementes, se perceber que o entupimento está aquém do seu escopo visual, encontrando-se na parte interna do ralo, você com certeza precisará de uma limpeza mais pesada e eficiente.

Bem sabemos, que o desentupimento dos ralos de banheiro nem sempre é uma tarefa fácil, posto que requer tempo e cuidado para não romper nenhum encanamento. Para tanto, você pode contar com o serviço de uma desentupidora de qualidade para averiguar as verdadeiras causas do entupimento e, posteriormente, a resolução.

Ralo seco

Quando passamos para o segundo fator, no qual há a percepção da secura do ralo, o mau cheiro pode ser resolvido com o abastecimento da água ausente.

Contudo, como já explanamos aqui não é normal a evasão total da água no ralo do banheiro, o que nos leva a cogitar possíveis rachaduras no ralo, ou ainda, problemas de vazamento na tubulação que escorre a água. 

Se for o caso, a única solução eminente é a substituição da tubulação danificada.

Instalação inadequada

Agora, quando o mau cheiro vincula-se à instalação de um ralo inapropriado ao ambiente, não há outra opção a não ser a troca da peça por completo, uma vez que o odor indesejável pode persistir por longos períodos de tempo, em caso de não adequação.

Dicas bônus: como fazer a limpeza do ralo do banheiro

A limpeza periódica do ralo de seu banheiro é extremamente importante para preveni-lo de eventuais entupimentos, que ocasionam o mau cheiro, além de manter o ambiente saudável e limpo.

Mão de uma pessoa com uma luva de limpeza retirando a tampa de um ralo

Quando o assunto é limpeza de ralos, encontramos uma série de soluções que podem nos ajudar a manter o ralo de nosso banheiro sempre protegido e limpo. 

Hoje a Fossa Trat separou duas dicas incríveis de limpeza para ralos que você pode fazer para evitar aquele terrível cheiro de esgoto. Vamos a elas?

  • Vinagre e bicarbonato de sódio: contra o mau cheiro do ralo
  • ½ xícara de bicarbonato de sódio;
  • 3, 5 l de água morna;
  • 1 xícara de vinagre branco;

Misture todos os ingredientes em um recipiente e depois despeje a mistura homogênea no ralo. Por fim, espere agir por cerca de 30 min.

Devemos ressaltar que esta dica é emergencial e não substitui as soluções efetivas aqui explanadas às causas do problema. Portanto, averigue os motivos do mau cheiro que advém do ralo de seu banheiro e busque as resoluções supracitadas para garantir que o odor de seu ralo seja dissipado por completo sem possibilidade de retorno.

Biorremediadores: 

O uso de biorremediadores é a forma mais prática e efetiva para eliminar os elementos obstrusivos que se aglomeram no ralo do banheiro, causando o entupimento.

Por serem sustentáveis e projetados em alta tecnologia, os biorremediadores são extremamente funcionais na degradação dos detritos, posto que seus microrganismo naturais atuam diretamente no combate ativo dos entupimentos e mau cheiro. 

Ficou curioso? Você pode saber mais sobre esse produto no post que postamos aqui no blog. Corre lá! E aí, gostou do post? Esperamos que estas informações tenham sido úteis a você.

Para mais conteúdo como esse, acompanhe sempre o nosso blog. Aqui postamos dicas valiosas que realmente valem o seu tempo.

Nos vemos em breve.
[elementor-template id=”1572″]

Deixe um comentário