Mordida de lacraia: o animal, sintomas e como evitar!

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Mordida de lacraia: conheça esse animal e veja os sintomas da sua picada!

A mordida da lacraia é algo que pode acontecer corriqueiramente, não é mesmo? Contudo, não é um problema que precisa tornar-se uma dor de cabeça imensa. Nós esclarecemos algumas dúvidas acerca deste assunto para mostrar que com poucos passos é possível se ver livre deste animal. Acompanhe a leitura do post, nós explicamos como identificar uma lacraia, os sintomas da sua mordida, o que fazer ao ser picado e como evitar que apareçam.

Lacraia: conheça tudo sobre o artrópode

A lacraia é um animal que aparece de vez em quando nas residências. Por isso, aprender a identificar, conhecer os locais em que elas vivem, entender do que se alimentam e quais são seus predadores é algo importante para quem já se deparou com o animal mais de uma vez. Continue a leitura e conheça todas essas informações.

Como identificar uma lacraia?

As lacraias também são conhecidas como centopéias, pois tem seu corpo alongado, achatado e um par de patas por segmento. Também possuem um par de antenas na cabeça e embaixo delas estão os olhos. Os ferrões que funcionam como pinças injetoras, estão logo abaixo dos olhos e é deste local que ela libera o veneno.

Uma curiosidade interessante é que seu último segmento e par de patas não servem para locomoção, mas sim para sentir o ambiente, ou seja, funcionam como órgão sensorial. Inclusive, auxiliam na captura do alimento. Quando esse órgão sensorial identifica a presença de uma presa, fica em posição de ataque e assim que toca na presa, seu corpo dobra-se para trás. Em seguida, ela pica e injeta o veneno.

Onde as lacraias vivem?

São encontradas em regiões temperadas e tropicais, ou seja, regiões com alto índice de umidade e chuva. Nas cidades e nas áreas rurais, ficam sob cascas de árvores, pedras, madeiras, folhas, solo úmido como grama, fossas e encanamentos.

Recomendamos que sempre faça a higienização destes locais com equipamentos de segurança como luvas e botas, pois não são apenas as lacraias que gostam de ambientes deste estilo, temos também as aranhas e os escorpiões que, por sua vez, apresentam venenos potentes.

Do que se alimentam?

As lacraias são artrópodes terrestres, carnívoros e de vida solitária. Chegam a medir 23 centímetros e alimentam-se de minhocas, grilos, vermes, baratas, lagartixas, resíduos orgânicos e as selvagens podem comer camundongos e até filhotes de pássaros.

Quais seus predadores?

Os animais predadores da lacraia são ratos, sapos, lagartos, morcegos e cobras. Em Pequim, na China, é possível encontrar espetinhos de lacraia, porém os vendedores precisam tomar muito cuidado com a escolha do artrópode e executar um processo de cocção diferenciado para retirar todo o veneno do corpo.

Um internauta chinês alimentou-se de uma lacraia peçonhenta sem os devidos cuidados e acabou falecendo. A notícia foi espantosa, pois o intuito desse rapaz era aumentar os seguidores fazendo desafios. Após comer a lacraia o rapaz passou mal e, segundo os médicos, ela ocasionou a morte. É o único caso relatado no mundo de complicações por ingestão de lacraia.

Sintomas da mordida da lacraia

Os sintomas da mordida da lacraia são: inchaço localizado e dor forte. Já com lacraias de grande porte o corpo pode reagir com febre, tremores, calafrios e suores, além disso, também abre uma ferida pequena no local da picada. Muitas vezes essas reações alérgicas aparecem minutos ou horas depois da picada.

O que fazer ao ser picado

A lacraia é um animal peçonhento, logo, sua picada contém níveis de veneno. Embora, a picada da lacraia seja pouco tóxica para o ser humano. Seu grau de toxicidade é tão baixo que no Brasil, ainda não há relatos de envenenamento ocasionados por esse animal, muito menos relatos de morte. Portanto, ao ser picado não se preocupe, fique calmo e siga esses passos:

– Higienize o local da picada, porque se as secreções tóxicas estiverem superficiais, elas serão eliminadas com água e sabão;

– No entanto, se a picada for mais profunda e o veneno já adentrou na pele, vai ocorrer uma reação cutânea de inchaço, logo, aplique uma pomada corticosteroide;

– Nunca passe a mão na região da picada e depois esfregue os olhos ou coloque a mão na boca ou coma um alimento sem lavar as mãos;

– Não beba nada alcoólico, como cerveja, vodca, cachaça, corote, catuaba, caipirinha, pois eles podem causar intoxicação;

– Dessa forma, busque orientação médica! Talvez seja necessário entrar com medicação: anestésicos e analgésicos.

Lembrando que não é recomendado fazer a automedicação, uma vez que os remédios não podem ter composto que desencadeie a adrenalina. Deixe que um médico receite o melhor remédio para o seu caso.

Como evitar que as lacraias apareçam

As lacraias gostam de ambientes úmidos e escuros. Logo, os encanamentos oferecem tudo o que procuram, uma vez que são fontes abundantes de umidade, resíduos orgânicos e escuridão – é a principal porta de entrada para as casas – porém não entram apenas pelos canos.

Como perambulam muito pelas noite, acabam encontrando frestas ou locais descuidados nas residências. Nós listamos aqui alguns cuidados necessários com a casa para evitar que acumulem umidade, crie passagem ou torne-se um esconderijo para as lacraias. Veja como evitar:

– Limpe os ralos, de preferência, semanalmente;

– Mantenha os ralos fechados enquanto não estiverem em uso;

– Higienize e mantenha as caixas de gordura, fossas, esgotos e vaso sanitários vedados;

– Cuide do jardim fazendo a poda dos galhos trepadeiros. Nunca deixe-os tocar o chão ou se aproximar da casa;

– Deixe a grama aparada sempre;

– Vede as frestas de muros e calçadas;

– Não acumule entulho, material de construção ou lixo doméstico em garagens, porões e quintais;

Pronto, agora você já sabe como evitar que elas apareçam! Se mesmo assim elas ainda insistirem em surgir, utilize um produto natural para eliminá-las. Conheça os produtos práticos para eliminar lacraia.

Neste conteúdo está especificado um produto biodegradável que elimina os resíduos orgânicos, o mau cheiro e, consequentemente, a umidade dos encanamentos.

A chance de uma lacraia aparecer em sua casa são mínimas desde que todos esses itens sejam eliminados. Por isso, conheça o produto que faz o serviço por você!

Boa sorte para eliminar as lacraias do seu convívio, nós nos vemos no próximo post.

Deixe uma resposta