O que faz o vaso entupir? Confira seis possíveis causas!

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Conheça 6 tipos de descartes que fazem o vaso entupir!

Quem nunca passou por esse problema, não é mesmo? Todas as casas já precisaram desobstruir um vaso que estava entupido. Isso não é motivo de vergonha. Apenas pode ser um descarte incorreto que prejudica o encanamento, inclusive pode ser a causa da água descer devagar, já pensou? Pensando em melhorar os hábitos e não ter mais dor de cabeça no dia a dia, nós trouxemos alguns dos descartes incorretos que fazem o vaso entupir. Continue a leitura para conhecer esses motivos.

1. Papel higiênico

O principal vilão de vasos entupidos, afinal, o papel não se dissolve quando entra em contato com a água do encanamento – pelo contrário! – ele gruda nas paredes do encanamento e bloqueia o fluxo de água.

Além do mais, o encanamento e o papel higiênico brasileiros, não são próprios para esse tipos de descarte. Depois que passa pelo encanamento, ele colabora para a fossa encher de forma mais rápida e, posteriormente agride o meio ambiente por demorar para se decompor.

2. Absorventes

Mulheres, evitem descartar absorventes no vaso sanitário. Isso porque, como o próprio nome já diz, eles absorvem. Essa característica faz com fiquem pesados e grudem nos encanamentos, dessa forma é ainda mais difícil de desentupir.

O melhor a se fazer com o absorvente é: retirar, dobrar, revestir com papel higiênico e descartar no lixo. Dessa forma, o vaso sanitário não entope e nem o banheiro fica com o cheiro característico.

3. Fio dental e fios de cabelos

Os fios de cabelo e o fio dental embolam em si mesmos e nos demais, criando assim um grande emaranhado – são como “redes de pesca“.

Depois que estão unidos eles barram a passagem, não deixando os dejetos passarem corretamente. Aliás, eles também são um dos causadores do mau cheiro em ralos e encanamentos, pois propiciam um lugar único para proliferação de fungos e bactérias, afinal, é úmido e escuro.

Se sua casa tem um cheiro desagradável, confira o produto imbatível contra o mau cheiro. Tenha uma vida nova dentro da sua casa com este produto sustentável.

4. Brinquedos infantis

Quem tem criança pequena sabe que eles podem ser muito arteiro, mesmo quando ainda não começaram a caminhar. O vaso sanitário é um dos locais que estão ao alcance deles e como estão descobrindo o mundo, também querem ver como funciona.

No meio de todas essas descobertas e explorações, eles acabam jogando brinquedos e quando são pequenos nunca pegamos para lavar, afinal, eles podem retornar aquele objeto a boca. Então, simplesmente, acionamos a descarga e deixamos o encanamento levar embora. Isso é totalmente prejudicial para o encanamento, visto que o brinquedo é um objeto que trava nas curvas, e como fazer para tirá-lo de lá? Apenas com luvas ou até mesmo desmontando o vaso – esse transtorno você não quer!

5. Dejetos grandes

Quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra. Esse problema é mais frequente do que você possa imaginar. Muitas pessoas possuem problemas em seu sistema digestório que faz os resíduos demorarem mais para serem eliminados.

Geralmente a prisão de ventre, síndrome do intestino irritável ou constipação temporária se agravam devido a desidratação, ter uma alimentação pobre em fibras, não fazer atividades física ou podem ser os efeitos colaterais de remédios para hipotireodismo, hiperparatiroidismo, antidepressivos, e até mesmo os ansiolíticos.

Mas por que os dejetos ficam duros? Isso acontece, pois o corpo absorve os nutrientes, minerais e tudo que é proveitoso até formar de fato a massa fecal. No entanto, quando mais demorado é esse processo, mais desidratado fica o dejeto. Quando ele é finalmente eliminado no vaso sanitário, não consegue fazer as curvas do encanamento devido a sua rigidez. Dessa forma, trava e impede o fluxo normal de água.

Como é um resíduo orgânico, com o tempo ele vai amolecer e dissolver na água, porém se você tem pressa, é só conferir as dicas para desentupir vaso sanitário. Com certeza uma delas vai solucionar o seu caso.

6. Embalagens e cuidados diários

Abrir um absorvente e jogar a sua embalagem no vaso também é um dos motivos para o encanamento entupir. O mesmo vale para o rolinho de papel de higiênico de papelão, afinal, ele não será dissolvido pela água, mas sim atrapalhará todo o fluxo. Por isso, não descarte nem a menor das embalagens. Seja a caixinha do OB, um papel de bala ou a caixinha de lentes. Todos eles colaboram para que o encanamento fique entupido.

Outro ponto que vale ressaltar são os produtos que usamos nos cuidados diários, como: gazes de limpeza de pele, algodões, cotonetes, band-aids e semelhantes.

Se o problema persistir?

Se o vaso continuar entupindo, preste atenção se a água está com pouca pressão ou tem pouca na caixa d’água. Essa falta de força ou quantidade também colabora para que os dejetos não sejam mandados para frente. Estes são dois pontos para você prestar atenção. Mas não criemos pânico! Nós temos uma equipe de especialistas preparada para ajudar você a solucionar estes problemas, tanto que o blog é recheado de informações sobre o assunto.

Uma sugestão, leia este conteúdo: saiba como desentupir vaso sanitário, nele nós ensinamos a fazer esse procedimento de forma sustentável e com dicas práticas que realmente funcionam. Como alguns dos costumes que citamos anteriormente podem persistir, a melhor coisa a se fazer é aprender a resolver a situação. Por isso, é uma leitura fundamental!

Nos vemos no próximo post!

Deixe uma resposta