Fossa Trat

Para que serve soda cáustica? Conheça as desvantagens de uso!

A soda cáustica é uma substância criada por meio de uma reação entre água e cloreto de sódio, conhecida como eletrólise. Devido sua alta capacidade corrosiva, serve para limpezas profundas e desobstrução de canos. Mas será que é uma boa opção?

Óleo de cozinha, botões, fiapos, papel higiênico, restos de produtos… Você sabe o que esses itens têm em comum? Se você respondeu potencial para causar entupimento, acertou! Eles são os principais responsáveis pela obstrução de encanamentos.

Só quem já teve encanamentos obstruídos em casa ou no trabalho sabe o transtorno que eles provocam. Um vaso entupido, por exemplo, pode estragar o dia de qualquer um – não apenas pelo aspecto desagradável, mas também por uma questão de higiene e saúde.

Já que o acúmulo de dejetos resulta na proliferação de bactérias e causa infecções. Aí já sabe, a usabilidade do banheiro fica muito prejudicada, sem contar em todo o trabalho que você terá para conseguir solucionar o problema.

Para lidar com esse tipo de acidente, são utilizados produtos de limpeza amplamente conhecidos e comercializados, mas que nem sempre são eficazes e que podem, ainda, agravar a situação.

Um dos mais populares é a soda cáustica, muito utilizada para dissolver materiais orgânicos em diversos ambientes. Aliás, você sabe o que é soda cáustica e para que serve?

Acompanhe a leitura do post que nós, da Fossa Trat, preparamos e conheça melhor sobre esse produto – se ele é realmente seguro para ser usado em casa. Vamos lá?

O que é soda cáustica? Composição geral!

A soda cáustica é, de forma geral, vista como uma grande aliada na limpeza residencial. Por muito tempo, foi utilizada como a principal solução para aquele cano entupido que gerava dores de cabeça e atrapalhava os cuidados com a casa.

Esse produto industrial é obtido a partir da reação que ocorre entre a água e o cloreto de sódio, conhecida como eletrólise.

Qual a função da soda cáustica?

Durante muito tempo, a soda cáustica foi considerada a opção mais adequada a diversos fins. Esse produto tem, de fato, utilidades como:

A alta capacidade corrosiva da solução é efetiva para desbloquear os tubos, pois proporciona desentupimento. Além disso, muitas pessoas usam a soda cáustica para limpar pisos, diluindo a quantidade indicada no rótulo em água. Contudo, é justamente por esse poder corrosivo que o produto se torna inviável e perigoso, apresentando desvantagens importantes. Confira!

Para que serve a soda cáustica líquida?

Em comparação ao modelo com escamas, a soda cáustica líquida é muito usada para limpeza de componentes industriais, além de ser um composto muitas vezes encontrado em detergentes, desinfetantes e desengordurantes. Como ela é o primeiro estado dos dois produtos, afinal de contas, a soda cáustica em escamas  é obtida por meio da evaporação da versão líquida, acaba sendo “menos agressiva”.

Contudo, ainda ela é capaz de comprometer o estado de alguns materiais quando entra em contato, sendo muito prejudicial também ao ser humano. Por isso, assim como o formato em escamas, a soda no estado líquido também requer manuseio com equipamentos de proteção, como luvas, óculos, aventais e outros.

Afinal, é seguro utilizar a soda cáustica? Conheça as desvantagens

Tendo em vista a composição e as utilidades da soda cáustica, notamos que se trata de um produto agressivo, potencialmente nocivo a materiais orgânicos e inorgânicos. Se é invasivo, é óbvio que sua utilização não é segura, muito pelo contrário.

Veja as desvantagens de utilizar a soda cáustica:

Nesse contexto, pensando em economizar usando um produto largamente conhecido para resolver a situação de maneira rápida, é possível que danos maiores e mais onerosos sejam causados à estrutura do lar e à saúde da sua família.

Desse modo, para utilizar o produto de forma mais segura, é essencial diluí-lo e sempre evitar o contato com o corpo, usando óculos de proteção, luvas de borracha e roupas compridas.

De que forma fazer o tratamento seguro de efluentes?

A boa notícia é que o uso de soda cáustica não é a única solução para tratar dos seus problemas de entupimento. Os biorremediadores surgem como uma alternativa prática, super eficaz e, principalmente, totalmente segura de realizar o tratamento, a limpeza e a desobstrução de dutos, tubulações, caixas de gordura, ralos, pias, vasos sanitários, entre outros.

Esses produtos contêm resíduos orgânicos de origem animal e vegetal, que ajudam na restauração da funcionalidade e na recuperação de ambientes.

A alta concentração de microrganismos naturais que degradam gorduras, proteínas e açúcares mantém as tubulações limpas, evita entupimentos e reduz o mau cheiro. Além disso, seu uso contínuo dispensa a necessidade da realização de limpezas mecânicas.

É importante ressaltar que os biorremediadores são ecologicamente sustentáveis! Além de resolverem seu problema de maneira eficiente, eles ainda ajudam a preservar a natureza.

Vale lembrar que eles não são compatíveis com a soda cáustica, pois ela inibe a ação dos microrganismos presentes no produto.

Ficou curioso para conhecer mais sobre o assunto? Em nosso blog, você encontra conteúdos informativos para ajudar a tornar seu dia a dia muito mais prático. E se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários, vamos adorar responder!

 

Sair da versão mobile