Como ser um representante comercial de sucesso: 8 dicas infalíveis

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

O representante comercial, também conhecido como revendedor ou representante de vendas, é um profissional altamente requisitado pelas empresas. Isso porque ele exerce um papel essencial para o sucesso comercial das organizações, para sua divulgação junto aos stakeholders (públicos de interesse) e para a construção da credibilidade e posicionamento de marca no mercado.

Por isso, há constantemente dúvidas sobre como ser representante comercial de qualidade, visto que sempre há boas oportunidades para atuar em diferentes nichos de mercado.

Assim, se você trabalha nesse cargo ou está à procura de uma oportunidade nessa área, a Fossa Trat preparou um conteúdo completo para que você se especialize ainda mais e seja um profissional de sucesso!

Conheça a definição sobre representação comercial

A área de vendas compõe alguns dos 15 cargos mais quentes para 2020, conforme especialistas. Desse modo, apostar nesse setor promissor pode ser uma ótima oportunidade para ter sucesso em sua trajetória profissional.

Para deixar a definição mais clara, temos a Lei Nº 4.886, de 9 de dezembro de 1965, que diz que o representante comercial atua como um mediador e faz as negociações, geralmente mercantis, para agendar pedidos, propostas e fazer a transmissão para quem ele representa. Esse profissional, normalmente, tem vínculo empregatício autônomo.

Dois homens vestidos com traje social cumprimentando com as mãos

Mas ele não deve ser confundido com um vendedor, já que esse é contratado pela empresa, com carteira assinada, enquanto o representante pode ser uma pessoa física ou jurídica que não tem esse documento assinado e que não responde a nenhum gestor.

Assim, um representante autônomo, cuja relação com a empresa se dá através de um contrato, precisa ter assegurado por esse documento, aprovado por Lei, as seguintes informações e benefícios:

  • direitos e deveres, tanto do funcionário quanto da empresa;
  • produtos que serão trabalhados para comercialização;
  • região para venda;
  • se é um profissional exclusivo;c
  • tipo de faturamento;
  • se tem ajuda de custo.

Assim como a data que ele vai atuar, conforme contrato, e se esse pode ser renovado ou quebrado, conforme incisos da Lei.

O que faz um representante comercial?

As funções do representante, além da venda, são manter um contato mais direto com os possíveis clientes e clientes e fornecer todo o suporte que necessitam. Tudo isso é realizado para gerar confiança nesses compradores, assim os negócios são realizados.

Mão segurando dardo apontando para desenho de alvo em mesa ao lado de notebook

Ele representa e ajuda a construir a imagem da organização representada no mercado. Por isso, é necessário muito cuidado e preparação para ser um representante comercial de sucesso.

8 dicas de como ser um representante comercial bem-sucedido

Se você quer saber como ser um representante comercial autônomo, primeiro, é preciso ter o registro necessário, ele é feito pelo Conselho Regional de Representantes Comerciais (CORE). Para isso, todas as suas obrigações sociais devem estar em dia.

Depois disso, precisa planejar o seu método de trabalho, ou seja, quais as possíveis estratégias que guiarão o seu modo de agir, negociar e atender o cliente. A partir disso você pode, agora, conhecer algumas práticas que te ajudarão a ter sucesso, se forem bem feitas, na sua jornada profissional.

1. Estude bem o produto

Para ser um bom representante comercial, você precisa conhecer o produto que está vendendo. Entenda suas características, composição, funcionalidade e os seus principais benefícios.

Assim, você estará pronto para sanar todas as dúvidas dos clientes, fazendo com que eles aumentem a confiança no seu cargo, afinal foi demonstrado o entendimento do assunto. Dessa forma, o cliente consegue enxergar como o produto pode ser útil e vantajoso para ele.

2. Conheça a empresa representada

Além do produto, conhecer a empresa que você irá representar é fundamental, assim sempre que alguém te perguntar, as respostas estarão na ponta da língua. Para isso, avalie a história da empresa, sua cultura, os valores que ela prega, sua atuação no mercado, entre outras questões pertinentes.

Quanto mais informações você tiver sobre a empresa, mais credibilidade e confiança você conseguirá transmitir em suas abordagens de vendas. Tudo isso ajuda a criar um relacionamento bem estruturado com os compradores.

3. Entenda o seu público de interesse

Somente compreendendo bem o perfil de seu público, você conseguirá desenvolver argumentos que realmente sejam relevantes para ele, construir um relacionamento e lidar com suas objeções iniciais.

Dessa forma, busque saber, em profundidade, quais são as principais necessidades dos seus compradores em potencial, suas dores, anseios, critérios de avaliação, prioridades, entre outras questões, assim poderá oferecer os melhores produtos. Isso ajuda muito na prospecção de clientes.

4. Tenha uma boa comunicação

Saber se comunicar é requisito de ordem para se destacar como representante comercial. Seja educado, claro, objetivo e ouça com atenção seu cliente. Tenha cuidado para não elevar o tom de voz, para desenvolver uma linguagem corporal positiva e um discurso assertivo em suas abordagens.

Para comunicações por escrito, sempre revise os documentos antes de enviá-los aos clientes, verifique a correção gramatical e se a mensagem está respeitosa e clara. Afinal, por mensagem, você não consegue averiguar a reação do comprador às suas falas.

5. Domine táticas de vendas

Para atuar nesse cargo, é imprescindível conhecer algumas estratégias para a negociação, assim você saberá aplicá-las corretamente, dependendo da situação e contexto. Ao mostrar para o cliente como o produto/serviço se conecta às suas necessidades, problemas ou sonhos o vendedor gera valor ao que vende. Dessa forma, há mais chances de concluir a venda, visto que o cliente ficará satisfeito e poderá voltar a comprar e indicá-lo para outros.

Dois homens vestidos com traje social, um ao lado do outro, olhando para prancheta

6. Faça uma boa gestão de seu tempo

Em muitos casos, o representante comercial precisa fazer uma autogestão de sua rotina. Isso inclui agendar e realizar visitas, fazer relatórios, realizar pesquisas para prospectar clientes, participar de reuniões, programar pedidos, entre outras coisas.

Tudo isso demanda a habilidade de administrar bem seu tempo produtivo, evitando distrações e não protelando o que precisa ser feito no dia. Para ajudá-lo, você pode utilizar aplicativos para organizar sua agenda e emitir alertas de prazos.

7. Busque atualização constante

De forma geral, o mercado está cada vez mais dinâmico, com novidades e inovações surgindo em um ritmo acelerado. E isso demanda do representante comercial a busca por aperfeiçoamento e atualização em áreas como administração, marketing, vendas, finanças, entre outras.

Mãos segurando duas peças de quebra-cabeça

Para isso, existem muitos cursos de aperfeiçoamento, além de você poder participar de eventos, acompanhar as notícias, fazer networking com outros profissionais, entre outras oportunidades.

8. Faça uma boa gestão de pós-vendas

O contato não acaba quando se fecha uma venda ou, pelo menos, não deveria acabar. O pós-venda é fundamental para manter a fidelidade do cliente. É aqui que você vai garantir que o relacionamento entre vocês dure mais tempo e gere novos negócios.

Lembre-se de que, dependendo do produto representado, as compras poderão ser periódicas e recorrentes. Mantenha uma boa relação para que esse fluxo de vendas se perpetue durante o ano todo e o cliente seja fidelizado.

Com todas essas dicas, o seu trabalho pode começar com qualidade desde o começo ou ser aprimorado. Um profissional que busca se especializar ainda mais e tem sede de crescimento tem grandes chances de fazer sucesso em sua jornada.

E então, o que achou? Agora está pronto para adotar essas dicas sobre como ser representante comercial de sucesso? Conhece alguma outra boa prática para ser bem-sucedido nessa profissão? Continue nos acompanhando para saber mais sobre conteúdos assim e muitos outros!

Deixe uma resposta