Técnicas malucas de desentupimento: funcionam mesmo?

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Mesmo quem cuida para evitar obstruções em vasos e ralos pode se ver envolvido em uma situação que exija a adoção de técnicas de desentupimento. Hoje em dia, alguns modelos de sanitários não têm a descarga muito eficiente, o que favorece o problema do entupimento.

E, como essa situação é tão corriqueira e desagradável de lidar, é comum que surjam na internet receitinhas malucas que prometem resolver o problema. Mas o que será que realmente é eficiente e o que não passa de mito? Descubra a seguir!

7 mitos e verdades sobre técnicas de desentupimento

Será que o método que você está aplicando é realmente efetivo e seguro para casos de entupimento de seus equipamentos? Saiba mais!

1. Desentupimento com refrigerante: mito

Entre os recursos que algumas pessoas buscam na hora de improvisar uma solução para o problema do desentupimento está o uso de refrigerantes.  No entanto, na verdade, essa bebida não tem realmente o poder de dissolver rápida e completamente itens como peças plásticas, tecidos e pedaços de papel que estejam obstruindo equipamentos como o vaso sanitário.

2. Desentupimento com bola: mito

Fuja dessa técnica maluca de desentupimento! Além de sua eficácia não ter comprovação definitiva, essa alternativa não é segura. Ela consiste, basicamente, em forçar a bola dentro do sanitário a fim de se gerar um vácuo a partir da entrada da água na tubulação. Com isso, corre-se desnecessariamente diversos riscos, como o estouro da bola, ferindo quem estiver perto, além de espalhamento de sujeira pelo ambiente.

3. Desentupimento com arame: funciona, mas somente em alguns casos

O arame ou cabide em formato de gancho pode realmente ajudar a lidar com o caso de entupimento, porém, com ressalvas. Primeiramente, ele apenas será efetivo para “pescar” itens visíveis – tais como um brinquedo ou elástico de cabelo. Vale também salientar que, se mal-empregada, essa técnica pode causar vazamento e danificar a louça ou mesmo o cano: portanto, cuidado ao utilizá-la em sua casa.

4. Desentupimento com soda cáustica: um mito perigoso

Algumas pessoas acreditam que a soda cáustica possa ser aplicada inadvertidamente em casos de desentupimentos. No entanto, isso não é verdade. Esse produto dificilmente resolve de vez o problema, e ainda pode gerar outras dores de cabeça, como situações de corrosão ou infiltração nas tubulações.

Ainda, por seu potencial corrosivo, o manuseio acaba sendo perigoso, podendo levar a casos de queimaduras e lesões graves.

5. Desentupimento de ralos com bicarbonato de sódio: funciona

Sobretudo quando o problema ocorre em ralos, a mistura de bicarbonato, vinagre e água quente pode ser eficaz. Para isso, deve-se fazer uma solução de bicarbonato e vinagre, e despejá-la no local. Em seguida, é a vez da água fervente.

6. O desentupidor manual ainda funciona

Objeto tradicional para lidar com esse tipo de problema, o desentupidor manual pode trazer uma boa solução para o inconveniente. Embora não seja muito prazeroso executar esse desentupimento mecânico, a técnica pode ajudar bastante nas desobstruções de pequenos entupimentos. Lembre-se que, para ter resultado, é preciso que haja bastante água no interior do vaso.

7. Prevenção com bactérias: funciona e é muito prático!

Pode parecer algo duvidoso em um primeiro momento, mas os produtos à base de “bactérias do bem“, chamados de biorremediadores, realmente podem evitar o problema do entupimento. Por meio da ação bacteriana natural, esses microrganismos decompõem os resíduos que causam obstrução e os transformam em efluente benigno. Isso quer dizer que, ao contrário de químicos, como a soda cáustica, o biorremediador oferece aplicação segura e, ainda, ajuda a preservar o meio ambiente.

Como vimos, há diversas possibilidades para lidar com o problema do entupimento, algumas mais seguras, outras mais inovadoras e, ainda, aquelas que não passam de mitos que, além de não desentupir o equipamento, podem, também, representar riscos de avarias ou mesmo para a integridade física de sua família.

Portanto, antes de adotar soluções pseudomilagrosas que possam ser compartilhadas nas redes sociais, busque sempre se informar sobre a efetividade e o potencial nocivo das propostas apresentadas.

E você, já utilizou alguma técnica maluca para desentupimento? Que método você aplica para lidar com essa situação? Deixe sua mensagem nos comentários!

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Este post tem 2 comentários

  1. Rosimere

    Muito eficaz é o desentupimento usando 1 copo de sabão em pó, apertar a descarga muito pouco só pra ele descer, aguarde uns 5 minutos e depois jogue 2 balde de água, levantando o balde pra dá bastante pressão. Sempre funciona.

    1. Fossatrat

      Obrigado por contribuir 🙂

Deixe uma resposta