No momento você está vendo Técnicas malucas de desentupimento: funcionam mesmo?

Técnicas malucas de desentupimento: funcionam mesmo?

Mesmo quem cuida para evitar obstruções em vasos e ralos pode se ver envolvido em uma situação que exija a adoção de técnicas de desentupimento. Hoje em dia, alguns modelos de sanitários não têm a descarga muito eficiente, o que favorece o problema do entupimento.

E, como essa situação é tão corriqueira e desagradável de lidar, é comum que surjam na internet receitinhas malucas que prometem resolver o problema. Mas o que será que realmente é eficiente e o que não passa de mito? Descubra a seguir!

7 mitos e verdades sobre técnicas de desentupimento

Será que o método que você está aplicando é realmente efetivo e seguro para casos de entupimento de seus equipamentos? Saiba mais!

1. Desentupimento com refrigerante: mito

Entre os recursos que algumas pessoas buscam na hora de improvisar uma solução para o problema do desentupimento está o uso de refrigerantes.  No entanto, na verdade, essa bebida não tem realmente o poder de dissolver rápida e completamente itens como peças plásticas, tecidos e pedaços de papel que estejam obstruindo equipamentos como o vaso sanitário.

2. Desentupimento com bola: mito

Fuja dessa técnica maluca de desentupimento! Além de sua eficácia não ter comprovação definitiva, essa alternativa não é segura. Ela consiste, basicamente, em forçar a bola dentro do sanitário a fim de se gerar um vácuo a partir da entrada da água na tubulação. Com isso, corre-se desnecessariamente diversos riscos, como o estouro da bola, ferindo quem estiver perto, além de espalhamento de sujeira pelo ambiente.

3. Desentupimento com arame: funciona, mas somente em alguns casos

O arame ou cabide em formato de gancho pode realmente ajudar a lidar com o caso de entupimento, porém, com ressalvas. Primeiramente, ele apenas será efetivo para “pescar” itens visíveis – tais como um brinquedo ou elástico de cabelo. Vale também salientar que, se mal-empregada, essa técnica pode causar vazamento e danificar a louça ou mesmo o cano: portanto, cuidado ao utilizá-la em sua casa.

4. Desentupimento com soda cáustica: um mito perigoso

Algumas pessoas acreditam que a soda cáustica possa ser aplicada inadvertidamente em casos de desentupimentos. No entanto, isso não é verdade. Esse produto dificilmente resolve de vez o problema, e ainda pode gerar outras dores de cabeça, como situações de corrosão ou infiltração nas tubulações.

Ainda, por seu potencial corrosivo, o manuseio acaba sendo perigoso, podendo levar a casos de queimaduras e lesões graves.

5. Desentupimento de ralos com bicarbonato de sódio: funciona

Sobretudo quando o problema ocorre em ralos, a mistura de bicarbonato, vinagre e água quente pode ser eficaz. Para isso, deve-se fazer uma solução de bicarbonato e vinagre, e despejá-la no local. Em seguida, é a vez da água fervente.

6. O desentupidor manual ainda funciona

Objeto tradicional para lidar com esse tipo de problema, o desentupidor manual pode trazer uma boa solução para o inconveniente. Embora não seja muito prazeroso executar esse desentupimento mecânico, a técnica pode ajudar bastante nas desobstruções de pequenos entupimentos. Lembre-se que, para ter resultado, é preciso que haja bastante água no interior do vaso.

7. Prevenção com bactérias: funciona e é muito prático!

Pode parecer algo duvidoso em um primeiro momento, mas os produtos à base de “bactérias do bem“, chamados de biorremediadores, realmente podem evitar o problema do entupimento. Por meio da ação bacteriana natural, esses microrganismos decompõem os resíduos que causam obstrução e os transformam em efluente benigno. Isso quer dizer que, ao contrário de químicos, como a soda cáustica, o biorremediador oferece aplicação segura e, ainda, ajuda a preservar o meio ambiente.

Como vimos, há diversas possibilidades para lidar com o problema do entupimento, algumas mais seguras, outras mais inovadoras e, ainda, aquelas que não passam de mitos que, além de não desentupir o equipamento, podem, também, representar riscos de avarias ou mesmo para a integridade física de sua família.

Portanto, antes de adotar soluções pseudomilagrosas que possam ser compartilhadas nas redes sociais, busque sempre se informar sobre a efetividade e o potencial nocivo das propostas apresentadas.

E você, já utilizou alguma técnica maluca para desentupimento? Que método você aplica para lidar com essa situação? Deixe sua mensagem nos comentários!

[elementor-template id=”1572″]

Deixe um comentário