Vaso entupido: 4 maneiras de resolver este inconveniente

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

O vaso sanitário faz parte do conjunto de soluções chamadas de conforto invisível do lar, ou seja, aqueles recursos imprescindíveis para o bem-estar em casa, mas que geralmente ninguém para para pensar sobre sua real importância. Nesse contexto, lidar com um caso de vaso entupido é uma das tarefas domésticas menos agradáveis, não é mesmo?

Quando o sanitário encontra-se entupido, gera uma série de inconvenientes na rotina e o desafio de encontrar uma solução realmente efetiva para o transtorno. Para lhe ajudar a resolver esse tipo de situação, confira nossas dicas a seguir.

4 opções para resolver o problema do vaso entupido

Há diversas formas de lidar com um vaso entupido, dependendo da gravidade e urgência da situação, sendo algumas mais práticas, eficientes e proativas do que as outras, como veremos agora:

1. Desentupidor – pronto ou improvisado

De modo geral, o desentupidor é o primeiro recurso que se busca quando o sanitário entope. A pressão ajuda a empurrar o que estiver obstruindo a passagem pelo encanamento. Para isso, você deve utilizar luvas, colocar a parte de borracha do acessório no fundo do sanitário, e empurrar algumas vezes.

Se a situação é de urgência, e você não tem um desentupidor em casa, é possível tentar remediar improvisando com a ajuda de uma garrafa PET. Se for o caso, corte-a ao meio e encaixe um cabo de vassoura na boca da garrafa. Agora, basta utilizá-la como vimos anteriormente. Essa não é uma solução ideal, mas pode ajudar a reduzir os inconvenientes gerados pelo problema.

2. Água quente

Esse é outro método bem convencional de lidar com a situação do vaso entupido, sobretudo quando a causa do problema for a obstrução por meio de papel higiênico ou pedaços de sabonete, já que esses itens dissolvem com alguma facilidade sob temperaturas mais elevadas. Porém, usar água quente somente é efetivo em casos mais brandos, ou seja, quando a obstrução é pequena.

Geralmente, coloca-se detergente no sanitário, aguardando em torno de vinte minutos antes de adicionar a água quente no vaso.

3. Arame ou filme plástico

Entre as soluções caseiras que até podem funcionar, mas dependem do caso, estão o arame e o filme plástico.

Para utilizar o primeiro, em situações nas quais a obstrução seja bem visível (causada, por exemplo, por um brinquedo), com luvas, insera o arame manualmente na privada, puxando ao invés de empurrar. Um cabide desenrolado em formato de gancho também pode ser improvisado para a função de “pescar” o objeto. Cabe ressaltar que essa não é a medida mais indicada, nem a mais agradável de adotar para resolver o problema do vaso entupido.

Já o filme plástico faz uso do princípio do vácuo para buscar uma solução para o inconveniente. Para isso, cubra a entrada do vazo com plástico filme, de modo a criar um vácuo no momento da descarga, sem deixar frestas para passagem de ar. Então, quando der a descarga, o ar deve forçar o vácuo a empurrar o causador da obstrução, deixando livre a passagem de água.

4. Biorremediadores

As soluções anteriores que vimos podem ajudar em momentos de urgência, porém, não são práticas, seguras ou sempre efetivas. Por isso, hoje, há opções mais modernas e fáceis de serem aplicadas do que essas alternativas mecânicas, como os biorremediadores – você já ouviu falar sobre eles?

Eles são compostos feitos à base de microrganismos, que metabolizam e absorvem gorduras, proteínas e açúcares, ou seja, agem preventivamente, evitando entupimentos dos vasos sanitários.

Ao contrário de produtos como a soda cáustica, o biorremediador é seguro para você, sua família e para o meio ambiente, ajudando a resolver o problema de forma sustentável e muito facilitada. Como adicional, ele ainda reduz o problema do mau cheiro.

E então, qual opção você utilizará quando tiver de lidar com o inconveniente de um vaso entupido? Já conhecia os biorremediadores, como o Fossa Trat? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Este post tem 4 comentários

  1. Ezi Rodrigues Martins

    Vede bem o assento com jornais velho, de maneira que não tenha vazamentos laterais e dê descarga. O método usado por restaurantes, prático seguro e higiêncio.

    Ezi R, Martins.
    [email protected]

    1. Fossatrat

      Obrigado por contribuir 🙂

  2. Silvia

    Se eu colar na minha fossa ela seca os conteúdo lá dentro, uso fossa para o banheiro ela já encheu uma vez tive que pagar o caminhão para devasiar

    1. Fossatrat

      Olá, tudo bom? O Fossa Trat irá degradar os dejetos orgânicos que estão em sua fossa, mantendo apenas a água.
      Caso a fossa esteja cheia, recomendamos que seja feita uma limpeza antes da aplicação, pois o Fossa Trat é um preventivo de entupimentos.

Deixe uma resposta