Veja como evitar infiltrações ou entupimentos na sua casa

Administrador
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

As infiltrações e os entupimentos estão entre os maiores inimigos da boa conservação de nossas casas e para mantermos a rotina doméstica.

Infiltrações não resolvidas ou de maiores proporções podem exigir a quebra de paredes, a repintura e trazer diversos aborrecimentos e custos. Há, basicamente, dois tipos de infiltrações, as ascendentes (que surgem no piso) e as que se formam pelo excesso de chuvas, por canalização ou por condensação, que podem acometer teto e paredes.

Por sua vez, os entupimentos geralmente ocorrem por más práticas que adotamos em nossa rotina, como descartes inapropriados em ralos e sanitários e a falta de ações preventivas para manter os dispositivos funcionando bem.

Então, para eliminar os problemas de infiltração e entupimentos de sua casa, preparamos algumas dicas. Confira, a seguir, e comece já a colocá-las em prática!

8 dicas para evitar infiltrações ou entupimentos na sua casa

Há ações simples, porém eficientes para evitar que problemas como entupimentos e infiltrações se tornem recorrentes. Veja, a seguir, algumas práticas recomendadas para isso.

1. Limpe as tubulações

Ralos e canos de esgoto problemáticos podem contribuir para o surgimento de infiltrações e entupimentos. Mau cheiro e escoamento lento podem ser indícios de que é hora de fazer a manutenção desses dispositivos.

2. Aplique impermeabilizantes

Seja ao longo da construção ou da reforma de sua casa, para evitar casos de infiltração, é importante fazer a aplicação de impermeabilizantes adequados para os diferentes tipos de superfícies. Isso inclui a impermeabilização das fundações, da laje da cobertura e das paredes.

Outra possibilidade é aplicar uma manta impermeabilizante, que ajudará a evitar a umidade causada pela chuva especialmente em lajes de coberturas.

3. Elimine os focos de acúmulo de água

Faça uma checagem completa para averiguar se há algum ponto no qual o escoamento de água não esteja ocorrendo corretamente e essa acabe acumulando. Por exemplo, se houver esse problema no piso, ele poderá elevar também a umidade de sua parede. Nesse caso, fazer um reparo em sua calçada pode ser eficiente para melhorar o escoamento e manter sua parede seca e livre de infiltração.

4. Faça as manutenções necessárias nas calhas

Problemas nas calhas da casa podem rapidamente gerar umidade e levar a problemas de infiltrações. Por isso, é importante fazer manutenções e limpezas preventivas na calha, resolvendo vazamentos, entupimentos ou falhas de solda.

5. Descarte corretamente o óleo de cozinha

Casos de entupimentos podem surgir recorrentemente quando se joga óleo de cozinha no ralo da pia. O óleo irá engrossar e criar uma crosta que irá obstruir a caixa de gordura e causar uma grande dor de cabeça aos moradores.

A boa notícia é que é muito simples evitar isso. Basta dar a destinação correta ao óleo e, antes de lavar pratos e panelas com restos do ingrediente, passar um papel-toalha para retirar o excesso de óleo.

6. Não jogue lixo no vaso sanitário

Outra ação muito simples, mas importante para evitar entupimentos é não jogar objetos, restos e lixo no vaso sanitário. Isso inclui papel higiênico, fios de cabelo, fraldas, cotonetes, entre outras coisas.

7. Aplique água quente com detergente nas pias

Essa dupla pode contribuir para evitar entupimentos frequentes. Isso porque ela ajuda a dissolver a gordura que fica alojada nos dispositivos.

Para aplicá-la, deve-se ferver alguns litros de água e diluir nela um pouco de detergente. Depois, com cuidado, deve-se despejar a mistura nos ralos das pias.

8. Utilize biorremediadores para evitar entupimentos

Uma solução prática e eficiente para evitar dores de cabeça recorrentes com entupimentos é utilizar biorremediadores. Trata-se de uma solução natural e segura, composta a partir de bactérias do bem, que degradam os detritos do sistema de esgoto residencial sem agressões ao meio ambiente.

Com seu uso regular, as desagradáveis limpezas mecânicas frequentes são dispensadas. Eles podem ser aplicados para prevenir problemas de entupimento em ralos, pias, vasos sanitários, caixas de gordura, fossa séptica e tubulações em geral.

E então, que tal começar a aplicar essas dicas em sua casa? Para descobrir mais sobre esse assunto, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Deixe uma resposta