5 cuidados essenciais para a limpeza de encanamento

5 cuidados essenciais para a limpeza de encanamento

Seja no nível doméstico, comercial, ou na gestão de todo um condomínio, a rotina da limpeza de encanamento merece atenção especial. Afinal, qualquer aspecto que não esteja funcionando adequadamente pode trazer problemas desagradáveis – tais como entupimento e mau cheiro de fossas e canos.

No artigo de hoje, listamos alguns cuidados que são essenciais ao executar a limpeza do encanamento. Dessa forma, você poderá colocar em prática ações que tornam o processo mais eficiente e garantir o bom funcionamento da infraestrutura. Confira a seguir.

1. Contribua para a limpeza de encanamento doméstica

Soluções simples, como realizar a limpeza do encanamento com bicarbonato de sódio, sal e limão, facilitam o processo. Além disso, mantenha a limpeza de ralos e bloqueios, e os proteja pode evitar que resíduos dificultem a tarefa de limpeza, e mesmo o funcionamento do equipamento.

Para moradores de apartamento, contribuir para a limpeza de encanamento é tão simples quanto ter produtos para isso e investir em proteções e materiais de qualidade em sua tubulação.

2. Programe uma rotina de limpeza de encanamento

A consistência é um fator importantíssimo na tarefa de limpeza de encanamento. Seja na rotina doméstica ou à frente da administração predial, é importante ter um planejamento rotineiro e frequente. Dessa forma, obstruções e odores desagradáveis podem ser prevenidos e eliminados.

Sem uma frequência adequada nas rotinas de limpeza do encanamento, pequenos problemas podem acumular e sair do controle. Por outro lado, manter uma programação preventiva contra esses problemas ajuda a preservar a vida útil dos canos, o que pode reverter em uma grande economia nos gastos mensais.

3. Previna o acúmulo de resíduos

Dejetos sólidos são um grande problema para uma limpeza de encanamento mais eficiente e ágil. Além disso, gordura e óleos se solidificam no encanamento e podem causar obstruções.

Em nível doméstico, vale a pena manter hábitos de descarte correto desses dejetos. Já na administração de um prédio comercial ou residencial, promover reciclagem e campanhas para facilitar a limpeza de encanamento e a conscientização dos moradores são ações importantes.

4. Procure serviços especializados

Para limpezas em larga escala, como em grandes blocos comerciais ou residenciais, o processo de limpeza de encanamento pode ser terceirizado. Em caso de uma limpeza crítica de encanamento (mal cheiro extremo, obstruções ou acidentes na rede hidráulica), busque ajuda especializada.

Serviços, como o hidrojateamento, no qual um equipamento de alta pressão é aplicado em tubulações, podem ser a solução para uma limpeza de encanamento que vá além dos recursos disponíveis da própria gestão.

5. Utilize biorremediadores na limpeza de encanamento

Biorremediadores são soluções que utilizam bactérias, fungos, plantas e algas que podem metabolizar ou absorver as toxicidades ao seu redor. Na limpeza de encanamento, biorremediadores, como o Fossa Trat, oferecem um tratamento eficaz, econômico e que previne futuros problemas.

O uso contínuo de biorremediadores é uma alternativa com ótimo custo-benefício, podendo até mesmo dispensar técnicas mecânicas, como o hidrojateamento anteriormente citado. Além disso, o FossaTrat é ambientalmente correto, diferentemente dos produtos químicos industrializados pesados e de maior custo.

Quais são os cuidados que você prioriza na limpeza de encanamento de sua casa? Já teve alguma experiência com produtos biorremediadores? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

[elementor-template id=”1572″]

Deixe uma resposta