Como desentupir ralo de banheiro? Confira 4 dicas incríveis

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Água do chuveiro escoando devagar, box cheio de água, mau cheiro vindo do ralo. Esses são alguns indícios de que é hora de descobrir como desentupir ralo de banheiro.

A boa notícia é que, diferentemente do que muita gente pensa, há algumas formas práticas de realizar essa tarefa – claro, quando a obstrução do ralo for simples. Que tal conhecê-las?

Neste artigo, saiba mais sobre como evitar que esse incômodo doméstico seja recorrente e veja dicas valiosas de como desentupir ralo de banheiro. Acompanhe.

Principais causas do entupimento do ralo do banheiro

Antes de vermos dicas práticas de como desentupir ralo de banheiro, é importante compreender o que causa esse problema, a fim de agir preventivamente.

Cabelos e pelos estão entre os principais causadores de obstruções. A cada banho, os tufos vão se emaranhando mais e acumulando no dispositivo, o que, ao longo do tempo, irá fazer com que o escoamento de água seja mais lento e você tenha de desobstruir o ralo.

Além disso, o sabão também pode ser fator decisivo para as obstruções. A gordura e a espuma do produto podem aumentar de volume no ralo, em razão do alto teor de minerais na água. Com isso, com o tempo, deverá ser preciso desentupir o dispositivo.

Saiba como desentupir ralo de banheiro

Primeiramente, espere que a água do box seja completamente drenada. Espere alguns minutos, o processo será mais fácil de ser executado com o cano seco.

Depois, para qualquer procedimento, inicie o processo abrindo a tampa do ralo. Utilize luvas durante a limpeza e para o manuseio dos resíduos retirados do dispositivo.

1. Arame

Você pode tentar retirar cabelos acumulados no dispositivo com o auxílio de um arame, entortando um pouco sua pontinha para ficar na forma de gancho – isso ajudará na retirada dos cabelos depositados no ralo. Faça isso com cuidado para não gerar qualquer avaria.

2. Desentupidor tradicional

O bom e velho desentupidor, naturalmente, é um recurso a ser considerado na hora de definir como desentupir ralo de banheiro. Para utilizá-lo, basta pressioná-lo no ralo, depois, movê-lo para cima e para baixo. Geralmente, é preciso entre cinco e dez movimentações para desobstruir o dispositivo.

3. Bicarbonato com vinagre

Essa mistura tem alto poder de desobstrução. Para prepará-la, utilize 3/4 de xícara de bicarbonato de sódio e meia xícara de vinagre. Então, é só despejar a mistura no local e aguardar em torno de 30 minutos (com o ralo fechado) enquanto a reação ocorre. Depois, despeje água fervente no dispositivo para finalizar a limpeza.

4. Sal com vinagre (apenas para ralos de plástico)

O sal pode ajudar na hora de lidar com obstruções, sobretudo em função do seu poder para quebrar moléculas de gordura, porém, por ser corrosivo, pode danificar ralos de metal. Por isso, é aconselhável só utilizá-lo em ralos feitos de plástico.

Misture uma xícara de sal a uma de vinagre. Mexa até dissolver. Então, coloque a mistura no ralo, cobrindo-o logo depois. Após em torno de trinta minutos, despeje água fervente no ralo.

Extra: dicas para prevenir o entupimento frequente do ralo

Verifique se a grelha do ralo não tem aberturas muito grandes. Se for o caso, troque-a por uma com espaços vazados menores. Isso ajudará a evitar que pedaços de sabonete e outros itens caiam e obstruam o ralo. Outra boa ideia é utilizar um coletor de cabelos. Esses dispositivos de uso facilitado retêm os fios em seu suporte dispensando que você tenha contato com eles na hora de retirá-los do ralo.

Utilizar biorremediadores também é um cuidado importante. Esse tipo de produto é uma solução natural desenvolvida a base de bactérias do bem que metabolizam, imobilizam ou absorvem gorduras, proteínas, açúcares e outros resíduos, favorecendo o bom funcionamento do ralo e de outros dispositivos domésticos – como caixa de gordura, fossa, pia, entre outros. Como benefícios adicionais, esse produto é muito prático de aplicar e ajuda também a evitar o problema do mau cheiro nesses equipamentos.

E então, ficou mais claro agora como desentupir ralo de banheiro e evitar casos frequentes de obstrução? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso blog para mais dicas!

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Deixe uma resposta