3 dicas de como desentupir ralo: a solução para o entupimento aqui!

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Em algum estabelecimento ou mesmo na própria casa, as pessoas, ao menos uma vez, sofreram com ralos entupidos, ainda mais quando se lida com a pia da cozinha ou com o banheiro. Alguns pensam em estratégias malucas para resolver o problema momentaneamente, mas nem sempre são a melhor alternativa.

Por isso, é muito importante saber como desentupir ralo de modo certo e a longo prazo. Afinal, nada adianta resolver em um dia e, no outro, tudo estar transbordando e não sendo escoado.

Hoje, a Fossa Trat dará sugestões para desentupir e apresentará a solução ideal para esse problema e muitos outros que podem aparecer. Quer saber mais? Acompanhe-nos neste post!

Como desentupir ralo de uma vez por todas? Fossa Trat responde!

Está em busca de solução para desentupir o ralo de sua cozinha? O banho está desconfortável porque a água não desce direito e fica com poça dentro do box? Esse problema pode ser muito frequente e é preciso dar atenção a ele para melhorar o bem-estar dos moradores e deixar o espaço mais higiênico.

Torneira de pia de cozinha aberta e água escorrendo em ralo

Embora possa parecer algo bastante simples e corriqueiro, os ralos são dispositivos fundamentais para quem deseja uma qualidade de vida maior, manter a saúde em dia e ter uma boa vivência em casa.

Os tubos que ligam-se à parte interna dos ralos formam um sistema complexo que permite uma vedação adequada e evita que gases do esgoto entrem em contato com o ambiente. Ainda, ele é um recurso crucial para o bom funcionamento do serviço de tratamento de esgoto.

Por tudo isso, é importante garantir que os ralos de sua casa estejam em boas condições. Então, se você precisa de boas dicas sobre como desentupir ralo e agir de modo preventivo, confira:

1. Com desentupidor

Os desentupidores feitos de borracha e plástico, certamente, são bem usados. Para a pia, até pode ser, mas não é possível dizer que são higiênicos quando o assunto é o ralo do banheiro e do chuveiro, não é? Afinal, esses possuem muitas bactérias, gorduras e fluidos corporais, cabelos, entre outras coisas.

Homem vestido com roupa de encanador, sentado no chão, segurando desentupidor de pia

Então, é normal que haja um receio em espalhar tudo isso pelo chão onde se toma banho. É claro que existem os produtos de limpeza, mas a sensação continua estranha, certo? E nem sempre esses desentupidores conseguem tirar tudo da maneira mais eficaz. Mas é uma alternativa para quem deseja fazer uma ação rápida.

2. Com métodos caseiros

Conhecimentos passados de geração em geração, aquele famoso “macete” para dar um jeitinho em tudo quase sempre funciona também. Então, podemos considerar os métodos caseiros como uma alternativa para desentupir ralo do banheiro e da pia.

Água fervida com detergente é uma dessas maneiras, já que o detergente pode quebrar as moléculas de gordura que estão provocando a obstrução dos canos. Essa água fervida também pode ser utilizada com o sabão em pó, que fará quase a mesma coisa que um detergente. No entanto, deve-se colocar todo o componente no ralo, de modo que ele não seja visto, e só depois jogar toda a água.

Ainda há outros, como usar bicarbonato de sódio e água, misturas de produtos químicos de limpeza, com garrafa pet, entre outros. Pode funcionar? Sim, mas também não é 100% de certeza porque pode ser que haja outras coisas entupindo o encanamento.

3. Com um produto biodigestor

Como em qualquer outra questão, a melhor solução para desentupir ralo é prevenir o problema, e não remediá-lo. Então, ao invés de perder tempo e dinheiro buscando soluções improvisadas, perigosas e onerosas, o melhor caminho é agir preventivamente. É possível fazer isso por meio do uso regular dos chamados biorremediadores.

Esses bioprodutos são soluções naturais e seguras para evitar entupimentos de equipamentos hidráulicos em geral. Por meio da ação de micro-organismos, a matéria orgânica que ficaria acumulada no ralo e na tubulação é degradada, evitando, além da obstrução, o mau cheiro e a proliferação de insetos no local.

Portanto, a melhor solução para desentupir ralo é investir nos biodigestores e não correr mais o risco de sofrer frequentemente com dispositivos obstruídos, de gerar danos à tubulação, ter custos extras para lidar com o problema.

O Fossa Trat é um biorremediador recomendado por especialistas, que possui aplicação facilitada e ação comprovada. E se o seu problema se estende para além dos ralos, como na privada, temos um post completo sobre como desentupir vaso sanitário, o que acha de conferir?

Afinal, por que os ralos entopem tanto?

Primeiramente, pode ter ocorrido de, no momento da instalação, ter optado por um tipo inadequado de ralo para as necessidades da sua casa. Há, basicamente, dois modelos: o tipo grelha rotativa e a linear.

O primeiro comumente conta com uma tampa bem pequena e que, dependendo da área a ser drenada e da intensidade de uso, pode gerar dificuldades de escoamento e entupimentos mais frequentes.

Ainda, há o tipo linear, cuja tampa funciona também como uma grelha e que conta com uma calha de escoamento. De modo geral, esse modelo tende a ser mais seguro por proporcionar uma área de entrada maior para a água e, portanto, vazão mais facilitada, reduzindo as chances dela se acumular e causar entupimentos – claro, isso com uma rotina de manutenção adequada.

Além da escolha equivocada do equipamento, outra má prática comum que faz com que o dispositivo apresente problemas com frequência é jogar objetos e restos de alimentos no recipiente, assim como óleo de cozinha.

Pessoa com luva de limpeza, desentupindo pia de cozinha com desentupidor

Assim, acontece que, na ânsia de resolver logo o problema e encontrar uma rápida solução de como desentupir ralo, muitos acabam recorrendo a práticas que podem ser nocivas ao equipamento, ao meio ambiente e às pessoas.

Por exemplo, utilizar produtos químicos recorrentemente, como a soda cáustica, que apresenta caráter corrosivo e pode levar à avaria de suas tubulações e causar problemas de saúde se for manuseada inadvertidamente. Utilizar objetos pontiagudos, sem extremo cuidado, também é um erro que pode danificar os canos.

Por isso, é importante usar os produtos biodegradáveis, mais especificamente os biodigestores com bactérias boas, que não corroem nenhum material, desentopem com eficiência e não prejudicam o meio ambiente.

Então, o que achou do conteúdo? Foi relevante? A Fossa Trat espera que sim, afinal estamos sempre em busca de oferecer dicas relevantes para o seu dia a dia, cuidando das tubulações e do bem-estar. Para mais, acompanhe-nos toda semana!

Deixe uma resposta