Bactérias ao seu favor. Veja como microrganismos previnem entupimentos do seu saneamento básico

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

As bactérias costumam estar associadas a doenças ou a algo assustador e nojento, não é mesmo? Mas saiba que as bactérias não são apenas inimigas a temer: em muitos aspectos, são aliadas para se querer ter por perto – nesse caso, são consideradas como bactérias do bem.

Basicamente, as bactérias são microrganismos que fazem parte da natureza e que são encontrados em quase todos os lugares. A maioria das pessoas aprende sobre bactérias no contexto de doenças, então é fácil pensar sobre os danos que elas causam.

Mas elas são importantes também para a nossa vida, para o equilíbrio no meio ambiente e, mesmo, para situações mais cotidianas, como na prevenção de entupimentos no saneamento básico doméstico.

E então, que tal desmistificar essa questão e saber mais sobre o importante papel das bactérias do bem? Continue a leitura e veja como as bactérias do bem podem atuar a nosso favor.

Bactérias: por que elas são importantes para nossa vida?

Bactérias por que elas são importantes para nossa vida blog_opt

As bactérias ajudaram a moldar o mundo como o conhecemos hoje. É possível encontrá-las por tudo – desde em maçanetas às profundezas do oceano e, naturalmente, em nossos corpos.

Você sabia que existem bilhões de bactérias no corpo humano? Embora a maioria seja essencial para nossa saúde, como você sabe, nem todas as bactérias são nossas aliadas. Alguns tipos, chamados de bactérias patogênicas, causam doenças infecciosas que podem variar de uma simples dor de garganta a um caso de choque séptico com risco de vida. Mas, além delas, há as que são essenciais para o funcionamento do corpo humano e para nossas barreiras imunológicas.

Ainda, no solo e no oceano, as bactérias também desempenham um papel importante na decomposição da matéria orgânica e na ciclagem de elementos químicos, como carbono e nitrogênio, necessários à vida humana.

Como as plantas e os animais não podem criar algumas das moléculas de nitrogênio de que precisamos para viver, as bactérias do solo e as cianobactérias (algas azul-esverdeadas) desempenham um papel indispensável na transformação do nitrogênio atmosférico em amônio ou nitratos, as formas de nitrogênio que as plantas podem absorver. E, ao ingerirmos as plantas, colhemos também esses benefícios.

As bactérias também desempenham um papel no ciclo de outra substância importante para a água da vida humana. Nos últimos anos, cientistas da Louisiana State University encontraram evidências de que as bactérias representam muitas, senão a maioria, das minúsculas partículas que fazem com que as nuvens se precipitem em chuva, por exemplo.

O que são as chamadas bactérias do bem?

O que são as chamadas bactérias do bem CORPO blog_opt

Uma questão importante para desmistificar é que boa parte das bactérias é benéfica para a nossa vida e não causa diretamente doenças. Essas, que são conhecidas como bactérias do bem, desempenham papéis essenciais em muitos ambientes, incluindo o corpo humano.

Nesse caso, elas existem em simbiose com o corpo, que fornece nutrientes e um local ideal para elas sobreviverem. E isso é fundamental também para a nossa existência – nosso tecido intestinal e sistema imunológico não se desenvolvem normalmente sem bactérias.

As bactérias têm um propósito metabólico. Por exemplo, por meio de um processo de fermentação, elas quebram os resíduos alimentares indigestos, como as fibras, em componentes úteis que o corpo pode absorver. Elas também podem produzir substratos energéticos, como ácidos graxos e vitaminas K e B12. As bactérias também estimulam o sistema imunológico e tornam o corpo mais resistente.

Além do microbioma humano, os microbiomas também são encontrados, por exemplo, em animais e em diferentes habitats na Terra. As bactérias do bem mais influentes para a vida na Terra são encontradas no solo, sedimentos e mares. Suas funções principais são fornecer nutrientes como nitrogênio e fósforo às plantas, bem como produzir hormônios de crescimento. Ao decompor a matéria orgânica morta, elas contribuem para a estrutura do solo e os ciclos da natureza.

Como atuam as bactérias na prevenção de entupimentos?

Como atuam as bactérias na prevenção de entupimentos CORPO blog_opt

Outro fato que muitos de nós desconhecem é que as bactérias do bem atuam como importantes agentes de decomposição. E isso é especialmente benéfico para evitar situações como entupimentos do seu saneamento básico.

As bactérias já estão naturalmente inseridas nos dispositivos do sistema de saneamento básico. Entretanto, nem sempre em número suficiente para evitarem esses problemas. Por isso, práticas como a biorremediação, com a inserção de mais microrganismos nesses dispositivos, são tão importantes.

Os biorremediadores são uma solução natural e segura, desenvolvida com base em bactérias do bem, que degradam os detritos do sistema de esgoto residencial sem agressões ao meio ambiente.

Quando ocorre a biorremediação, as enzimas produzidas pelas bactérias do bem modificam os poluentes tóxicos, alterando a estrutura química dos poluentes, fazendo a biotransformação. Em muitos casos, a biotransformação leva à biodegradação, quando os poluentes tóxicos são degradados, a estrutura torna-se mais simples e, por fim, torna-se metabólitos inofensivos e atóxicos para a vida das diferentes espécies.

Dessa forma, na biorremediação, as bactérias do bem também são usadas para neutralizar, desintoxicar, remover, limpar, quebrar e/ou decompor resíduos e outros poluentes perigosos em substâncias menos tóxicas ou não tóxicas.

Qual produto usar para ter as bactérias do bem como aliadas da rotina de manutenção doméstica?

O desenvolvimento sustentável requer uma busca por alternativas mais amigáveis ao ambiente para resolver situações de nosso dia a dia. Evitar entupimentos é um exemplo disso.

Por isso, os biorremediadores são uma alternativa cada vez mais popular em relação aos métodos convencionais para o tratamento de compostos de resíduos e para degradar contaminantes usando atividade microbiana natural.

Um produto para biorremediação que se destaca diante da alta tecnologia utilizada e do cuidado com a segurança das pessoas e do meio ambiente é o Fossa Trat.

Ele é composto à base de bactérias do bem e possui ação preventiva eficiente contra entupimentos do saneamento básico, também contribuindo para evitar problemas como o mau cheiro em ralos, pias, fossas e caixas de gordura e a proliferação de insetos e pragas urbanas.

E então, o que achou de saber mais sobre as bactérias do bem? Que tal continuar descobrindo como elas podem ser benéficas para as rotinas do seu lar? Confira em mais detalhes como funciona o Fossa Trat e as bactérias do bem de sua composição.

Deixe uma resposta