Banheiro para motorhome: por que tem cheiro forte e como evitar!

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Motorhome, a famosa casa sobre rodas é um dos maiores sonhos de consumo dos amantes de viagens. E como toda casa, ela é equipada com cama, mesa, geladeira, pias e banheiros. E aí está o “x ” da questão! O banheiro para motorhome pode adquirir um cheiro desagradável com o uso e o maior problema é que o odor exala por todo o trailer. Por isso, nós vamos te ajudar a entender por que o mau cheiro existe e dar algumas dicas para acabar com esse desconforto. Quer aprender as técnicas? Continue lendo que já te contamos tudo!

Por que o banheiro do motorhome fica com mau cheiro?

Bom, antes de entrarmos em detalhes técnicos dessa nossa descoberta, precisamos esclarecer como o motorhome funciona. Esse modelo de casa possui uma rede sanitária que capta os resíduos orgânicos do banheiro e um tanque específico para a cozinha.

O ponto é que, ao acionar a descarga do vaso sanitário, a água que envia os resíduos para o tanque de armazenamento é muito fraca. Ela consegue o objetivo de mandar para o tanque, porém não dá conta de limpar a parte interna do vaso. Obviamente que o odor gruda e se expande por toda a casa.

E quando falamos que o odor se fixa, é tanto o cheiro da urina como dos resíduos orgânicos.

Um ponto importante é que em dias quentes o odor é ainda mais forte! A física explica isso para gente. Quanto maior o calor, maior a agitação das moléculas, consequentemente, essa agitação faz com que elas se desprendam do vaso e passeiem pelo ambiente.

Em modelos de motorhome mais novos, o tanque de captação fica vedado e muito bem escondido. Apenas revela o seu odor interior quando precisa ser descartado, é claro!

Porém, os modelos mais antigos ainda devolvem, através da tubulação, o odor. Principalmente se a estrada tiver muitos obstáculos e fazer com que os resíduos se movimentem intensamente.

Sabendo disso, vamos conhecer as táticas para acabar com esse cheiro desagradável!

2 Táticas para deixar o banheiro sem odor desagradável

Como era de se esperar, nós apresentamos o problema, agora vamos resolvê-lo. São duas técnicas infalíveis que precisam ser usadas mutuamente para resultados efetivos. Vamos ver quais são?

1. Coloque bactérias biodigestoras dentro do tanque

A primeira forma eliminar o cheiro é colocar biodigestores dentro do tanque de captação, que são as bactérias biodigestoras. Nada melhor do que acabar com o mau cheiro direto da fonte, não é mesmo? Aliás isso facilita para o sortudo que vai descartar os resíduos.

A título de curiosidade, um casal precisa descartar a cada dois dias. No entanto, se tiver mais pessoas vivendo dentro do mesmo motorhome ou se a frequência de uso for maior, o descarte precisa acontecer com maior frequência – é relativo!

Por isso, é extremamente importante colocar biodigestores dentro tanque para que ele comece a decompor os resíduos com uma fragrância mais agradável. Para saber mais sobre ele, acesse o conteúdo completo sobre o biodigestor imbatível!

Vale ressaltar que essas bactérias são benéficas e também podem ser colocados no tanque que capta os resíduos dos ralos e da cozinha. Assim, no momento que o for descartar o cheiro também estará bastante amenizado. E nunca viaje com os ralos destampados! Afinal, esse odor atrai insetos indesejáveis. Eles ainda não apareceram? Então, veja como acabar e prevenir a aparição de insetos, assim você não coloca em risco a sua saúde e de seus familiares.

Pronto, primeira tática concluída! Vamos à segunda.

2. Borrife estas duas receitas caseiras no vaso sanitário

Como dito anteriormente, o vaso sanitário também tem uma participação significativa no mau cheiro. Portanto, nós trouxemos duas receitas caseiras muito eficientes.

O segredo é sempre aplicá-los após fazer as necessidades. Elas não precisam ser usadas no mesmo momento, intercale os dias para que seu nariz não se incomode ou enjoe com o cheiro.

O que precisa para as duas receitas é bem simples, veja:

  • 2 borrifadores de 1 L;
  • 1 L de água;
  • 100ml de vinagre com álcool;
  • 100 ml de amaciante;
  • 50 ml de essência com fragrância de sua preferência;
  • 50 ml de álcool etílico.

Modo de preparo do borrifador 1

No primeiro recipiente, coloque metade da água juntamente com o vinagre e a essência escolhida. Depois, é só tampar e mexer bem para misturar todos os ingredientes.

A essência é para tirar o forte cheiro do vinagre – ele pode incomodar os mais sensíveis ou as crianças. E sempre opte por vinagres com álcool, devido às propriedades deste composto, e também para não deixar o vaso manchado.

Dê algumas borrifadas em toda a parte interna do vaso para limpá-lo e pronto!

Modo de preparo do borrifador 2

Agora, neste segundo borrifador, acrescente a outra metade da água juntamente com o amaciante e o álcool etílico. Pronto! É só tampar e mexer bem para unificar todos os ingredientes.

O álcool é para amenizar o cheiro das moléculas e para higienizar toda a parte interna. E o amaciante é para trazer a fragrância de renovo para dentro do ambiente.

Também é uma ótima ideia borrifar nas roupas, em lençóis, edredons, travesseiros, sofás e cadeiras. Assim, a casa inteira fica com o aroma de suavidade. 

Sinta-se à vontade para escolher as fragrâncias das essenciais e dos amaciantes conforme o seu gosto pessoal, seja de limão, lavanda ou eucalipto. Apenas sugerimos que reveze o aroma para que a casa sempre tenha cheirinhos novos.

Aproveitando o ensejo, confira 3 dicas de produtos biodegradáveis que são sustentáveis e livram o seu motorhome de cheiros desagradáveis. Vamos conhecer?

Deixe uma resposta