4 formas fáceis de como desentupir cano de pia

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

No dia a dia da rotina doméstica, temos que lidar com diversos afazeres para garantir o bom funcionamento, a higiene e o conforto de nosso lar – e uma dessas atividades é lidar com os indesejados casos de obstruções em pias. Você já parou para pensar como desentupir cano de pia?

Para lhe ajudar a resolver esse tipo de problema, preparamos as dicas a seguir, confira!

Principais causadores de entupimento nas pias residenciais

A pia da cozinha é uma das que mais geram casos de entupimento, já que, diariamente, são lavados ali pratos e panelas – muitas vezes, com gordura e restos de alimentos que acabam acumulando no ralo e na tubulação.

Por sua vez, a pia do tanque geralmente enfrenta entupimentos causados por poeira, fibras de tecidos das roupas ou até por pelos de animais.

Já as obstruções na pia do banheiro comumente são causadas por fios de cabelos e outros pequenos objetos de higiene, como pedaços de algodão, por exemplo.

4 possibilidades de como desentupir cano de pia

Se o entupimento for de maiores proporções, contar com ajuda de uma empresa especializada é importante para realmente resolver o problema e não causar danos à tubulação. Entretanto, se o entupimento for leve, você mesmo, com cuidado, pode tentar resolvê-lo aplicando as dicas a seguir.

1. Com detergente e sabão em pó/detergente

Para casos simples de obstrução, uma das formas de como desentupir cano de pia é ferver quatro litros de água e misturar a ela uma boa quantidade de sabão em pó ou detergente, despejando a mistura com cuidado no ralo da pia. Uma boa prática para não correr riscos de causar danos à tubulação é alternar água quente e fria no procedimento.

2. Com um arame torcido

Para situações nas quais haja algum objeto visível obstruindo o ralo e o cano da pia, pode-se recorrer ao arame torcido – porém, com extremo cuidado para não danificar os equipamentos.

Basta virar a ponta do arame, formando uma espécie de gancho, e inseri-lo no cano, girando com atenção a fim de que ele “pesque” o item que está causando o problema. A dica, aqui, é realmente retirar o objeto e não o forçar para baixo, o que só piora a situação.

3. Com o clássico desentupidor

O tradicional desentupidor de borracha também poderá ser um aliado no momento de buscar formas de como desentupir cano de pia. Para isso, deixe que a pia fique com um pouco de água e faça pressão com o desentupidor para cima e para baixo, de modo a retirar o que estiver causando o entupimento.

4. Com bicarbonato de sódio

Essa é outra solução caseira de como desentupir cano de pia, e que pode ajudar a resolver problemas mais simples. Para aplicá-la, aguarde que toda água seja drenada da pia. Então, despeje no ralo 300 gramas de bicarbonato de sódio e, sobre ele, meia xícara de chá de vinagre branco. Depois, cubra totalmente o ralo e deixe a mistura agir por trinta minutos. Para finalizar, despeje um litro de água no ralo.

Como evitar o entupimento da pia?

É possível adotar ações preventivas para evitar os entupimentos e tornar a rotina de desobstrução e limpeza mais espaçada.

Por exemplo: evite se pentear durante o banho ou em frente à pia do banheiro; retire o máximo possível da gordura de pratos e panelas antes de lavá-los; não descarte óleo na pia.

Ainda, adote em sua rotina a utilização de biorremediadores. Esses produtos agem de modo a prevenir entupimentos de pias, fossas, ralos, vasos sanitários, caixas de gordura e tubulações em geral. Por meio da ação de bactérias do bem, que metabolizam, imobilizam ou absorvem gorduras, proteínas e açúcares, atuam em prol do bom funcionamento de tais equipamentos. Ainda, esse produto natural e prático de aplicar ajuda a evitar o problema do mau cheiro nesses itens domésticos.

E então, ficou mais fácil agora saber como desentupir cano de pia? Você já conhecia a ação dos biorremediadores? Deixe sua mensagem nos comentários!

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Deixe uma resposta