6 técnicas infalíveis de como desentupir pia de cozinha

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Ter uma pia entupida é mesmo um incômodo bem comum. Esse problema leva ao acúmulo de água no equipamento, causa mau cheiro, dificulta a limpeza da louça e pode, inclusive, atrair insetos e pragas como ratos e baratas. Para evitar todo esse transtorno, é importante saber como desentupir pia de cozinha, além de adotar ações preventivas.

Que tal descobrir algumas formas muito práticas e efetivas para fazer isso? Confira as dicas a seguir!

6 formas de como desentupir pia de cozinha

Para lidar com esse problema, você pode utilizar:

1. Bicarbonato de sódio e vinagre

Ingredientes que geralmente já temos em casa, como o bicarbonato de sódio e o vinagre, podem ser aliados na hora de buscar formas de como desentupir pia de cozinha.

Para experimentar essa técnica, despeje um copo de bicarbonato no ralo seguido por um copo de vinagre. Depois, aplique um pano sobre o ralo, abafando-o por cerca de trinta minutos. Por fim, jogue água quente no ralo da pia.

2. Detergente líquido

Essa é outra técnica de como desentupir pia de cozinha feita com produtos comuns de nosso dia a dia. Para aplicá-la, ferva cinco litros de água com detergente líquido e despeje a mistura, com bastante cuidado, no ralo da pia.

3. Arame

No caso de entupimentos causados por resíduos sólidos visíveis – um pedaço de alimento ou de embalagem, por exemplo -, você pode tentar resolver o problema utilizando um arame. Faça uma trama simples, cruzando três pedaços de arame do mesmo tamanho.

Depois, curve a ponta deles, formando ganhos. Então, com muita delicadeza, a fim de não danificar nenhum componente, insira o arame no ralo, movimentando-o para “pescar” o que estiver causando a obstrução.

4. Desentupidor tradicional

Esse item não pode ser esquecido quando se pensa em como desentupir pia de cozinha. Utilize-o deixando a pia com água, de modo que ela cubra mais da metade da parte de borracha do desentupidor.

Depois, coloque-o sobre o ralo e faça movimentos firmes e lentos para cima e para baixo. Por fim, retire o instrumento e verifique se a água está escoando corretamente. Em caso negativo, repita o processo.

5. Desentupidor de mola

Essa técnica é apenas para casos mais sérios de entupimento e deve ser executada somente por quem tem algum conhecimento de hidráulica. Para aplicá-la, é preciso desmontar primeiro o cano de esgoto e o sifão que fica abaixo da pia. Isso deverá expor o “cano curto” – ou “canhoto” – que passa por trás da parede do gabinete. É nele que se deve introduzir a serpente para romper o que estiver causando a obstrução.

6. Limão, bicarbonato e água quente

Outra variação com o uso de bicarbonato de sódio. Para utilizá-la, despeje duas colheres de sopa de bicarbonato no ralo da pia de cozinha, seguidas por meio copo de suco de limão. Então, cubra o ralo por cerca de 25 minutos, para que a reação de efervescência ocorra. Depois disso, despeje água quente para finalizar a limpeza.

Evite ter de desentupir pia com frequência

Por mais que você aplique uma técnica prática de como desentupir pia, ter de realizar esses procedimentos com frequência pode acabar demandando muito tempo que poderia ser utilizado para atividades prazerosas em família, não é mesmo?

Por isso, adotar algumas iniciativas simples a fim de prevenir as ocorrências é o melhor caminho para evitar que as obstruções se tornem comuns. Entre as boas práticas para isso, estão:

  • Não jogue óleo ou borra de café no ralo da pia.
  • Tire o excesso de gordura de utensílios como pratos e talheres com o auxílio de um guardanapo ou papel-toalha antes de lavá-los na pia.
  • Faça a limpeza da caixa de gordura regularmente.
  • Cuide para que pedaços de alimentos e outros objetos não entrem pelo ralo da pia.
  • Aplique com regularidade biorremediadores no ralo da pia e na caixa de gordura.

E então, ficou mais fácil agora lidar com o incômodo de uma pia de cozinha entupida? Quer saber mais sobre a ação dos biorremediadores? Continue com a gente! Deixe sua mensagem nos comentários.

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Este post tem 2 comentários

  1. Francisco Humberto

    Já usei e deu certo, bicarbonato no sanitário, não usei ainda, na pia

    1. Fossatrat

      Que ótimo Francisco, obrigado por compartilhar conosco!

Deixe uma resposta