Privada entupida: 8 formas de evitar que isso aconteça

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Privada entupida é sinônimo de incômodos, mas é possível evitar que isso aconteça. Saiba como.

Uma das situações domésticas mais desagradáveis é ter uma privada entupida. Pior ainda do que isso é tentar diversas soluções frustradas até que o problema seja efetivamente resolvido. No entanto, prevenir é melhor do que remediar, por isso, temos algumas dicas para evitar que isso aconteça na sua casa.

O entupimento dos vasos sanitários acontece quando a passagem de água se torna dificultosa, devido a algum objeto que caiu no vaso e está atrapalhando o seu caminho.

Neste artigo, confira algumas dicas de como evitar esse transtorno agindo proativamente.

Boas práticas para evitar o problema da privada entupida

1. Verifique o funcionamento interno da privada

Para evitar a privada entupida, antes de qualquer coisa, é preciso verificar se ela está funcionando corretamente. Para isso, retire a tampa do reservatório, acione a válvula e verifique se não há vazamentos, se o nível de água está apropriado, etc. Em apartamentos, o alerta com o encanamento deve ser ainda maior.

2. Não descarte objetos na privada

O principal motivo que leva ao transtorno de uma privada entupida são os objetos descartados nela. Papel higiênico, absorvente íntimo, fralda, preservativo e outros materiais dificultam a passagem da água, por isso, a dica é ter um cesto de lixo e descartar tudo nele.

É importante ressaltar que mesmo os papéis biodegradáveis, ainda minoria no Brasil, se descartados em grande quantidade, também podem entupir o vaso e até mesmo causar danos no tratamento de esgoto, já que o nosso sistema não é preparado para isso.

3. Utilize desodorante sanitário líquido

Ao contrário dos desodorantes em pedra, que muitas vezes podem se partir e atrapalhar a passagem da água, os líquidos, além de eliminar o mau cheiro, diminuem o risco de entupimento.

4. Tenha cuidado com os cabelos jogados na privada

Apesar de os fios de cabelo parecerem inofensivos, em grande quantidade podem grudar nos canos impedindo a circulação do fluxo de água.

Desse modo, para prevenir que isso aconteça, utilize protetores de ralo e descarte os cabelos no lixo comum de seu banheiro.

5. Conscientize os demais usuários

Se tiver crianças em casa, ensine desde cedo sobre as boas maneiras de utilizar o vaso. Em caso de empresas, coloque placas ao lado da privada com dicas de boas práticas.

Somente a partir do comportamento coletivo de todos os usuários é possível garantir uma privada limpa, asseada e com bom funcionamento.

6. Tenha um desentupidor

Tenha sempre um desentupidor no banheiro, já que muitos problemas podem ser resolvidos com ele e com a ajuda de um balde com água quente.

7. Utilize produtos voltados a esse problema

Para lidar com o problema e evitar privada entupida, há produtos no mercado de prática e fácil utilização.  É o caso do Fossa Trat, que ajuda a prevenir entupimentos e, ainda, o mau cheiro proveniente de vasos sanitários e outros equipamentos domésticos – como pias, ralos e caixas de gordura.

Quando utilizado preventivamente, o produto dispensa a realização de limpezas mecânicas na privada – o que costuma ser moroso e desagradável -, agilizando a rotina e os afazeres domésticos.

8. Procure um profissional

Se a prevenção falhou e o desentupidor também, talvez, o problema seja um pouco mais difícil de resolver. Neste caso, procure um profissional ou uma empresa especializada que resolva essa questão para você.

De modo geral, é possível evitar que privada fique entupida mantendo sua higiene e manutenção em dia. Aja preventivamente para que esse problema não ocorra no seu banheiro e evite incômodos.

E então, gostou das dicas para evitar privada entupida? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários. Fique com a gente, post novos toda semana 🙂

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Deixe uma resposta