As melhores técnicas de como desentupir ralo do chuveiro

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

A vida moderna exige soluções criativas para se driblar a falta de tempo. Em meio a tantas atividades diárias, é difícil conseguir se dedicar às tarefas domésticas e às manutenções periódicas, como desentupir ralo do chuveiro.

Entretanto, saber de que forma esse tipo de problema ocorre, como evitar que ele se repita e identificar sinais de que algo não vai bem são algumas atitudes fundamentais para prevenir dores de cabeça maiores em decorrência de infiltrações, vazamentos, maus cheiros e completa obstrução do ralo do chuveiro.

O entupimento ocorre quando algum objeto ou resíduo atrapalha o caminho da água, tornando a sua passagem dificultosa. Não raramente, até resolver esse tipo de situação, colocamos em prática diversas técnicas que vão desde as famosas receitas caseiras até o uso de produtos químicos que podem ser bastante nocivos.

Por mais que esse transtorno seja desagradável, lidar com ele pode ser mais simples do que você imagina.

Neste artigo, confira algumas alternativas de como desentupir ralo do chuveiro. Acompanhe e entenda de que forma colocar em prática técnicas que trarão mais conforto e praticidade para o dia a dia do seu lar.

Como ocorre o entupimento do ralo do chuveiro?

A causa mais recorrente desse tipo de obstrução é o acúmulo de cabelo. Durante o banho, é natural que pelos e cabelos caiam. Mesmo sem percebermos, é comum que a maioria deles seja levada pelo fluxo da água. Porém, alguns podem acabar se enroscando e logo passam a formar uma verdadeira bola de pelo não apenas ao redor, como também dentro do ralo.

Se você pensa que apenas pessoas que possuem cabelos longos colaboram para o entupimento, está enganado! Não importa o comprimento ou o volume, os fios podem sim enroscar e obstruir a passagem da água.

Como desentupir ralo do chuveiro?

Se você tem percebido que a água do banho está descendo com lentidão, borbulhando ou se acumulando, é sinal de que algo não vai bem. Se você acredita que se munir de um arsenal de produtos químicos é a melhor forma para lidar com o problema, vai ficar surpreso com as técnicas a seguir de como desentupir ralo do chuveiro!

1. Verifique o funcionamento interno do ralo do chuveiro

Antes de qualquer coisa, é importante avaliar a situação do ralo. Para isso, retire a tampa e observe a passagem da água. Em seguida, utilize um alicate ou uma pinça para remover todo o cabelo e demais materiais sólidos que podem estar causando o problema. Então, deixe a água correr e verifique se a obstrução foi resolvida.

2. Utilize um desentupidor de borracha

Apesar de os fios de cabelo parecerem inofensivos, quando eles se acumulam, podem acabar se grudando nos canos e impedindo a circulação do fluxo de água.

O desentupidor de borracha pode ajudar a resolver essa situação, basta encaixar a ventosa de forma que ela cubra toda a entrada do ralo do chuveiro e empurrar o objeto algumas vezes, criando pressão suficiente para liberar a passagem de água.

3. Aplique bicarbonato de sódio e vinagre

Essa técnica, que ajuda a remover dejetos que ficam grudados no cano, consiste em uma reação resultante da união dos produtos utilizados.

Para fazer a limpeza, basta despejar cerca de uma xícara de bicarbonato no ralo e derramar ½ copo de vinagre por cima. Então, utilize um pano para cobrir o ralo. Aguarde 30 minutos e jogue um copo de água quente por cima.

4. Não tenha medo de pedir ajuda

Se as técnicas acima não funcionaram, talvez o problema seja um pouco mais difícil de resolver. Dessa forma, procurar por um profissional ou por uma empresa especializada pode ser a melhor alternativa para lidar com essa questão.

5. Entenda que prevenir é melhor do que remediar

Por mais que as técnicas de como desentupir ralo do chuveiro sejam excelentes para resolver esse tipo de problema, de modo geral, é possível agir preventivamente para que tal situação não ocorra em seu equipamento.

Desse modo, para evitar que isso aconteça, utilize protetores de ralo e descarte os cabelos acumulados no lixo do banheiro.

Também é possível utilizar produtos próprios para preservar as funcionalidades do ralo. O Fossa Trat, por exemplo, é um biodigestor que ajuda a prevenir entupimentos e, ainda, o mau cheiro proveniente desse problema.

E então, gostou das técnicas de como desentupir ralo do chuveiro? Você tem alguma outra dica de como proceder nesse tipo de situação? Deixe sua mensagem nos comentários.

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Deixe uma resposta