3 formas de como desentupir encanamento da sua empresa

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Quem é dono ou gestor de um negócio, depara-se com diversos desafios em sua rotina laboral. E para o bom funcionamento do estabelecimento, por menos agradável que possa ser, é preciso saber como desentupir encanamento e prevenir esse tipo de transtorno.

Afinal, problemas com o encanamento podem levar à paralisação do trabalho – sobretudo em estabelecimentos como restaurantes – e a problemas com a satisfação de seu cliente, além de onerosos custos para a empresa.

Para evitar tais situações, confira, neste artigo, algumas alternativas para desentupir o encanamento de sua empresa. Acompanhe.

Cuidados necessários na hora de optar pela forma de como desentupir encanamento

Antes de tentar alguma solução duvidosa, sob o risco de causar um problema – e um gasto – ainda maior à sua empresa, lembre-se de que os canos e as tubulações são desenvolvidos para terem grande durabilidade e resistência a determinados produtos, porém essa resistência não é à prova de qualquer químico ou manipulação inadequada. Nessas situações, os equipamentos podem ser danificados ou avariados, gerando um grande transtorno para seus funcionários e clientes e uma conta alta à sua organização.

Por isso, sempre busque aplicar práticas seguras e empregue todo o cuidado possível ao utilizá-las no encanamento de sua empresa.

Evite, por exemplo, inserir objetos rígidos – como cabos de vassoura – no encanamento, a fim de não causar rachaduras ou quebra dos canos. Ainda, prefira não utilizar produtos químicos fortes, como a soda cáustica que, se manuseada inadequadamente, pode causar queimaduras na pele ou mesmo problemas na região dos olhos. Além disso, lembre-se de que os químicos que são jogados na tubulação vão parar no sistema de esgoto, podendo prejudicar a qualidade da água e gerar danos ao meio ambiente.

3 dicas de como desentupir encanamento

Para lidar com este problema, você pode:

1. Utilizar bicarbonato de sódio e vinagre

Essa é uma das formas mais práticas de como desentupir o encanamento de sua empresa, visto não demandar maior esforço físico nem manipulação dos canos. Basta aplicar dois itens bastante comuns: bicarbonato e vinagre. Essa mistura deverá gerar uma efervescência que irá desgrudar placas de gordura e outros dejetos que possam estar causando obstrução na tubulação, além de ser uma forma sustentável de desentupir a tubulação.

Para utilizá-la, coloque no cano entupido duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, seguidas pelo vinagre. Assim que a efervescência se tornar evidente, cubra o cano com um pano quente por cerca de 25 minutos. Depois, jogue no local água fervente ou suco de limão quente – esse deixará um aroma agradável no ralo.

2. Aplicar água fervente com outros produtos

Para potencializar o efeito da água fervente, você pode utilizá-la em conjunto com outros produtos na hora de buscar formas de como desentupir encanamento.

Por exemplo, é possível utilizar duas colheres de fermento em pó na tubulação antes de jogar a água quente. O objetivo é que essa solução desprenda a gordura que possa estar grudada nas paredes de seu encanamento. Outra alternativa é inserir detergente neutro no cano e, depois, a água fervente.

3. Para casos simples, utilizar um desentupidor

Em boa parte dos casos, não precisamos “reinventar a roda”. Alternativas tradicionais, como o conhecido desentupidor, podem resolver o problema em situações mais simples.

No caso do desentupidor manual tipo bomba, vede o ralo da pia com a borracha do instrumento, fazendo o bombeamento até causar o desentupimento. Já para o uso do desentupidor com mola, que é ainda mais prático, basta inseri-lo no cano em questão, girar a manivela e aguardar o desentupimento.

E se não houver resultado com essas formas de como desentupir encanamento?

Se essas técnicas não apresentarem resultados, não hesite em buscar o apoio de uma empresa desentupidora especializada, possivelmente o problema de seu encanamento é mais complexo e a obstrução mais profunda, demandando uma solução diferenciada. Esse tipo de parceiro consegue detectar com precisão as causas do problema e aplicar a metodologia correta e eficaz para resolvê-lo sem gerar mais inconvenientes em seu estabelecimento.

Além disso, adotar um comportamento preventivo também irá ajudá-lo a evitar uma maior recorrência desse tipo de problema. Aplicar biorremediadores periodicamente, por exemplo, é uma ação inteligente que ajuda a manter o bom funcionamento de seu encanamento, de modo bastante seguro, eficaz e prático. Saiba, que optar produtos biodegradáveis é a melhor escolha e que existem muitas vantagens.

E então, ficou mais fácil agora saber como desentupir encanamento de modo prático? Para continuar aprendendo sobre o tema, confira o conteúdo que preparamos sobre outro problema recorrente nas empresas: o entupimento da caixa de gordura.

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Deixe uma resposta