Descubra como desentupir cano de esgoto do seu estabelecimento

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Um caso de entupimento pode comprometer as operações e o atendimento de um estabelecimento comercial. Por isso, é fundamental que se tenha noções básicas sobre como desentupir cano de esgoto e como evitar essas indesejáveis obstruções.

De modo geral, o entupimento acontece em função do acúmulo de detritos nos canos, o que acarreta a interrupção da vazão natural da água pela tubulação. Em empresas como restaurantes, por exemplo, o acúmulo de gordura e de restos de comida é um dos principais fatores que estimulam o problema.

Sujeira, mau cheiro, atrasos no trabalho e até mesmo a interdição do local estão entre os possíveis transtornos gerados por um caso de entupimento.

Para evitar situações mais críticas, confira nossas dicas a seguir!

Como evitar o entupimento de canos de esgoto?

Entre as boas práticas para evitar que o entupimento se torne frequente em seu estabelecimento, estão:

  • Descartar corretamente o óleo de cozinha: ainda hoje, muitas pessoas têm o costume de descartar óleo pelo ralo. Além de essa ação comprometer o meio ambiente, ela estimula a obstrução dos canos, visto que o óleo esfria e cria uma crosta na parede do encanamento, o que impossibilita o escoamento correto nos canos e compromete a caixa de gordura.
  • Não jogar nenhum objeto pelo encanamento: objetos sólidos, como embalagens e restos de alimentos, podem comprometer o funcionamento de pias, ralos, sanitários e dos canos de seu estabelecimento.
  • Utilizar água quente: como auxílio preventivo, a cada 15 dias jogar um pouco de água fervente nos canos pode ajudar a derreter pequenas quantidades de gorduras acumuladas.
  • Aplicar biorremediador: como veremos a seguir, biorremediadores podem ser aplicados de modo preventivo para evitar situações de entupimento.

5 dicas de como desentupir cano de esgoto

Se a obstrução do cano não for severa, você pode avaliar a aplicação das dicas a seguir:

1. Primeiramente, não utilize más práticas

Na dúvida sobre como desentupir cano de esgoto, evite utilizar receitas questionáveis, que possam comprometer sua tubulação. Por exemplo, não utilize cabos de vassoura, barras de ferro ou objetos que apresentem risco de rachar ou quebrar o cano.

Ainda, evite aplicar muitos produtos químicos no interior da tubulação – lembre-se de que o que é jogado no sistema de esgoto acaba indo parar na estação de tratamento, e alguns elementos podem comprometer a qualidade da água e gerar danos aos canos do seu estabelecimento, além de não oferecer segurança para sua saúde. E isso inclui a soda cáustica que, se manuseada sem os devidos cuidados, pode causar queimaduras e, ainda, piorar o caso do entupimento.

2. Utilize bicarbonato de sódio e vinagre

Uma combinação que não apresenta riscos na hora de avaliar como desentupir cano de esgoto é a formada pelo bicarbonato e pelo vinagre. Essa mistura tem grande potencial efervescente, favorecendo que as placas de gordura se soltem dos canos.

Para utilizá-la, basta aplicar duas colheres de bicarbonato de sódio no cano, seguidas do vinagre. Quando iniciar a efervescência, cubra o cano com um pano quente e aguarde por cerca de 25 minutos. Depois, jogue água fervente para finalizar o processo.

3. Aplique detergente

Pode ocorrer de a pia do estabelecimento estar seca e sem água no cano. Nesse caso, jogar um pouco de detergente e, após alguns minutos, água quente, pode ajudar a quebrar as partículas de gordura e empurrar a obstrução.

4. Jogue jatos de água

Aplicar jatos de água com mangueira pode ajudar os agentes obstrutores a saírem por meio da pressão gerada. Além de ajudar a desentupir, essa ação pode limpar o encanamento a fim de evitar futuros entupimentos.

5. Aplique um biorremediador

Uma das opções mais seguras, sustentáveis e práticas é o uso dos chamados biorremediadores – como o Fossa Trat. O produto, por meio da ação bacteriana natural, decompõe os resíduos que possam causar obstrução e os transformam em efluente benigno.

De aplicação muito fácil, ele deve ser utilizado de forma preventiva, garantindo o bom funcionamento de pias, fossas, vasos sanitários, caixas de gorduras e canos de seu estabelecimento, com o adicional de ajudar, também, a evitar o mau cheiro e infestações de insetos.

E então, ficou mais claro para você como desentupir cano de esgoto? Ficou com alguma dúvida sobre a atuação dos biorremediadores? Deixe sua mensagem nos comentários.

Fossa Trat solução bio sustentável

Equipe Fossa Trat, especialistas em soluções Bio-Sustentáveis e em como acabar com seus problemas de entupimento e mau cheiro!

Este post tem 2 comentários

  1. Ridailton Santos

    Bom dia onde eu posso encontrar esse biorremediador?

Deixe uma resposta