Vaso sanitário: aprenda a fazer uma limpeza rápida e eficaz

Fossatrat
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Nada melhor do que a sensação de finalizar a faxina e sentir que tudo está limpo, não é mesmo? Quando tudo está em ordem e organizado, os ambientes ficam mais aconchegantes e passam uma ótima sensação de que tudo está higienizado. Até o cheiro do ambiente muda!

No caso da limpeza do banheiro, é preciso prestar uma atenção maior por se tratar de uma área propícia a acumular muitas sujeiras e bactérias. Especialmente quanto ao vaso sanitário, que é uma parte do banheiro que necessita sempre de uma limpeza adequada para remover tudo isso.

Além disso, a limpeza do vaso previne odores desagradáveis que podem surgir. Você pode vedar seu vaso sanitário para ajudar a combater o odor, mas se a limpeza correta não for realizada, toda a sujeira pode acabar ficando impregnada no vaso e não sair com facilidade depois.

O mais recomendado é que seja feita uma limpeza adequada com produtos de limpeza para banheiro para que o vaso sempre fique livre de quaisquer sujeiras que trazem muitas bactérias e insetos para o ambiente. Com a limpeza apropriada, seu banheiro fica sempre limpo e com uma higienização satisfatória.

Limpeza Diária x Limpeza Semanal

Produtos banheiro limpeza coloridos

Para que seu vaso sanitário e seu banheiro permaneçam sempre limpos e higienizados, a recomendação é fazer uma limpeza rápida e básica todos os dias e uma mais profunda uma vez em um dia da semana.

A limpeza diária é recomendada para não deixar com que manchas e outras sujeiras se prendam na privada. Além disso, evita que a peça fique com aspecto amarelado. Já a limpeza pesada serve para sujeiras mais difíceis de alcançar e remover.

Esse é o modelo ideal para que haja uma maior higienização do banheiro e de toda a casa. Não demora nem 5 minutos e garante que todas as bactérias sejam eliminadas da região.

Limpeza Diária:

Limpeza de banheiro imagem

Para a limpeza diária, você precisa apenas de sabão, luvas, escova de vaso sanitário e um pano umedecido com álcool. Em poucos passos você já tem seu vaso sanitário higienizado e livre de mal odores e bactérias, veja como:

  1. Comece a limpeza jogando um pouco de sabão na parte interna do vaso e esfregue com a escova de vaso sanitário. Quando tiver bastante espuma e removidas quaisquer sujeiras presentes no vaso, você pode dar a descarga;
  1. Passe um pano umedecido com álcool etílico 70° sobre a tampa e o assento sanitário para que você consiga remover todos os microorganismos e bactérias que possam estar ali;
  1. Se preferir, você pode finalizar jogando desinfetante dentro do vaso e colocar pastilhas sanitárias para controlar o odor até a próxima limpeza.

Limpeza Semanal:

Limpeza com produto e pano

Já quando a limpeza a ser feita é mais intensa, é necessário um tempo e uma intensidade maior na higienização do vaso sanitário. Você necessitará de sabão, luvas, água sanitária, escova de vaso sanitário e uma bucha.

  1. Coloque as luvas e vá jogando a água sanitária com o sabão na parte interna do vaso. Aguarde um momento para que os produtos consigam te auxiliar na remoção de sujeiras e manchas mais pesadas.
  1. A água sanitária possui um cheiro muito forte e se você sentir necessidade, deve usar uma máscara descartável para se proteger. Enquanto os produtos estão agindo na parte interna do vaso, você pode ir esfregando a tampa e a parte externa com a bucha e sabão.
  1. Depois de limpar a parte externa, com a escova apropriada, esfregue a privada. Tente usar força aqui para ajudar a manter a peça o mais limpa possível. Mas se você perceber que não surte efeito, é melhor usar um removedor químico. Em seguida, dê a descarga e enxágue todo o vaso sanitário.
  1. Você também pode adicionar desinfetante e pastilhas sanitárias após terminar a lavagem. Em seguida, pode continuar a limpar as outras partes do banheiro normalmente.

Dependendo dos cuidados que você tiver em sua casa, é possível que a frequência das limpezas seja variada, no entanto, essas são as mais indicadas para manter tudo muito limpinho.

Além disso, é necessário se manter atento aos odores do banheiro, uma vez que, se mesmo seguindo a rotina de limpeza ainda existir um cheiro ruim, é necessário consultar o porquê dessa situação para conseguir um controle. Temos um post explicando como eliminar o cheiro ruim no banheiro, não deixe de conferir!

Contando com um auxílio maior…

Buchas e panos para limpar banheiro

Existem casos em que nem mesmo a mais pesada das limpezas consegue remover as manchas impregnadas. É comum encontrar manchas assim quando você se muda para uma residência em que o morador anterior não tenha seguido os cuidados de higienização adequados.

O mais indicado para esses casos, é que você busque adquirir um produto especializado em remoção. Assim, você poupa um desgaste desnecessário fazendo força tentando remover as manchas.

Existem também algumas dicas caseiras, como usar bicarbonato com vinagre, limpa alumínio ou tira limo que podem te ajudar grandemente no processo de limpeza, no entanto, esse tipo de “truque” pode danificar as tubulações ou o porcelanato do vaso.

Se você gostou deste post não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e amigas para que todos consigam uma limpeza adequada em seus banheiros e vasos sanitários. Aproveite e leia nosso post sobre como desentupir um vaso sanitário, fizemos um guia completo. Obrigado e até a próxima!

Deixe uma resposta